meyer

O almirante da reserva da USN Wayne E. Meyer, também conhecido como o “pai do sistema Aegis”, faleceu neste terça-feira, 2 de setembro aos 83 anos de idade no hospital central de Washington.

Meyer coordenou a equipe de profissionais que na década de 1970 concebeu o sistema de defesa aérea conhecido com “Aegis”, uma combinação de poderosos radares 3D integrados a sistemas de mísseis para defesa de grandes unidades de superfície. Desde então o sistema sofreu diversas melhorias, sendo atualmente capaz de rastrear e abater mísseis balísticos e satélites em órbitas baixas.

Wayne E. Meyer nasceu em 1926, no estado de Missouri. Entrou para a reserva da marinha dos EUA em 1943. Formou-se em engenharia na Universidade do Kansas e, posteriormente, foi designado para a frota de superfície. Meyer também realizou outros cursos ao longo de sua carreira, sempre orientados para a área de mísseis e sistemas de armas. No MIT (Massachusetts Institute of Technology) adquiriu seu título de mestre.

Sua carreira foi dedicada à mudança da mentalidade da USN, passando de uma força de superfície embasada por canhões de grosso calibre para uma marinha dedicada aos mísseis guiados. Meyer envolveu-se em praticamente todos os projetos de mísseis da USN, desde os primórdios dos programas Terrier e Talos até o Standard.

Depois de promovido ao posto de contra-almirante (merecidamente por tudo que fez pela Marinha dos EUA), Meyer passou para a reserva em 1985 e iniciou sua carreira de consultor, mas sempre próximo de sua criação. Quase todas as cerimônias de incorporação de navios com sistemas Aegis, Meyer esteve presente.

Em 2006 o então secretário da Marinha Donald Winter anunciou que o contratorpedeiro DDG 108 (classe Arleigh Burke) seria batizado com o nome “Wayne E. Meyer.” Gozando de uma saúde decadente, Meyer compareceu à cerimônia de batismo do DDG 108 em 18 de outubro de 2008. O USS Meyer deverá ser comissionado no próximo dia 10 de outubro.

FOTOUSS  Wayne E. Meyer – DDG 108

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Eduardo

Morrer por cumprir suas ordens (dever do militar) e por proteger seus companheiros de armas não é heroismo? (Lógico que se deve analizar a situação da morte).

Então oque é heroismo e amor a patria??? E sim eles amam sua patria, e muito caso contrario não dariam demonstrações tão belas aos seus soldados. Esqueceu do Vietnã e o desprezo que sofream os soldados ao voltarem para casa?

Igo

Meus pêsames a família.

Baschera

Calma pessoal, o Poggio já corrigiu “Wayne E. Meyer nasceu em 1926, no estado de Montana”…

Poggio, não esquenta…..desculpe a brincadeira, foi só para desanuviar o stresse…… aliás, pesado neste últimos dias.

Sds.

Cor Tau

Francisco AMX em 01 set, 2009 às 23:03 “Obrigado Cor Tau, entendi! gostei da Musica! me diz uma coisa este menino bonitinho e simpático que aparece no teu avatar é um filhote? tenho um de 2,5 anos e uma menina de sete!Abraço! poeta do blog!” Francisco AMX muito obrigado mesmo viu……….O menino bonitinho e simpático da foto sou eu mesmo….Quando criança….rsrsrsrs…Hoje eu tenho 26 anos e ainda não tenho filhos…..Por enquanto…. “Abraço! poeta do blog!” Quem me dera ser poeta para poder colocar em verso o sentimento de uma grande amizade…Os amigos ocupam grande espaço do meu ser…Não escolhi meus… Read more »

Bosco

Hehehehe!!!!

Francisco AMX

Ele morreu com 713 anos e não 83! 🙂

Baschera

Francisco,

“Quase a idade do Yoda ele ter”…..rssssss.

Sds.

Lucas André

Wayne E. Meyer nasceu em 1296 ?

(risos)

Cor Tau

A vantagem estratégica desenvolvida por bons guerreiros é como o movimento de uma pedra redonda rolando por uma montanha de 300 metros de altura….A força necessária é insignificante…..O resultado….Espetacular………….

Marcelo Martins

Graças a homens como Wayne E. Meyer, Hyman Rickover e tantos outros é que a marinha dos Estados Unidos é o que é hoje. O batismo de um Burke como o nome dele é merecido!

Marcelo Tadeu

Carlos Eduardo,

Tirando as tropas das SS Alemães, me diga com qual exército os EUa lutaram em pé de igualdade até hoje? Ninguém, só guerrilheiros e mesmo assim levaram muitas surras por ai: Somália, Libano, Vietnam…

O Desembarque do Dia D, aquilo sim, foi pra macho!!! Quando abria as portas dos lanchões de desembarque caia uns 30 e eles continuavam a avançar. Aqueles foram heróis!!!!

Hoje o pessoal luta pra conseguir o visto permanente nos EUA.

Como dizia meu avô: “Conversa pra boi dormir”

Coral Sea

Mais uma correção:

Ele nasceu no Estado do Missouri, e não em Montana.
Detalhe sem importância

Carlos Eduardo

Olha pessoal, já vi gente aqui discutindo se nossos novos sub deveriam ter nomes de herois nacionais ou de estrangeiros que ajudaram a marinha. Para mim é uma questão que nem deveria ser discutida. Olha, não sou fâ dos EUA, mas uma coisa que admiro muito e respeito muito neles é o seu censo patriotico e de honra aos seus herois. Coisa que falta muito por aqui! Abaixo vai uns links de videaos que mostram bem a devoção aos seus herois! – Homenagem aos herois. – Enterro do Cpl Nick Roush, morto em um comboio no Afeganistão http://www.youtube.com/watch?v=iAz6HgS1rk8&feature=related Isso que… Read more »

McNamara

Pois é, se a moda pega, o primeiro sub Scorpéne brasileiro, vai ter o nome da mãe do PAC. Que desespero…

Marcelo Tadeu

Carlos Eduardo, Por favor!!! Amor à patria matando inocentes em um lugar que eles nem sabem achar no mapa!! Leia a História do Correio Aéreo Nacional, leia sobre o trabalho dos médicos, enfermeiros e dentistas da Marinha e da FAB na Amazônia, leia a história da FAB e da Marinha de Guerra e mercante durante a Segunda Guerra Mundial. Você vai ver quem são verdadeiros heróis e o que é amor à Patria que nem sabe que eles existem, só quando vamos construir submarinos e comprar aviões. Lutar com UCAV e OVN contra guerrilheiros lá no Afeganistão é mole!!! Visite… Read more »

Bosco

Foi iniciada a produção do Standard SM-6 que irá revolucionar a defesa aérea. Ele estará operacional em 2011 na USNavy.