Nenhum canal de TV aberta (com exceção da TV Brasil) transmitiu o desfile militar em Brasília na íntegra, nem a TV Cultura. No momento do desfile, canais passavam desenhos animados, programas de variedades e religiosos. Os flashes dos desfiles pelo país tiveram pouco destaque. Um programa colocou pessoas para tentarem cantar o hino nacional ao vivo, oferecendo dinheiro para quem acertasse a letra.

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
André

O quadro pintado nesse post já vem de algum tempo e é lamentável. Sinal dos tempos! No mais, concordo em gênero, número e grau com a sua primeira postagem Callia.

Esdras

Realmente observei isso, e achei ridiculo mesmo!!!

Colt

Como disseram acima, TV é concessão.
Sem querer ser impositivo como o Chapolin mas acredito que elas deveriam ter a obrigação de transmitir o desfile nacional pelo menos.
Senão todas ao mesmo tempo, pelo menos as redes nacionais deveriam se revezar, cada uma transmitindo na íntegra o desfile de Brasília por inteiro a cada ano! No Estado de São Paulo a Cultura transmitia o de São Paulo.
[]s

Antonio M

Não adianta obrigar as emissoras a transmitir. Só o fazem com o horário eleitoral por causa que a lei obriga e ainda recebem dinheiro público como pagamento, via renúncia fiscal.

Essa obrigação terá o mesmo resultado como era o de “cantar” o hino nacional na escola. Mera “obrigação protocolar” de crianças que pronunciavam palavras que nunca lhe foram explicadas o siginificado e que hoje nem mesmo capaz de repeti-la mecanicamente conseguem.

Se educar, não será preciso obrigar.

Gustavo

Mal acabou o desfile militar e o lula, já tava indo embora, nem para prestigiar a esquadrilha da fumaça. Trouxeram a esquadrilha francesa, mas ela só deu um rasante com as cores da bandera francesa, pô, que apresentação é essa? Moro perto de onde foi o desfile, foi melhor eu ver da minha janela a apresentação dos aviões do que pela tv, vi muito bem os rasantes da esquadrilha da fumaça assim como os demais aviões, pois estava a 100 metros de onde os aviões passam, e fora os comentários ridículos da tv brasil, a imagem é uma porcaria, pra… Read more »

Gustavo

O cara da tv brasil tava mais preocupado com o mascote da escola militar do que o desfile em si, acho que o filho(a) dele deve ter puxado a ovelha, eles tiraram da apresentação dos soldados franceses para mostrar a bendita ovelha da escola militar do rio de janeiro, cara muito sem noção!!!

apvieira

A TV Educativa do Paraná mostrou na íntegra o desfile de 7 de setembro em Curitiba. E ainda o reprisou depois, por volta das 15 horas. Entendo que esta é uma missão das TVs educativas. As emissoras comerciais, infelizmente, não abrem mesmo mão da sua programação, tendo em vista seus anunciantes.

Dell72

é só a tv brasil passou.. mas o comentarista ficou devendo
chamou um Hercules de “Sucatão” confundindo com o antigo
avião presidencial e o leopard de un dos mais modernos “tanques”

carlos

os militares fizeram a burrada de acabar com a monarquia e desfilam como se eles fossem responsáveis pela independência do brasil, no máximo criaram esta republiqueta.

kaliban

Sou um entusiasta de assuntos militares ha anos e adoraria, por exemplo, ver o desfile de navios no RJ.

Mas entendo perfeitamente o desinteresse da populacao pelos militares, causado por erros que esses mesmos cometeram no passado ao interferir na vida politica do país.

Isso nao tem nada à ver com falta de patriotismo e, espero, ao longo das gerações mude gradualmente.

Marcelo Ostra

Meu

E aonde houve desinteresse do publico ???

Houve desinteresse dos desfiles em si, mas o povo foi pra ver e se decepcionou com o que faltou (militar) ou alguem vai pra ver associação de bairro desfilar …

Rsss
Abs
Mod MO

Estranho

Tv Brasil estava bem perdida na Transmissão e foi bem ruim a filmagem da esquadrilha da fumaça.

Aqui em Porto Alegre passou o desfile de Porto Alegre na TVCOM (canal 36 uhf)do grupo RBS afiliada a Rede Globo com flashes de Brasília e Santa Maria-RS.
Tinha mais veículos e carros blindados do que no de Brasília.

Sobre o respeito de transmissão desse dia, existe uma parte do hino riograndense que todos no país deveriam levar em consideração.

Mas não basta pra ser livre
Ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo

Renato Prates

Despulpem a sinceridade e a exaltação mas isso é uma vergonha,, uma palhaçada onde parece que só se acontece no Brasil. NO ORKUT tem uma comunidade com o seguinte nome “PATRIOTISMO de COPA do MUNDO” e,, alguém ousa ser contra essa afirmação ?

Virtualxi

O povo que vota massissamente em um cara como o Mula, realmente não assiste a desfiles comemorativos ao dia da indenpendência.

Infelizmente é a realidade no páis do Mulalá e os quarenta ladrões.

Com certeza a massa não pensante e dominadora deste país, não perde um dia sequer o capítulo de sua novela, optando em ser dominado ao ser um dominador de opinião.

Pobre Brasil, pobre país sem pátria, sem defesa, sem forças armadas, sem noção, sem governo.

Pobre de nós brasileiros pensantes.

Mauro Lima

Vivemos numa guerra civil dissimulada, numa ditadura branda, onde infelizmente o povo não tem o devido apoio das forças armadas como deveria, não porque esta não queira, mas porque não tem condições mesmo!

O fato é que o povo não vê as forças armadas como algo realmente necessário e pelo qual valha à pena lutar, já que hoje, num momento que realmente precisamos delas na sociedade, elas não se manifestam!

Atualmente são vistas apenas como um bom cabide de empregos públicos, para quem gosta de fazer concursos!

Infelizmente é isso!

Generalizando, é claro!

Um abraço à todos!

RdoCosta

Concordo em parte com o que disse o Washington em 07 Set, 2009 às 21:54, o que precisamos ver tambem é que não se ensina nas nossas escolas o sentido de brasilidade, de orgulho a patria nos nossos colégios. sou do tempo em que toda manhã hastiavamos a bandeira e cantava-mos o hino nacional ao entrar na escola.
Quanto ao fato das emissoras de tv não dar o destaque merecido aos festejos da Patria já era de se esperar. Elas preferem transmitir Ana Maria Praga, Ana Hiquiman (assim mermo) e sua trupe.

Muhamm

Ridiculo a tv brasileira! Depois reclamam da falta de patriotismo. Para muitos ser braseiro é gostarde novelam assistir JN e torcer para a seleção…”bem amigos da rede glo…”

Bel Salles

Ano passado estava com meu marido em Brasília, pois ele foi transferido para SGM e nós fizemos questão de ir a Esplanada assistir o desfile. E este ano, de volta ao Rio, nós procuramos na TV algo que passasse pelo menos uma parte do desfile, mas não encontramos nada. Percebemos que o próprio povo desvaloriza o nosso Brasil. O desfile, mesmo que para poucos signifique alguma coisa, é algo muito bonito de se ver. A sensação de assistir a um desfile é único e espero ter a oportunidade de levar os meus filhos para assistir também. Apesar de todos os… Read more »

Supertucano

Lembro que em uma competição escolar,o hino nacional foi executado, e observei que alguns sentiam vergonha de canta-lo; outros faziam pior riam daqueles que com respeito acompanhavam.

mas…

Ano que vem o patriotismo vingara!
em propagandas de cerveja de bancos rumo ao hexa!!!

abraço.

euclebio batista de oliveira

foi uma quetao ipocrita tratada pela tv brasileira,triste

GUPPY

Fui ao Espaço Cultural da Marinha e o S22-Riachuelo estava fechado para visitação. Um absurdo! Tinha gente demais para ver a Caravela. Também o Bauru nem estava lá. Da barca, dava para vê-lo no AMRJ em reparos.

Marino

A bem da verdade, eu nunca consegui assistir a um desfile militar na íntegra pela televisão, a cada ano, a transmissão ficava menor, e eu, tenho 55 anos.
De muitos anos para cá, poucas mudanças ocorreram quanto à incorporação de novos meios.
Espero num futuro próximo, voltar a assistir paradas com novos meios.

Carlos Eduardo

E muitos ainda me criticam quando falo sobre a falta de patriotismo da maioria brasileira.

Bem, não tenho mais nada a dizer!

Danilo José

Acho que um pouco de civismo e amor á patria não fazem mau a ninguém, afinal todos nós somos brasileiros, parece que estamos deixando o amor a patria para trás, e ainda querem um brasil forte e soberano se seu povo tem vergonha de seu país essa não é uma atitude de um povo forte e soberano.

Primeiro amar a Deus, Depois a patria e depois o próximo.

Sds.

Feliz dia da independência ! 7 de Setembro de 2009.

Washington

Assisti ao vivo, pela primeira vez, o desfile no Eixo Monumental em Brasília. Gostei muito, mas, não é difícil entender o desinteresse pela cobertura do evento. A dinâmica é muito ruim, existem lacunas muito grandes entre uma participação e outra, as unidades destacadas para o desfile são poucas e a atenção aos detalhes deixa a desejar. Durante o desfile lembrei-me das imagens que assisti pela TV, quando criança, dos desfiles na Praça Vermelha (sem nenhuma conotação político/ideológica), lembrei que eram desfiles que impressionavam pelo número de pessoas e pelos detalhes. Com relação as pessoas que assistiam ao desfile, confesso que… Read more »

fullcrum

Bom, se serve de consolo levaram pra Brasília um Leo-1a5 e fiquei feliz por vê-lo. No geral até tropa a pé foi reduzida e o daqui de Belo Horizonte é duro e curto, quase num tem blindados(geralmente a dupla Urutu e Cascavel).

Jacubão

E isso ainda não é tudo. Fiz patrulhas fluviais no rio JAVARI que faz fronteira com o PERU e do lado peruano tinha uma bandeira em cada vilarejo por menor que seja e do lado brasileiro, ABSOLUTAMENTE NADA.
Como diz o jornalista BÓRIS CASOY, “ISSO É UMA VERGONHA”.

RADAR

É JACUBÃO, TÁ FALTANDO AMOR À PÁTRIA, QUEM REALMENTE JURA A BANDEIRA DE CORAÇÃO ENTENDE ESSE VALOR….

Henrique Sousa

Brasil, mostra a tua cara.

RADAR

kaliban… Acredito que vc esteja um pouco equivocado, pois os “erros” dos militares no passado não chegam nem perto do que está acontecendo hoje, e sempre que militares estiveram no poder não foi por imposição, e sim por aprovação de cúpulas de governos anteriores (desde o pós-império) preocupados com seus bens civis, e de iminetes crises de estado, sendo estagnadas pelos militares…isso é historia pesquisada, e não história hipócrita ensinada nas escolas da “pós-ditadura”, ainda não ví nenhum governo perfeito. Porém este não é o foco pricipal, referente aos desfiles, pergunto aos senhores…. mostrar o que das nossas FFAA??? está… Read more »

Callia

Aprende-se nas escolas que a guerra do paraguai foi um erro que absolutamente tudo feito durante a ditadura foi uma porcaria , aí as forças armadas debandam do poder numa retirada mais vergonhosa que a retirada da laguna , todos os dias vemos nossos representantes corruptos fazendo a festa.esse é o pais do futebol…ensinam nas escolas a odiarmos o Brasil , o que vocês querem desse povo?Cidadania se constroi , ela não emana do incosciente coletivo.è obvio que ninguém sabe cantar o hino..ser patriota é ser imbecil , so o futebol a iconodivinisação de idolos individuais semi analfabetos ou completamente… Read more »

Joaca

Eu procurei o desfile, foi triste. que pátria temos?
At
Joaca

Invinceble

No mínimo vergonhoso… Um país que não valoriza a sua memória… Aposto que se fosse uma micareta ou festa sei lá do que… As redes de TV iriam transmitir. As redes de TV estão prestando um serviço contra a nação. O desfile de 7 de setembro nada tem a ver com os políticos ou com os militares. Esse desfile é de cada brasileiro, ele representa a memória de um país e a união que forma a nação brasileira. Não devemos esquecer o porque somos brasileiros. Nossa história é nossa herança. É uma pena que nossos meios de comunicação não estão… Read more »

Ricardo

Cadê o desfile aereo em SP ? Não vi nada passar aqui hj… e olha que o trafico dos três aeroportos de SP passam sobre minha casa 🙂

So vi dois Helicópteros da Policia a manhã toda…

Callia

Ano passado desfilei em Manaus …esse ano nem consigo vê-lo na TV…que decepção.

Antonio M

Antes do desfile, as pessoas precisam saber porque cantam o hino ou melhor, terem motivos para isso. Tanto falam bem de de Lula agora mas, sua turma foia uma das responsáveis por esse quadro, com as pedagogias lebertadoras e teológicas da salvação, anti-militar e etc. Talvez cantem se ganhaream bolsa-qualquer coisa para isso. Mas, os próprios militares tem culpa nisso ao permitirem que na ditadura o ensino público fosse por água abaixo. Perguntem para quem estava na escola pública antes de 1964. Hoje em dia a indústria bem como as forças militares sentem a falta que faz pessoaa com melhor… Read more »

Leigo

É triste ver que uma data importante como esta, foi tratada de forma displicente pela mídia.

É impressionante como buscam o enfraquecimento das instituições militares.

blue&blanc&rouge

debout! les damnés de la terre…

eu

As redes de TV aberta ainda não perceberam que utilizam uma CONCESSÃO, ou seja, utilizam um BEM COMUM, que no caso são as limitadas faixas de frequencia do espectro eletromagnetico e que pertencem à sociedade BRASILEIRA. Se essas CONCESSIONÁRIAS ainda acreditam que podem USURPAR um bem público e não devolver nada à sociedade acho que está na hora de aprenderem.

Leandro Mello

Bem felizmente aqui no Rio passou no Canal 2 TV Brasil.

Jc

Com o mulla no palanque, prefiro ver pica pau.

joel robinson

O Pior é ver prédios das instituições federais estaduais e municipais tipo: delegacias de trabalho, foruns etc e etc sem a Bandeira do Brasil, ao menos na semana da Pátria… Aqui em Novo Hamburgo,RS a Bandeira do Brasil que colocaram no mastro em frenta a Caixa Federal estava podre, desbotada e rasgada… É uma vergonha… Depois fazem a maior onda por que a Vanusa cantou um Hino da Patria que ninguem sdabe de cor…Mas EU SEI…
Joel Robinson
Novo Hamburgo, RS