Brasileiro é reeleito como Presidente da Comissão de Limites da Plataforma Continental

0

O Capitão-de-Fragata (RM1) Alexandre T. Medeiros de Albuquerque Tagore, atual Assessor para Assuntos relativos ao Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira (LEPLAC), na Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), foi reeleito por aclamação, no último dia 31 de agosto, para o cargo de Presidente (Chairman) da Comissão de Limites da Plataforma Continental da Organização das Nações Unidas (ONU), na sede da ONU, em Nova Iorque (EUA).

Serão mais dois anos e meio de mandato, dirigindo um orgão criado por força das disposições da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM).

Aluno da Escola Naval, da turma de 1964, o Comandante Tagore entrou na reserva da Marinha do Brasil em 1989. No mesmo ano, na qualidade de servidor civil da União, passou a ser funcionário da DHN, onde exerce até hoje a função de Assessor para o LEPLAC.

Em 1988, integrou a Delegação brasileira nas reuniões da Comissão Preparatória para a implementação da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos e do Tribunal Internacional do Direito do Mar, nos EUA e na Jamaica. De 1991 à 1993, foi convidado pelas Nações Unidas para compor o grupo de peritos, que analisou os critérios para o estabelecimento do limite exterior da plataforma continental dos Estados costeiros.

FONTE: MB

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments