O diretor de Transporte Marítimo da Petrobras Transporte S.A – Transpetro, Agenor Junqueira, explicou, em coletiva realizada no dia 10 de setembro (quinta-feira), no Recife, Pernambuco, como será a cerimônia de batimento de quilha do primeiro navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef). A cerimônia, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva será realizada no dia 11 de setembro (sexta-feira), no estaleiro Atlântico Sul, em Ipojuca, Pernambuco.

Segundo a agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele ainda irá à inauguração do cais numero 5, realizará o batimento da quilha, visitará o estaleiro , participará de cerimônias com autoridades e fará uma vista à uma biofábrica de cana.

A solenidade possui forte significação na indústria naval. Quando os navios eram feitos artesanalmente, a quilha era a espinha dorsal e simbolizava o início da construção do barco. Hoje, o batimento de quilha simboliza o assentamento do primeiro bloco já pronto.

Junqueira lembrou a cerimônia de corte de aço do navio, realizada em setembro do ano passado, que também contou com a presença do presidente Lula. Dia 11/09 será a instalação do primeiro bloco no dique seco, formando a edificação completa do navio. Uma ação positiva é que o bloco já vai pronto, todo equipado, basta apenas unir as partes para construção total do navio, que vai incorporar a frota da Transpetro no primeiro semestre de 2010.

De acordo com Junqueira, esse projeto tem um grande significado socioeconômico, não só para o Estado, mas também para o país. “São nove mil empregos diretos, sendo seis mil na construção do estaleiro e três mil na construção dos navios. Tudo mão de obra local”, explica.

O Promef é um dos mais importantes projetos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC e foi diretamente elaborado e executado pelo Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Essa ação criará aproximadamente 40 mil empregos diretos e 120 mil indiretos em suas duas etapas. A primeira tem a previsão da construção de 26 navios (petroleiros e gaseiros). Está previsto um investimento de US$ 2,5 bilhões. Já na segunda etapa, outros 23 navios serão construídos.

FONTE: Portal Fator

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
AlCar

Prezado Marcelo Antes de qualquer coisa, não querendo polemizar, nem fazer qualquer crítica pessoal, apenas rebater seus comentários, tal qual o atual comentário, quanto o anterior (abaixo citado), quero dizer que as críticas só devem ser feitas se fundadas em fatos, ou pelo menos indícios, sem qualquer menosprezo aos empreendimentos localizados fora do eixo Sul-Sudeste. “Marcelo Ostra em 25 Mai, 2009 às 17:13 Tarkus, Alcar Esperemos então, o aço foi cortado aonde ? em Suape ? “Para mim (opinião pessoal, não tecnica) começa no batimento de quiha, pois o aço cortdo pode ir para qualquer casco, desde que compativel as… Read more »

Marcelo Ostra

ahhhhhhhhh bateram é ???????????????????

ahhhhhhhhhhhhh tah de QUAL NAVIO ????al (Cade o nome do navio ????????), de qual classe, qual projeto ?????

imprença …

Mod MO

AlCar

Prezado Marcelo

Nesse caso, como dito, as críticas não são pessoais e desculpe por tê-lo interpretado erroneamente. Apenas, como já tinha dito em postagens anteriores, acredito que na imensidão de péssimas notícias de descompromisso com o Brasil que nos chegam cotidianamente, quando chega uma notícia assim, boa, falando de desenvolvimento, e, principalmente, geração de empregos, temos mais é que aplaudir.
De qualquer forma, reitero, a crítica não foi pessoal e… afinal de contas, como todos participantes desse blog, torcemos pelo engrandecimento de NOSSO BRASIL.

Marcelo Ostra

Que nada AlCar

Alem de Vc, o Tarkus e um ou outro, não há com quem debater isso, seus comments são sempre muito bem vindos !!!

Abs
Mod MO

AlCar

Mais algumas notícias: “Estaleiro assina contrato com Transpetro para construção de mais sete navios POSTADO ÀS 18:57 EM 11 DE Setembro DE 2009 Na cerimônia de batimento da quilha para a construção do primeiro navio do Estaleiro Atlântico Sul, na manhã desta sexta-feira (11), o presidente da empresa, Angelo Bellelis, e o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, assinaram um contrato para a construção de mais sete navios do Promef 2 – Programa de Modernização e Expansão da Frota. “Em janeiro de 2007, assinamos com a Transpetro o nosso primeiro contrato, para a construção de 10 navios petroleiros do tipo Suezmax… Read more »

Marcelo Ostra

Fala AlCar Tava sumido, fazia um certo tempo que vc não postava ! Mas acho que vc não interpretou corretamente minha critica, na qual eh referente a “Noticia refrerente ao batimento de quilha de um navio” … EU espeava ao menos (pelo menos)o nome do navio fosse divulgado por quem deu a noticia No caso, nada alem Em tempo, sou Transpetro de carteirnha, um dos maiores admradores de sua Frota e um dos maiores colecionadores de fotos dos navios da Transpetro do Brasil (Digo isso com segurança, pois são pouquissimos os com o mesmo gosto e os que conheço se… Read more »

Cabral

Se meu já saudoso pai estivesse aqui ficaria muito feliz em ver em Pernambuco um grande estaleiro, falta ainda a esperada base naval, mas já um comerço.

AlCar

Cabral
Realmente, este estaleiro é muito importante para Pernambuco. É o começo de um sonho de desenvolvimento e sucesso, ansiado por todos.