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Entre os dias 5 e 23 de outubro, o porta-aviões HMS Illustrious da Royal Navy (Marinha Real) estará participando do Exercício Joint Warrior 092, uma operação conjunta das três forças singulares britânicas. As três fotos desta primeira parte da matéria mostram o embarque dos meios aéreos, realizado no último dia 28 de setembro.

Ao todo, embarcaram oito aeronaves Harrier GR9 da Ala de Ataque Naval (Naval Strike Wing), dois Helicópteros Merlin ASW (Anti Submarine Warfare – antisubmarino) do Esquadrão 814, dois Sea King ASAC (Airborne Surveillance and Area Control – vigilância e controle de área) do Esquadrão 854 e um helicóptero Lynx.

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Além dos britânicos, forças de outras 10 nações participam do exercício, que inclui 18 embarcações de superfície, 3 submarinos e aproximadamente 50 aeronaves. A bordo do HMS Illustrious, o comandante do Grupo de Ataque de Porta-Aviões do Reino Unido (COMUKCSG – Commander UK Carrier Strike Group), Comodoro Simon Ancona, estará liderando uma Força-Tarefa composta por 9 navios de diferentes países. 

Após o Joint Warrior 092, o Illustrious deverá seguir para Liverpool, onde ocorrerá o evento de encerramento das comemorações de 100 anos da aviação naval britânica.

…outro em preparação

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Em breve, o HMS Ark Royal deverá voltar à plenitude operacional. Atualmente, este que é um dos dois porta-aviões britânicos em atividade está cumprindo uma fase de testes de mar, após um período de manutenção. Nas últimas duas semanas, a tripulação do navio vem conduzindo testes de armas, de comunicações, de motores (nos quais atingiu-se 30 nós), de segurança (Initial Sea Safety Training – ISST), operações de lançamento, transferência e recolhimento de botes, além de operações no convoo com helicópteros Lynx, Sea King e Chinook, incluindo exercícios simulados de acidente com aeronaves.

Essa fase de adestramento vem sendo realizada próxima à costa Sul das Ilhas Britânicas. Segundo a Marinha Real, todos os departamentos do navio estão testando ao máximo sua efetividade, envolvendo-se continuamente em exercícios gerais de combate a incêndios e alagamentos. Destaque para o trabalho do Depto de Operações de Guerra, que opera em regime  24/7 testando assinaturas acústicas. Ao final do ano, o navio deverá entrar na fase BOST – Basic Operational Sea Training – Treinamento Básico Operacional no Mar.

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 FONTE e FOTOS: Royal Navy

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Jotapecosta

Boa noite amigos: Olhando a foto, a torre parece mesmo inclinada, mas isso é apenas efeito da lente grande-angular da máquina que bateu a foto. Nessas imagens panorâmicas isso é comum ocorrer, pois esse tipo de lente é feito para maior abrangência do alvo. Eu não estava sabendo que a Inglaterra estava operando apenas 2 porta-aviões. Mas lembro-me de quando havia sido feito um upgrade nos Sea Harrier que foi a troca dos radares Blue Fox para os Blue Vixen, que foi a base para os radares Captor dos Eurofighter Typhoon. Já tornava possível o uso dos mísseis AIM-120, ampliando… Read more »

Norberto Pontes

hARE BABA, eu q tou bêbado ou a ilha que é inclinada??

Marcelo Tadeu

O que houve com o Invencible? Reserva?

Bruno Rocha

Oi, bem parece que esse é o tão famoso Poder Naval, hum, que legal… Aé! esqueci de comentar! 1). EFEITO DA IMAGEM Esse é o efeito da lente, essa parte apareceu torta assim porque essa foto fui tirara de uma câmera com lentes tipo “luneta”, e foi usado o zoom para bater a foto, e o que ficou no centro da foto saiu perfeito e o que saiu por fora, ficou mais torta que Jeremias depois da caninha. Além disso, essa foto deveria ter uma resolução maior, já que a parte torta está no lado de fora de apenas um… Read more »

marujo

E a Marinha do Chile não quis o cabeça de série, Invencible.

Nunão

Efeito da lente.

muscimol

eu bebi leite e a ponte esta inclinada ….a ilha esta direita! 🙂

nao pode ser efeito da lente porque o barco ao fundo esta normal;

André Castro

Eu nem bebi mas parece que a ilha esta inclinada sim !!!!!

Bruno Rocha

raiva não, inveja!

Marino

Caro Dalton.
Meu comentário foi com base em notícia publicada no Jornal A Tribuna, de Santos, na coluna Porto e Mar (hoje extinta), onde anunciava os novos planos do Almirantado Britânico, pela extinção da Força Aeronaval.
Os comentários a respeito do Illustrius batem com o que eu li à época, quanto ao Ark Royal, devo ter confundido, início de construção com retomada, o fato, é que não fosse aquela guerra, hoje não haveria nenhum PA na RN.

Baschera

Acho estes H. GR9 lindões. Alguém sabe inde encontrar um modelo de montar deles ??

Sds.

Renato

o que foi feito do Invencible?

Invincible

Perece que ele foi para a reserva em 2005 e ficará lá até 2010.

Quem sabe o Chile não compra!!!

Se bem que acho um navio um pouco cara para o Chile manter. Afinal o Harrier é um avião que exige muita manutenção.

A história do Chile comprar um desses foi desmentida pelas duas marinhas.

Marino

Caro Dalton.
Um pouco antes da Guerra das Falklands/Malvinas, a Inglaterra anunciara a intenção de transferir o Invincible à Austrália e o Hermes ao Chile, durante o conflito, resolveu acabar o Ilustrious, cuja construção fora interrompida e, posteriormente ainda construiram o Ark Royal.
A Inglaterra considerara sua inimiga, a URSS, e contra a qual se dispunha a ter somente SN.
Graças aos mandatários argentinos de então, continua existindo a Força Aeronaval britanica, mantendo e evoluindo a doutrina.

Dalton

Marino… o Invincible seria rebatizado como HMAS Australia caso tivesse sido vendido à Australia. O Illustrious já estava quase pronto na epoca das Falklands, teve sim sua finalizaçao acelerada e acabou substituindo o Invincible alguns meses após o fim da guerra. Sua construçao nao havia sido interrompida. O Ark Royal já havia sido lançado à epoca das Falkands,um ano antes, portanto sua construçao nao foi iniciada depois do conflito…mas, sim, ainda levou 3 anos para ser comissionado. Mas operar apenas GR9s e em pequena quantidade, um notável feito, diante das restriçoes orçamentarias mal mantém a doutrina quanto mais evolui-la. Os… Read more »

luciano

“Me da inveja de ver um país com esse ter um porta aviões desse tamanho…”

é, um porta aviões ligeiro que só pode opera aeronaves de decolagem vertical, se eu não me engano tem 190m de comprimento e 19000 toneladas. ou seja, não é tão grande. o opalão de 267m de comprimento de 32000 toneladas de deslocamento.

luciano

P.S: apartir da palavra opalão, os 1 e o 3 “de” é na realidade tem

RJ

É impressão minha, ou os GR.7 não possui radar?
Essa é uma informação importante para os que criticam tanto o fato de o A-1 ter operado sem um até hoje.

Luan

Baschera

Eu só conheço o Dragon,mas na 1/144.Acredito que se der uma boa procurda em lojas de fora,achara algum set de conversção,de GR.7 para GR.9 nas escalas 1/72 e 1/48

abraços

Dalton

Apesar do GR9 ser um grande avanço sobre o GR7, igualmente nao possui radar e jamais possuirá, embora tecnicamente possivel, os custos envolvidos seriam muito elevados. O GR9 com suas limitaçoes terá que permanecer em serviço por mais 10 anos até que o “salvador da patria” o F35 entre em serviço ao menos em grande numero. Quanto aos 2 “porta-avioes” britanicos, espera-se que sejam substituidos por 2 porta-avioes “de verdade” mas caso haja atraso na entrega dos novos , uma real possibilidade, o HMS Illustrious, poderá ser descomissionado antes que seu sucessor HMS Queen Elizabeth entre em serviço e mesmo… Read more »

Nunão

Jotapecosta,

Só complementando seu comentário, para que recém-chegados não façam confusão: não só a RN diminuiu de três para dois o número de NAes classe Invinclible (colocando na reserva o líder da classe)como deu baixa nos Sea Harrier, sendo que agora opera a patir dos dois NAes uma força conjunta de Harriers da Força Aérea e da Aviação Naval, voltados para missões de ataque.

Dalton

Bom dia… Jotape, discordo um pouco quanto ao fato dos britanicos terem demorado para perceber a utilidade dos Harriers,ou mesmo resistindo a usa-los em porta-avioes. Já naquela época, em plena guerra fria, os britanicos estavam fazendo cortes principalmente na marinha, vide o cancelamento dos novos porta-avioes e em consequencia o cancelamento de um jato supersonico que seria operado por eles. Em suma, não é o fato dos ingleses nao apoiarem tanto a politica americana hoje, ou o descontentamento da populaçao, que alias, seja em qualquer lugar do mundo, prefere escolas e hospitais a armamentos mas a Inglaterra simplesmente nao pode… Read more »

marujo

Quem sabe o Invencible vem para a MB, que daria a ele as feições e as missões do HMS Ocean?