Gilberto Ramos

vinheta-clipping-navalA criação do Ministério da Defesa, em junho de 1999, foi uma ideia infeliz do governo Fernando Henrique Cardoso. Além dos tradicionais ministérios militares – Exército, Marinha e Aeronáutica – o Brasil dispunha do Emfa, que deveria coordenar as três forças.

Tudo funcionava muito bem, e o Emfa era ocupado em sistema de rodízio por um oficial general de quatro estrelas de cada uma das forças. Mas prevaleceu o ditado de que no Brasil nada se cria e tudo se copia.
Pronto, lá veio o Ministério da Defesa com jeitão americano, mas com ministro civil para não despertar ciúmes entre os militares. Alegar que o Emfa não tinha autoridade suficiente é argumento que não se sustenta: bastaria que, por decreto, o governo lhe atribuísse mais funções e verbas.

Juscelino Kubitschek, muito esperto, ao comprar o obsoleto porta- aviões “Minas Gerais”, numa só penada neutralizou Marinha e Aeronáutica, que ficaram discutindo quem comandaria a aviação embarcada.

Recentemente, o Ministério da Defesa adquiriu outro porta-aviões – o São Paulo – que pouco sai do cais e custa uma nota preta para ficar atracado. Por último, anunciou a compra de 36 caças e quetro submarinos, um nuclear.

A velha desculpa do reaparelhamento já não cola, haja vista as notícias de penúria absoluta nas três forças. Com a dinheirama que vamos esbanjar, poderíamos usar o Arsenal de Marinha para construir ótimos submarinos convencionais, aproveitar o casco do submarino nuclear desenvolvido pela Nuclep e que está guardado em Itaguaí, além de construir Tucanos e AMX na Embraer. Ou será que algo a mais fala mais alto?

FONTE: O DIA, via Notimp

Subscribe
Notify of
guest

55 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo

Nenhum pais decente no mundo tem ministério da marinha, do exercito aeronautica…é preciso acabar com essas jabuticabas ( jabuticaba só tem no Brasil) e achar que se esses ministérios resolveriam o problema, se o atual ministério da defesa foi mal implementado é outra história. Precisamos ser um pais moderno e ter forças armadas que tenham bons equipamentos mas que também possam garantir o almoço da tropa na segunda-feira.

FábioLeal

Assim não vai lá, tanta desinformação para quê?
Uma coisa é certa, parece que o Brasil está a entrar numa febre do ouro negro ainda antes de o óleo jorrar a bom ritmo, o que combinado com uma má organização dos projectos de defesa pode dar mau resultado.. Isso seria uma pena.
O Brasil vai crescer, mas tem de crescer devagar e crescer seguro. Vai avançar para o sub nuclear? Vai ter porta-aviões em 2025? Vai ter 100 jactos modernos? Vai ter 10 fragatas e 20 patrulhas? Vai ter dinheiro para tudo isso?
E ainda falta reforçar o exército..

Paulo Renato

Brincadeira o que esse senhor escreveu….
De onde ele tirou esse casco Nuclear guardado na Nuclep ????
Eu nunca ouvi falar nisso, até pq acho quenão tem espaço para se alocar um casco de SUB Nuclear em Itaguaí.
Deve estar guardado no arquivo morto da Adm da Nuclep.

Perder tempo paraescrever essas asneiras é dose.

Abs.

Clésio Luiz

Ao meu querido amigo Gilberto Ramos: é melhor ficar calado e deixar pensarem que você não sabe de nada, do que abrir a boca e retirar toda a dúvida…

Bozzo

que casco de sub nuclear que esta guardado em Itaguai ????? imagina uma guerra hipotética contra a Venezuela e mandar os supertucanos pra combater ?????? ou mesmo os amx ????? eu bebo, mas não fico assim não.. rsrs

COMANDANTE MELK

Carambolas, de que catacumba saiu esse senhor Gilberto Ramos???
Mandem ele de volta de onde veio…hehe.

Grato

Jonas Rafael

Cada vez mais eu me convenço de que não pode ser só ignorância. O cara pra falar tanta m…. num nível desses tem que ser mal intencionado também.

latino

aproveitar o casco do submarino nuclear desenvolvido pela Nuclep e que está guardado em Itaguaí ????

alguem confirma essa noticia ???ou e + uma perola da imprensa ??

sds

Fabio Silva

mas barbaridade, tchê se não sabes do que está falando simplesmente desista de falar….

Leo

Foi por publicar bobagens como esta que desisti de contribuir com o Blog. Lamentável. O nível caiu demais…

Esdras

kkkkkkkkkkkk, virou moda pessoas que não sabem nada so assunto falarem sobre defesa?

Caius

Isso não merece comentário.

Felipe Cps

Caraca, alguém mande o e-mail da azêmola pra gente mandar umas mensagens “delicadas” pra ela…

Sds.

PS: concordo com o cabra que o MD só veio complicar o que já era difícil…

Wellington Martins

Santo Deus…..o que a falta de pauta e a pressa de um jornalista causam de prejuizo é uma temeridade. Por favor senhores do blog, um email à redação do jornal o Dia talvez venha a calhar..

SERGIOCIN

O q existe ou existiu em Itaguaí é ou era um casco, não de submarino, mas de 1 vaso de contenção para reator nuclear. Tentava-se um desenvolvimento de um involucro para reatores de pesquisa, aqueles q aplicam-se em Universidades – como o existente na USP no campus, próximo a marginal Pinheiros – mas como tudo aconteceu na pesquisa atômica, isso ficou para depois e depois e depois. Se ainda está lá, realmente esse vaso poderia acondicionar um reator pequeno, agora viajar num Sub, são outros tempo$ e tempo$ e tempo$.
Misturaram alhos, com bugalhos!

Cássio

Ah! É parente do maestro do planalto! Certeza!

Gustavo

Depois desta bobagem, acho q não me espanto com mais nada…

Liddell Hart

Que conversa requentada!

Discutir a substituição do EMFA pelo MinDef é intempestivo e sem propósito. Está feito, e faz tempo!

Já a escolha dos Ministros é outra história.

R_Cordeiro

O lado chato da democracia!

(Lembrando para os 100% sérios que criticam brincadeiras que eu tô brincando, tá..rsrs)

Wilson Johann

Meu Deus! De onde saiu este “Gilberto Ramos”. E que texto mais “sem pé nem cabeça”. Onde é que vamos parar com tantos “entendidos” em defesa? Quando a gente pensa que já leu todas as besteiras possíveis, logo ali na frente aparece algo pior e mais estapafúrdio do que a matéria anterior. Não bastasse esse bando de jornalistas malucos, totalmente desinformados (ou é proposital?), entreguistas, tendenciosos, e sem nenhum caráter e vergonha na cara para escreverem o que escrevem, ainda temos de aturar professores, maestros, artistas plásticos… Todos querendo meter o bedelho na defesa do pais. Parece que o sr.… Read more »

Patriota

Caramba de onde saiu este palhaço? parece ser mais um destes Jânios de Quadros da vida .

KeplerK

Bafômetro no Gilberto Ramos!

Dell72

concordo como Higgins
após um topico desses sempre é bom vir alguma nota do blog
mas acho valido esse tipo de topico pois assim vemos como anda as mentes desse brasil a fora.

Ricardo

“Ou será que algo a mais fala mais alto?…” Fala mais alto o altissimo grau de desconhecimento de causa do cidadão que escreveu este arquivo… Mais Tucanos e Mais AMX , ambos aviões de ataque e não de defesa e interceptação, ou o tal dono do artigo acha que um “tucano” vai conseguir correr atraz de um jatinho executivo a 12.000m de altitude ?????? E quanto ao casco guardado, vale-me-deus é um reator que esta la, tão grande que o SUB precisa ser do tamanho do A-12 para poder usa-lo e ainda faltaria força para empurrar o motor 🙂 Ah… Read more »

Cap Gancho

Como é maravilhoso vivermos em uma Democracia !

Uns dizem poucas e boas palavras…

Outros dizem poucas e boas merd…

Mas tem alguns,que só dizem muita e mais cristalina merd…

Sr. Gilberta Ramos exige o máximo da Democracia… e dos Democratas que somos.

emerson

Um dia, já foi dito em um comentário que eu fala muita tolice (claro, que não elegantemente como fiz agora), mas esse texto é desnecessário. O sujeito confunde (ou por desinformação ou má-fé.. ou ambos) períodos históricos com inverdades. Acho que a maioria das pessoas concorda com a criação do MD mas também entende que foi implementado de modo atrapalhado, mas o que não tira o mérito de uma única estrutura administrativa para das FA´s, da padronização de equipamentos e doutrinas, da otimização de treinamento e da unificação dos sistemas de pesquisa, ensino, inteligência e de comunicação. Não tem a… Read more »

Higgins

Senhores administradores do Blog Naval:

Deixo aqui a minha sugestão, que façam vocês, sempre, notas explicativas após a publicação de qualquer matéria feita por jornalistas não especializados, reparando os erros e absurdos, feitos pelos colegas que até pouco tempo atrás, ignoravam por completo a área militar. Este tipo de atitude, inclusive, servirá para os demais jornalistas como uma referência ou baliza, haja vista, desconhecerem eles por completo o assunto em pauta (Defesa).

Att.
Higgins.

Pedro Henrique

Acho que o que estragou o MD foi o fato de terem colocado um civil (e pior, advogado). Tinha ninguém da Escola Superior de Guerra ou algum estudioso de assuntos militares pra esse cargo não??

EDurval

Pedro Henrique em 16 Out, 2009 às 12:54

Pois é Pedro, boa pergunta, não teríamos um militar isento que fizesse o trabalho do Político Civil ???

Almeida

Que me perdoem os bons jornalistas mas… é por essas e por outras que não exigem mais o diploma para exercer a profissão. Antes um ex-militar ou engenheiro sem diploma em jornalismo escrevendo sobre segurança e defesa do que um imbecil sem interesse algum no assunto com diploma.

Mengo

Caro Pedro; o MD por enquanto, deve estar sob a condução de um civil. Isso tem uma relevância política muito importante, qual seja, mudar a cultura do feudo militar, e ficar bem entendido que nas sociedades modernas o militar é um segmento profissional importante, estratégico, mas que deve ser mantido como tal, ou seja, deve estar submetido ao poder político (civil), como numa democracia. Militar deve ser treinado, valorizado e correspondido financeiramente, pois é um profissional especial e de formação cara; mas daí virarem figurinhas palacianas há uma distorção muito grande. Sendo assim, penso que ainda é muito cedo para… Read more »

Pedro Henrique

Mengo

“Sendo assim, penso que ainda é muito cedo para assumirem um ministério (Defesa)”

Não posso comentar pq não sou militar, mas pelo que vi nos comentários de outras matérias do blog, parece que todos aqui acham o mesmo, que a mentalidade dos militares ainda é arcaica e tal.

Uma coisa que mudaria isso é a participação dos militares em conflitos pelo mundo: militar e MD se formam na prática. Espero eu que esse reequipamento das forças seja pra isso. Agora só falta vir um bom reajuste dos soldos né?!

Rodrigo

Para quem pediu, o blog do digníssimo:
http://www.gilbertoramos.com.br/2009/10/e-tome-desperdicio/

Entrem lá, comentem, mas sejam educados rsrsrs 😉

Rodrigo

Vocês reclamam de pessoas que não entendem de Defesa, escrevendo sobre o assunto. Por que também não reclamam de pessoas que não entendem de Defesa resolvendo sobre o assunto ?

LBacelar

É…

O Folhetim de São Paulo está fazendo escola pelo jeito

marujo

O submarino nuclear guardado em Itaguaí ainda não foi comissionado por causa dos frequentes contigenciamentos de recursos orçamentários da Marinha. Era um projeto ultra secreto da MB, que agora veio à luz por meio de um jornal de grande tradição …rs rs rs. Esse Gilberto é louco de jogar pedra.

COMANDANTE MELK

Senhor SERGIOCIN em 16 Out, 2009 às 1:22, mandou muito bem meu caro, fica desde já esclarecido o assunto “vaso´´ que virou “casco´´…hehe.

Saudação a todos.

Pedro Henrique

Também acho que o blog deveria se manifestar contra esses tipos de comentário, não apenas exclarecendo esses asneiras aqui, como também enviando um email para a redação desses jornais!

Lucius Clay

Essa matéria infeliz, mal escrita e sem sentido, parece com a solução que um prefeito de uma certa capital fez ao abolir os denominados “pardais” (sensores de velocidade que aplicam fotos ao excesso de velocidade dos automóveis), que eram responsáveis pelos dados de motoristas que passam pelos vias em velocidade acima da permitida, ou atravessavem os semáforos no vermelho. Permitam-me a analogia: populisticamente ele resolveu abolir (retirar) os ditos pardais porque o dinheiro estava sendo desviado para outras finalidades, ou sei lá o que. Bom ao invés de beneficiar a população punindo quem não respeita as Leis de trânsito e… Read more »

PC

E pensar que esse povo precisa(va) fazer faculdade para falar tanta besteira …
Sds

Mengo

Complementando o meu comentário feito hoje, ás 09:44, acho que falta aos leitores deste Blog maior amplitude crítica, pois ficam focados em comentar o artigo, que é político, sob um enfoque técnico/ doméstico. Senhores, o artigo em análise aborda as possíveis mazelas feitas com a criação do MD às estruturas militares, uma grande falácia pois nossas FFAA, com todo respeito que merecem pelas coisas boas que também realizam, mas são ainda estruturas arcaicas e reféns de suas próprias vaidades. Senhores, este é o ponto a ser discutido. Como sempre, a Galera fica muito restrita à coisa menor, e não se… Read more »

COMANDANTE MELK

Senhores já que o assunto foca o Ministerio da Defesa, aqui vai uma informação EXTREMAMENTE RELEVANTE lá vai… Jobim afirma que Brasil e EUA estudam acordo O ministro da defesa, Nelson Jobim, disse ontem que os governos do Brasil e dos EUA estão discutindo um acordo de cooperação na área de defesa. Segundo Jobim, os americanos mostraram disposição de comprar cem aviões de combate Super Tucano, da Embraer, caso a parceria seja firmada. “A Embraer se habilitou em uma concorrência internacional nos EUA. Essa concorrência poderá ser afastada se nós firmarmos com os EUA um acordo de cooperação na área… Read more »

cj

Agora os senhores entendem porque nao há mais necessidade de diploma para execercer a profissão de jornalista neste país…

cj

corrigindo – “execercer” – exercer

cj

é a tal da pressa…

EDurval

Senhores

Concordo que a matéria e no mínimo ridícula.

Mais não notaram que o assunto “Defesa” esta caindo na boca do povo ?

Quem sabe se o assunto continuar na mídia forte gerando discussão daqui a 10 ou 20 anos teremos uma matéria “Defesa Nacional” sendo debatida nas nossas escolas da mesma forma que existia a matéria de “Moral e Cívica”.

Oremos por isso e abraços a todos

Almeida

MAS HEIN?!??

Nailton

Concordo com o comentário do Higgins. Os administradores do Blog devem agir no sentido da correção desses absurdos. Isso é desinformação ou contra-informação?

Abraços,

NB

daniel

Jornalistas deste “calibre”, deveriam no minimo ter vergonha do que escrevem, ou saber alguma coisa sobre o assunto.

Ultimamente a impressa tem nos coroado com “excelentes comentarios” , cito um de hoje da Radio CBN, onde o convidado explanava que estas compras de materiais bélicos pelo Brasil sao sem sentido e devesse a vontade do Brasil de declarar guerra contra Honduras!!!

acredito que estes pseudos jornalistas deveriam se apresentar como palhaço que sao e nao jornalistas.

Mengo

Esse cidadão é Bizarro. Falar em ministérios militares é puro atraso, pois representavam feudos corporativistas, haja vista que nenhum país decente os tinha, apenas as repúblicas de bananas. O EMFA então nem vale a pena lembrar, pois era cabide para abrir vaga de 4 estrelas nas forças, além de agregar outras estrelas, abrindo-se mais vagas. Como os militares não moralizavam essa estrutura arcaica o poder civil o fez, criando o MD. O nosso problema é que, também em qualquer país desenvolvido, os seus MD são tripulados por civis competentes, que conhecem estratégia a fundo (aliás, eles a ensinam aos militares,… Read more »