O Varyag, cruzador russo da classe “Slava”, conhecido como “matador de porta-aviões”, deu início no fim de maio a uma série de exercícios  de tiro real no Pacífico, depois de um longo período de reparos.

O cruzador é o navio-capitânea da Frota Russa do Pacífico e foi comissionado em 1989; o navio voltou ao serviço ativo em 2008, depois de um refit que durou mais de um ano.

 Os navios da classe “Slava” são equipados com 16 mísseis antinavio supersônicos SS-N-12 Sandbox de 550km de alcance e ogiva de 1.000 kg de explosivos. Com tal alcance, o navio precisa de orientação além-do-horizonte fornecida por helicópteros ou por aviões de patrulha marítima.

O cruzador é equipado também com 64 mísseis  SA-N-6 Grumble para defesa antiaérea de área e 40 mísseis SA-N-4 Gecko para defesa antiaérea de ponto.

Dois outros navios da classe, o Moskva e o Marshal Ustinov estão em serviço na Frota Russa do Mar Negro e na Frota do Norte, respectivamente.

FONTE: RIA Novosti

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Norberto Pontes

Matador. ele já matou algum?? heheeheh

Alex Viana

Matou sim, sua própria tripulação kkkkk

Douglas

é um navio de respeito, mas sem um grupo de batalha, e a marinha russa está desmantelada, acho que nao sobreviveria sozinho contra um NAe classe Nimitz. Não conseguria de fato acertar um míssil.

Bosco

Os helicópteros e os aviões de patrulha que dão orientação além do horizonte seriam detectados pelos E2C e derrubados pelos F18. O navio seria afundado pelos submarinos de ataque americanos em patrulha avançada ou pelos F18/Harpoon antes de lançarem seus mísseis. Se fossem lançados, muito provavelmente não conseguiriam romper a defesa em camadas de uma força tarefa americana (E2C/F18/AMRAAM, Aegis/Standard, SeaSparrow, ESSM, Ram, Ciws Phalanx, ECM, chafs, flares, etc.)
Os mísseis são supersônicos, mas são gigantescos pelos padrões ocidentais e emitem em todo espectro eletromagnético, tornando-se alvos fáceis, apesar da velocidade.
Na teoria! Vale salientar!

König

O moskit mesmo sendo grande consegue passar pelos CIWS…
Assim como teria o GT da USNAVY teria o dele tambem.

Wagner_ASW

Mas que alguns desses navios navegando no atlantico Sul com bandeira brasileira daria algum respeito, isso daria !!!! Mes sendo ele bem armado com mísseis de tamanho além do comum para o ocidente!

Douglas

O Bosco foi na ferida. O problema desses cruzadores russos é que a marinha russa não tem condições de formar um grupo de batalha bom e eficaz. O cenário do Bosco considera a formação padrão de um grupo expedicionário da US Navy, Ocorre que se o cruzador russo realmente for ameaça em algum conflito, a US Navy pode formar grupos de batalha imensos com dezenas de camadas múltiplas de defesa em torno de Naes. Sem qualquer exagero, são dezenas de camadas para cada sistema de defesa de area. Passar demandaria um grupo de ataque não menos poderoso, e a marinha… Read more »

König

Concerteza ele acompanhando dos Kirov e outros navios como Sovremenny e outros meios ficaria numa troca de saraivadas de misseis fod***.

Douglas

König, e a cobertura aérea da marinha russa? Um grupo de batalha como esse, se fosse formado, exigiria a presença de todos os navios disponiveis (que funcionem) da marinha russa, o que estrategicamente é inexequivel enquanto que os americanos poderiam dispor de apenas duas de suas esquadras para fazer frente a eles.
imagine que o cenário seja o meio do oceano pacifico. Com 4 esquadroes de F-18 fustigando os caras ha 500 km do Nae. Enfrentar a US navy atual em um combate clássico esquadra contra esquadra é pedir pra morrer.

König

OS Harpoon não são tão eficientes como os moskit’s mas as a esquadra dos EUA é maior realmente, mas os F-18 passar pelos S-300 navais e outros sistemas de curto/medio/longo alcance é ainda mais dificil.

(Mas claro aqui é apenas especulação)
Saudações

Douglas

König, concordo. Por outro lado, os esquadrões de F-18 são apoiados por aviões especializados em contra medidas. Boa parte dos radares russos seria jameada, tornando inútil boa parte da defesa de area.
Há 4 ou 5 anos em um exercicio aqui na costa, um desses avioes cegou todos os radares das niteroi (antes da modernização) e um F-18 voou sobre o conves dos navios brasileiros enquanto que nas telas radar nada aparecia. Um oficial brasileiro acompanhou a manobra a bordo do avião americano.

PAULO

Nenhum dos comentaristas levou em consideração a utilização de cargas nucleares em tais misseis, assim, só “no convencional” realmente seria um cenário dificil ao jogador russo, mas e levando em consideração o uso de ogivas nucleares nos ss-n 12? com o apoio de sua razoável frota de submarinos…
De qualquer maneira seria um cenário de final dos tempos.

konner

[“Dois outros navios da classe, o Moskva e o Marshal Ustinov estão em serviço na Frota Russa do Mar Negro e na Frota do Norte”] O Comandante da Marinha de Guerra da Rússia, Vladimir Vysotski, tem intenções de aumentar a presença militar russa naval – Frota do Mar Negro (FMN)- na bacia do Mediterrâneo depois de 2017. Segundo uma publicação da agência russa RBK os militares consideram como provável a idéia de deslocamento da Frota. A bacia do Mediterrâneo sera uma das sedes mais prováveis da Frota russa do Mar Negro. Falo do porto Tartus na Síria. Até agora se… Read more »

König

Desta não sabia Douglas, obrigado pela informação.
Realmente com uso de tais arsenais nucleares seria o fim do mundo em uma batalha naval.

Konner
A uns meses atras não foi noticiado que a russia estava construindo um porto na siria para la ficar baseada toda a frota do mar negro?
Eu lembro de ter lido algo a respeito disto.
Saudações

Douglas

O uso de ogivas nucelares em batalha naval, só no armagedon. No desespero quando do bloqueio naval de Cuba, a russia equipou seus subs com torpedos nucleares para atacar a esquadra americana. essa era a unica chance de vitoria. mas em casos como este, acaba sempre funcionando a politica do revide. O inimigo sabe que se usar seu arsenal nuclear, em 30 minutos verá seu pais ardendo nas ogivas dos Tridente 5D da classe Ohio…… é muito dificil vencer a marinha americana em uma batalha convencional classica esquadra contra esquadra. Para finalizar colegas, os Sukoi da venezuela me preocupam muito… Read more »

konner

Não abordo a notícia como uma novidade, a mesma consta no jornal Pravda de 06/03/2008.
No entanto, não há vi neste Blog.
Diante da notícia do Varyag, cruzador russo da classe “Slava”, me lembrei e achei oportuno coloca-la por imaginar ser relevante.
Me perdoem se falhei.

König

Verdade Douglas.
Mas naquela altura a esquadra sovietica tinha clara preferencia pelos submarinos ja que sabia que tentar bater a USnav numa esquadra de superficie era quase impossivel.
———————————————————————-
Eu li algo no site areamilitar acho que foi anterior a essa data até.
Saudações

Baschera

Cuidado, o bixo ainda é um matador de porta aviões. Ninguém sabe o que exatamente foi feito neste retif, eles não são bobos de divulgar, pelo menos por algum tempo.
Sds.

Ronaldo de souza gonçalves

Lembre-se voces que um submarino brasileiro afundou o principe de artúria acho que foi o Tupi,com muita escolta e tudo mais.num outro episodio o tupi ou o timbira afundou o São paulo em exercicio.Acho que os misseis com esse alcance 550 km, precisaria de apenas um aviao patrulha para dar a localização,ou um informação por satelite.eu acho que voces querem comparar esse cruzador a marinha americana e logico que eles não atacaram sozinhos. Se o Brasil Pudesse contar com um destes

AJS

Matador ou não, torçamos para que jamais seu poderio seja colocado à prova, pois não acredito que qualquer potência nuclear admita sua derrota, sem utilizar seu arsenal nuclear.
Saudações.

Douglas

o uso de arsenais nucleares pode parecer uma decisão pouco complexa no calor da batalha. Nao é assim, mesmo em ditaduras como a soviética, a politica do revide faz as pessoas pensarem tres ou quatro vezes…….. A linha dura do kremlin tremeu em pensar ver seus abrigos sob uma chuva de polaris americanos, caso tivessem usado torpedos nuclares contra os grupos de batalha norte americanos na america central. Moral da história; pederam e tiveram que retirar os misseis de Cuba.

Bosco

König, o problema que vejo é que a USNavy possui ampla capacidade AEW e os russos não. Sendo assim a possibilidade de um pequeno Harpoon de 500 kg, com características furtivas, de penetrar as defesas de ponto do “Slava” são bem maiores que as do Sandbox, que pesam 5 toneladas, voam a mach 2,5, de passarem pelos E2C sem serem detectados e rastreados. O que daria inclusive tempo de sobra para os porta-aviões colocarem seus sistemas de defesa de ponto em estado de prontidão, o que anularia qualquer possível vantagem da velocidade supersônica em relação ao tempo de reação das… Read more »

Bosco

Na década de 70 e 80 os USA e aliados fizeram simulações e testes com o objetivo de formarem opinião sobre a eficiência dos mísseis antinavios. Após exaustivos testes se chegou à conclusão que os mísseis supersônicos não eram a melhor escolha para penetrarem as defesas navais. Sem falar que após a Guerra Fria as operações litorâneas, em ambientes congestionados, passaram a ditar a “moda”, e novamente os pequenos, discretos e manobráveis mísseis subsônicos levavam vantagem.E também com o final da Guerra Fria a possibilidade de embate entre grandes forças navais em mar aberto foi minimizada. Na prática tais estudos… Read more »

Douglas

O Bosco está certo. E devemos considerar ainda as poderosas medidas de jamming dos Destroyers Aegis sobre o radar desses misseis supersonicos. A teoria do ataque por saturação já foi usada inclusive em filme. Na teoria, um ataque maciço de dezenas de misseis supersonicos sobre um grupo de batalha de Nae, faria com que pelo menos 20% dos petardos sobrevivessem à defesa de area e ponto, atingindo o porta avioes. Mas essa saturação só pode ser feita por uma esquadrilha bombardeiros voando baixo atacando de diversas posições. Esse cruzador russo, pesado e sem uma escolta eficiente ja seria jammeado logo… Read more »

Douglas

Sobre o assunto: segue noticia do site Segurança e Defesa: SM-2 abate míssil balístico Hoje um míssil Standard SM-2 Block IV modificado, lançado a partir do cruzador USS “Lake Erie” (CG-70), interceptou e destruiu um míssil balístico de curto alcance sobre o Oceano Pacífico. O objetivo do teste foi demonstrar a capacidade de atingir um míssil balístico em trajetória terminal utilizando um sistema existente a com base em plataformas flutuantes. Esse foi o segundo teste de um míssil SM-2 Block IV modificado, e o primeiro a usar uma versão operacional do sistema de combate Aegis Ballistic Missile Defense. Vejam bem.… Read more »

König

Pergunta Harpoon realiza manobras Evazivas?

Douglas

Prezado KÖNIG o Harpoon faz manobras dessa natureza alterando altitude, arfagem, mas nao faz curvas super fechadas.

König

Hum, Obrigado Douglas devo confesar que conheço somente o “basico” sobre o Harpoon.
Saudações

omar fernandes

Qual é o preço de uma belonave dessa? Será que não seria uma boa comprar/construir uma meia dúzia desses?

König

Não deve ficar abaixo do 1,5 bilhão de dolares.

Douglas

É melhor gastar com 4 escoltas de alta capacidade do que com um unico cruzador (sem escolta)…………….

König

Mas que um navio destes para operar com as escoltas cairia bem isso cairia.
Saudações

gustavo

é! concordo com todos!

piter

nos de pais pequeno enventamos melhor- matar as criancas dos politicos e famosos das organizaçoes massonica etc do EUA e Inglaterra, nas escolas etc e temos la decendentes no exrcito que caçam os comandantes deles por dentro com cilenciadores assim nao precisamos de frotas militares em exagero em vao como EUA e Inglaterra onde sempre sao perdedores unica batalha que quase venceram se nao for o sadam traidor por corrupçao junto com seu grupo.
Russos sempre venceram contra Ocidente em qualquer batalha e a tecnologia melhor que ocidentais.

[…] – Um embarcação da Frota do Mar Negro, o cruzador Moskva (classe “Slava”, conhecida como “matador de porta-aviões”), atracou nesta quarta-feira, 27, em Sukhumi, capital da região separatista georgiana da […]

claudio

Não sei voces estão falando sobre camadas mas esquecem que esses foguetes podem voar ao nível do mar praticamente deixando-os indetectáveis talvez e os russo são conhecidos por fazerem mísseis que suportam e muito a interferencia eletronica e seus radares também devem o ter. O que o avião fez com os navios da classe niterói nao aconteceria com os russos com certeza. 550km de distancia é muita coisa, e colocando os aviões a uma distancia segura que possa detectar a frota inimiga é só mantar fogo, porém quando mandar é destruir e sair correndo, pois saberão a posição de onde… Read more »

GRYNGO

VCS nao vao dizer nada sobre o SUB typhoon 7 as chances que ele teria…. gostaria de saber

igor samine

este cruzador e poderoso contra sequadras de paises mais fracos mais contra esquadras formadas por p.avioes da classe nimtz na hora seriam afundados

edu

O MAIOR ARSENAL NUCLEAR AINDA E RUSSO E FALANDO DE FORÇA AEREA , OS MIGS SAO OS MELHORES CAÇAS DE COMBATE ATE HOJE , UM PROPRIO COMANDANTE AMERICANO SE APAVOROUCOM A SUPERIORIDADE DE UM MIG 29 EM RELAÇAO AOF18 , IMAGINA ENTAO A CLASSE DOS NOVOS MIG. VEIO , AMERICANO É MUITO BONZAO CONTRA PAISES QUEBRADO MILITARMENTE. A RUSSIA JA MOSTROU SUA FORÇA NO PASSADO 2a GUERRA FOI O EXERCITO RUSSO Q DERROTOU OS ALEMAES, E OS AMERICANOS O Q FIZERAM SOLTARAM A BOMBA H EM CIVIS. RUSSIA SEMPRE.

PINHO

Acho a discussão interessante porém temos que nos preocupar com o estado das nossas forças armadas em relação a America Latina.Como ficamos diante de uma Venezuela super armada? E a nossa Amazonia esta bem defendida?
Estas são perguntas importantes para nós e não o emprego dos super navios Russos e Americanos. Devemos ficar no nosso nível real de problemas.

Dalton

Mais uma vez o pessoal do blog e suas “pegadinhas” para os incautos MAS, fazendo de conta que este Edu existe mesmo, vou responder … “O MAIOR ARSENAL NUCLEAR AINDA E RUSSO” E o que eles ganham com isso? Basta explodir o mundo uma vez.Alias palavras russas quando o arsenal atomico americano era maior. “MIGS SAO OS MELHORES CAÇAS DE COMBATE ATE HOJE , UM PROPRIO COMANDANTE AMERICANO SE APAVOROUCOM A SUPERIORIDADE DE UM MIG 29 EM RELAÇAO AOF18” Vc ainda tem a mentalidade da II Guerra, spitfires X Me109, hoje os misseis BVR equilibram muito o combate, sem falar… Read more »

alberto

qal fou o maio ataque terrorista da historia….? pode ter serteza q foi a bonba a em hirishima e nagasaki!!!! qal motivo??? pra economiza uns dolar antes da derrota do japao!!!!!!! esse dalton so pode ser estanunidençe…(nem vo dize q e americano pra n ofende os outros)

Wagner

afirmar que a Russia dependeu dos americanos na segunda guerra é absurdo, o exército vernmelho matou 2,5 milhoes de alemaes e os americanos so matarm 200 mil nazistas, logo, quem venceu a guerra foram os russos. Basta compararem os numeros. Quem conquistou o maior Império da época foi Stalin. O Slava é um cruzador de primeira magnitude, e com certeza é respeitado pelos norte americanos. Mas é claro, se colocarmos um cvenário dele sozinho contra uma frota americana, é obvio que levaráa pior. Os sandbox necessitam ser modernizados antes de qualquer comparação. Estamos comparando um navio com tecnologia do final… Read more »

beto

falou muito bem pinho, vamos nos contentar em nossos tucanos, miragens quarentões, e porta aviões cinquentão.
os bilhões que os políticos corruptos roubaram, daria para igualar o poderio venezuelano. agora malhar o sistema de defesa e ataque dos russos, crendo que o dos americanos é superior, concordo com quem coloca duvidas, pois esquecem que o custo russo, é tês vezes menor que o americano no fabrico, podem errar e corrigir com menor custo.

figueiredo

Uma finalidade principal dessas armas seria cegar os satélites militares dos EUA e cortar os canais de comunicação. A comunicação e a cobertura via satélite são a espinha dorsal das operações militares norte-americanas.