Marinha russa enfrenta problemas de renovação na frota

1

Descompasso entre navios descomissionados e construção de novas unidades é o grande problema

Ad_Gorshkov_frigate1

A capacidade de combate da Marinha da Rússia pode ficar seriamente comprometida a partir de 2015 caso o atual ritmo de descomissionamento continue.

“Se a situação não mudar, enfrentaremos um problema muito grande por volta de 2015 e, como resultado, uma redução da capacidade de combate”, informou o almirante Vyacheslav Popov em um artigo recente.

Segundo Popov, o problema principal está na falta de capacidade de financiamento para novas unidades de grande porte.

“Os fundos atuais são insuficientes para se construir uma frota oceânica e manter os navios em atividade”, completou o almirante. A Rússia incorporou somente uma única corveta na última década.

Novos planos incluem a construção de 20 fragatas da classe Admiral Gorshkov (ver imagem acima). A primeira delas, em construção no estaleiro Severnaya Verf, será lançada em 2011.

Em paralelo, a Rússia continua a negociar a aquisição de um navio classe Mistral com a França por cerca de 400 a 500 milhões de euros.

FONTE: Ria Novosti

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bronco

Qualquer semelhança com a MB não é mera coincidência.

Pelo menos lá o planejamento é de 20 fragatas. Aqui falamos em 6. Talvez 10, se a galera da grana abrir o cofre. E ainda com o tal papo da emprego geral e anti-aérea que pra mim não é papo, é ressalva, e só serve pra justificar vasos sub-armados pra MB.

E esse custo aí do Mistral está bem estranho, hein? Mesmo em euros… um bichão daqueles não deve sair por menos de US$ 1 bi.