SUE_Exocet-navy-history

vinheta-especialUm dos exemplos mais relembrados pelas autoridades nacionais especialisadas em assuntos de defesa é o caso da Guerra das Falklands/Malvinas, conflito que opôs Argentina e Grã-Bretanha em 1982.

Este conflito foi usado, inclusive, pelo ministro da Defesa Nelson Jobim nas suas apresentações às comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e do Senado, respectivamente, nos dias 26 e 27 de agosto últimos, para apresentar o programa Probub.

Mas o ministro não citou o que seria a mais importante de todas as lições. Leia o texto completo, exclusivo para assinantes, aqui no Poder Naval.

IMAGEM: Naval-History

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
washington_siqueira

Isso sem contar que os franceses “deram” os códigos dos mísseis Exocet pros ingleses, ou seja vamos escolher uma aeronave de prateleira pro FX2, ficar dependente daquilo que quizerem traferir de tecnologia e ainda não desenvolver conhecimento cientifico. Tanto assim que precisamos é projetar, contruir e melhorar para poder se desenvolver!!!

casag

É, mas não fizemos. E já são mais de trinta anos. Se resolvessemos faze-la agora, sozinhos, alguém tem idéia de quanto tempo levaríamos? Os nossos almirantes devem ter a resposta. Será que julgaram um tempo razoável? Será que foram coagidos a aceitar o acôrdo?

Quanto à Argentina, culpa dela. Quem mandou iniciar o conflito sem estar devidamente equipada.
Será que os ingleses permitiriam a entrega? A frança deveria arriscar o conflito por conta do rompante final de uma ditadura já agonizante?

É um caso a se pensar.

Joel

Washington siqueira Quais codigos vc acredita que os franceses deram para inglaterra? Não existe codigo de destruição… Alem de 2 navios afundados com os AM 39, o HMS Glamorgan foi avariado com o emprego de um missil MM 38 adaptado em uma bateria terrestre.Ou seja se deram algum codigo nmão funcionou muito bem não acha? Ademais, o exocet constava do inventario dos Ingleses tb as fragatas classe Greenhalgh são armadas com o MM 38 . O exocet foi tão eficiente que os Ingleses tentaram uma incursão no continente para tentar sabota-los. Se a França suspendeu o Auxilio a argentina o… Read more »

Joel

Apenas um adendo Olha a pergunta cretina do Senador do PI, queria ver se ele faria uma pergunta assim pro Bush… O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) indagou ao almirante se o Brasil poderia utilizar o Rafale em solidariedade à Venezuela numa hipotética invasão deste país à Guiana francesa. Muito diplomaticamente, o almirante não respondeu diretamente à pergunta, mas afirmou que, comprado o avião, o Brasil pode fazer com ele o que quiser.a fonte é o blog daqui do lado: http://www.aereo.jor.br/2009/10/01/almirante-e-executivo-franceses-argumentam-em-favor-do-caca-rafale/ Por isso precisamos da tão falada transferencia total e irrestrita de tecnologia que deve constar nos contratos e não ser… Read more »