OSI Geospatial instala sistema de carta náutica digital em submarino classe ‘Tupi’

5

ECPINS DMOPA empresa canadense OSI Geospatial Inc. anunciou ontem que terminou a instalação do primeiro sistema Digital Maritime Operations Plot (D-MOP) num submarino IKL 209 da Marinha do Brasil. O contrato para a instalação dos sistemas foi assinado em 2008 e será instalado nos cinco submarinos da classe.

O D-MOP substitui o antigo sistema de plotagem eletromecânico SNAPS, que calcula e faz o acompanhamento da posição do navio numa carta náutica e fornece alguma capacidade de plotagem de operações, fornecendo a análise de movimento de alvos, com dados de sonar e periscópio.

Já o DMOP combina a moderna tecnologia de eletrônica e informação para prover completa consciência situacional ao comando do submarino. A função de navegação é feita pelo sistema de carta náutica eletrônica da ECPINS, que está em uso nas marinhas da Austrália, Reino Unido, Canadá, Dinamarca, Nova Zelândia e Portugal.

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luan

Eu Achava que esse tipo de equipamento era tão corriqueiro quando o periscópio.Não sabia que ainda não possuiamos isso nos subs.

[]’s

Fernando "Nunão" De Martini

Luan,

Na verdade, segundo o texto, já era utilizado outro sistema de plotagem. A diferença é que a tecnologia anterior era eletromecânica e a nova é digital.

alfredo.araujo

Off topic sobre subs…

Sobre o 5º mini-sub q atacou Pearl Harbor em 1941…
Parece q ele conseguil lançar seus torpedos, q atingiram o West Virginia e o Oklahoma…
Mto legal a leitura !

http://saladeguerra.blogspot.com/2009/12/resolvido-o-misterio-do-ultimo-mini.html

Luan

Nunão valeupela explicação.

Na verdade eu não sei muito bem as diferenças apesar de parecerem obvias.

Irei procurar em meus alfarrabios rs.

abraços.

Colt

Os U-214 provavelmente vem com sistema digital. O Brasil acertou em optar por manter o novo projeto alemão como o submarino da nossa MB, a Alemanha tem alguma história com esse tipo de vaso de guerra. Por outro lado, parceria com os alemães, com sua tecnologia, técnicas, ferramentais e filosofia de trabalho, provou ser vencedora, ao ponto de capacitar nosso país a modificar e projetar seu próoprio submarino. Muito embora, o projeto francês tivesse suas vantagens, notadamente na questão do projeto do submarino nuclear, o custo da obtenção dessa tecnologia, poderia ser mais bem aproveitado, com o investimento em P&D… Read more »