HMS Cornwall: depois do calor da Somália, de volta à cinzenta Devonport

0

HMS Cornwall Ship Company Photograph in the Gulf of Aden - foto RN

Após oito meses fora, HMS Cornwall volta ao Reino Unido para o Natal

Há uma semana, o Blog Naval publicou matéria sobre a volta de outra fragata Type 22 à Inglaterra, o HMS Cumberland, após seis meses e meio de comissão. Pois a fragata HMS Cornwall ficou ainda mais tempo fora: quase oito meses, operando com a OTAN no Golfo de Aden.

A Cornwall foi capitânea do “Standing NATO Maritime Group 2” (SNMG2), liderando-o desde suas áreas normais de operação no Mediterrâneo, através do Canal de Suez, para as águas da Somália, com a missão de conduzir operações antipirataria dentro da Operação “Ocean Shield” da OTAN. Segundo o informe da Marinha Real (Royal Navy), nos quatro meses em que a Cornwall esteve presente no Golfo de Aden nenhum mercante foi tomado por piratas (no mesmo período do ano passado, seis mercantes haviam sido tomados em ações de pirataria naquela região).

Números

No total,  após a saída de Devonport em abril, a Cornwall esteve fora por 226 dias, navegou 43.453 milhas náuticas, sendo nada menos que 8.186 delas num único mês, o de setembro último (veja matéria nos links mais abaixo). Esses números foram possíveis graças a 22 reabastecimentos no mar. O helicóptero Lynx orgânico acumulou 214 horas de voo em 155 surtidas.

Para manter a proficiência, foram disparados três mísseis antiaéros Seawolf, 246 salvas do canhão Mk8 de 4,5 polegadas, além de mais de 30.000 cartuchos de munição de metralhadora. A temperatura no convés, durante as patrulhas antipirataria, excedeu os 45ºC por diversas vezes.

HMS Cornwall Returned Home From NATO Duties in the Gulf Of Aden - foto RN

FONTE / FOTOS: Royal Navy

LEIA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments