HMS Trafalgar: vestindo o pijama em Devonport, após 26 anos de serviço

3

DR090350

No dia 10 de outubro, o submarino nuclear de ataque HMS Trafalgar, com 27 anos de idade e 26 de serviço, navegou para sua “casa” na Base Naval de Devonport (Plymouth), pela última vez.

O submarino, líder de sua classe, é também o primeiro da mesma a ser descomissionado da Royal Navy (Marinha Real). A foto acima mostra claramente a embarcação ostentando uma flâmula de descomissionamento de 37 metros de comprimento.

Nos últimos cinco meses, o submarino esteve bastante ativo a leste de Suez, em operações com  força tarefa nucleada em NAe e, segundo seu capitão, apesar de estar sendo descomissionado, ainda é uma embarcação eficiente, conforme vem comprovando nos últimos anos, e emprega hardwares e softwares no estado da arte em seus sistemas. O HMS Trafalgar foi o primeiro submarino nuclear britânico a realizar dois feitos para a Marinha Real: disparar um míssil Tomahawk e circunavegar o globo.

O descomissionamento deverá ser realizado em cerimônia no próximo dia 4 de dezembro. O HMS Trafalgar foi lançado em 1º de julho de 1981 pelo estaleiro Vickers, sendo comissionado em Barrow-in-Furness tendo como madrinha Lady Fieldhouse (que participará da cerimônia de descomissionamento) em  27 de maio de 1983. Parte de tripulação deverá ser realocada para outros submarinos da classe e também para novas unidades, incluindo o futuro HMS Ambush.

DR090350

FONTE / FOTOS: Royal Navy

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dalton

Isto deixa a Royal navy com apenas 7 SSNs, os 6 remanescentes Trafalgars e o HMS Sceptre mais antigo que o próprio HMS trafalgar e que deverá ser descomissionado ano que vem. Como o novo HMS Astute será comissionado ano que vem, teoricamente o nr de SSNs continuaria sendo 7, após o descomissionamento do HMS Sceptre, porém, na prática serão 6, pois o HMS Astute terá que passar por uma série de testes durante o ano todo antes de estar completamente pronto para cumprir missões. Triste realidade para a Royal Navy, que terá apenas 2 ou 3 SSNs disponiveis todo… Read more »

Danilo

É hora de descansar bravo guerreiro.

Sds.

Ivan

Sinal dos tempos.