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MOSCOU, 9 de novembro (RIA Novosti) – Um acidente a bordo do submarino nuclear russo Nerpa, da classe “Akula II” (foto), no Oceano Pacífico, matou 20 e feriu outras 22 pessoas, afirmou um porta-voz da comissão de inquérito da Rússia, nesse domingo.

O acidente ocorreu durante a tarde de sábado nos testes de mar do submarino, como resultado da ativação não-intencional do sistema de extinção de incêndios. O incidente é o pior para a Marinha de Guerra Russa, desde o naufrágio do submarino Kursk, em 2000, quando todos os 118 marinheiros morreram.

“De acordo com informações preliminares, o incidente matou 20 pessoas – 6 marinheiros e 14 civis que estavam a bordo do submarino, enquanto 22 pessoas receberam ferimentos de gravidade diferentes”, disse Vladimir Markin.

O capitão Igor Dygalo, assessor para o Comandante da Marinha Russa, disse no domingo que 208 pessoas, das quais 81 eram pessoal do submarino, no momento do incidente. Ele afirmou que o reator não tinha sido afetado e que os níveis de radiação eram normais.

Todos os feridos foram evacuados para o navio Almirante Tributs e posteriormente levados para hospitais em Vladivostok.
Enquanto isso, o submarino chegou às 10:30am de Moscou (7:30 GMT), numa base temporária na Região de Primorye, segundo Dygalo.
Uma fonte de alta patente da Frota do Pacífico disse que o acidente ocorreu na proa do submarino e confirmou que não havia danos ao reator.

A construção do submarino nuclear de ataque da classe “Akula II” Nerpa, começou em 1991 mas foi suspensa por mais de uma década, devido à falta de financiamento. A classe “Akula II” de submarinos é considerada a espinha dorsal da força de submarinos da Rússia, por terem níveis de ruído baixíssimos e alto poder de fogo. O Nerpa tinha começado os testes de mar em 27 de outubro.
Investigadores russos suspeitam que o gás Freon deve ser a causa da morte dos tripulantes a bordo do submarino.

Procuradoria abre causa penal após acidente com submarino na Rússia

Moscou, 9 nov (Agência EFE, via UOL Notícias).- A Procuradoria russa abriu hoje uma causa penal por violação das regras de condução e exploração de navios de guerra, derivado em resultado de morte por imprudência, após o acidente no sábado com um submarino nuclear testes, no qual 20 pessoas morreram.

“Foi criada uma brigada de investigação, que está realizando as pesquisas”, disse Vladimir Markin, porta-voz oficial do Comitê de Instrução da Procuradoria, citado pelas agências russas.

O acidente com o submarino nuclear da Frota do Pacífico russa aconteceu durante testes marítimos em águas russas do Mar do Japão e causou a morte de seis soldados e de 14 trabalhadores de estaleiros, além de ter deixado 22 feridos.

Segundo um especialista militar, é provável que o acidente, provocado por uma emissão de CFC (cloro-flúor-carbono) após a ativação não autorizada do sistema antiincêndio do submarino, tenha sido causado pelo cumprimento incorreto do plano de trabalho por parte dos estaleiros, encarregados de realizar os testes.

O submarino recebeu imediatamente a ordem de suspender os testes e voltar à base provisória na região russa de Primorie, enquanto os feridos foram levado a bordo de outra embarcação para o hospital da Frota do Pacífico em Vladivostok, no extremo leste do país.

“Declaro sob minha responsabilidade que os reatores do submarino funcionam com normalidade e que os níveis de radiação correspondem à norma”, ressaltou o porta-voz da Marinha russa, o capitão de navio Igor Digalo, após o acidente.

O porta-voz disse que, no momento do acidente, havia 208 pessoas a bordo, das quais 81 eram militares.

Afirmou que o submarino se encontrava em fase de testes e que sua incorporação à Frota do Pacífico estava prevista para o final deste ano.

O presidente russo, Dmitri Medvedev, que foi informado imediatamente, ordenou que o ministro da Defesa, Anatoli Serdiukov, o mantivesse a par da situação e encomendou ao procurador-geral, Yuri Chaika, uma investigação exaustiva do ocorrido.

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Wolfpack

A classe Akula II (designação OTAN) comporta no máximo 55 tripulantes. Nem que os Russos adotassem a lotação dos nossos ônibus e metrôs chegariam a colocar 208 pessoas a bordo, a não ser que o restante das pessoas envolvidas estivessem em outra embarcação. A história está muito estranha…
Boa sorte aos Indianos com estas latas de sardinhas…

Galante

Wolfpack, segundo Jane’s Fighting Ships o Akula II tem 62 tripulantes, dos quais 31 oficiais. 208 pessoas a bordo realmente é um absurdo, por isso pensamos por um momento que fosse até um “Typhoon”, cuja tripulação é de 175 pessoas. Mas como bem lembrou o CoralSea no post anterior, só existe um submarino dessa classe operando hoje e ela é baseada no Atlântico.

Wolfpack

Obrigado Galante, é possível que os civis a bordo sejam indianos? Uma outra questão o Freon é um gás utilizado para como coolant (refrigeração industrial e residencial). O Freon não é inflamável, não é explosivo, não é tóxico e não corrói metais, mas é danoso a camada de ôzonio. Interessante colocá-lo como causador do acidente. Os Russos sempre dissimulando.

Marco

Não demora e “os do contra” vão começar a questionar o projeto brasileiro do sub nuclear.
Espera pra ver.

Leo

Os russos deveriam fazer como os americanos. Segundo eu vi num site, há alguns anos, a pena por vazamento de informações e acidentes sobre os subnucleares americanos – especialmente sobre o sistema de propulsão – é de U$ 100.000 e prisão perpétua.

Assim, se atinge índices altíssimos de confiabilidade….rsrs…

FERNANDO

É como dizem, a coisa “tá russa”

Sorte a nossa não termos comprado estes sub russos,
senão teriamos que fazer resgates toda semana.

Que venham os SCORPENES se não me engano, apenas uma critica
fala-se muito dos submarinos, mais o quente mesmos seria mostra-los
por dentro e isto existe muito pouco na internet, o blog naval bem
que poderia fazer uma materia com o TIKUNA, mostrando-o por
dentro.

joao

Leo,realmente. Como diz o ditado; O que o olho nao ve,o coracao nao sente. rsrsrs

Voluntário da Pátria

Com tecnologia Russa os SSN nem precisam de inimigo.

Coralsea

Eu acredito que as vítimas faleceram por sufocamento.
A função do freon é retirar o oxigênio do meio-ambiente para assim apagar um incêndio….sem oxigênio não existe fogo.
Apesar de cada tripulante ter o seu kit individual de respiração de emergência, pelo fato de ter 208 pessoas a bordo, não deve ter tido suficientes kits para atender a todos.

direto do fundo do mar

Fernando, o Base Militar http://www.baseilitar.com.br, já fez isso 2 vezes com o Tikuna. Vai lá e divirta-se com as fotos que vc quer ver.:)

Coralsea, Freon ou Halon?

Falaram nos 2 tipos. Qual é o certo?

direto do fundo do mar
direto do fundo do mar
Coralsea

Oi direto do fundo do mar…

Também ouví as duas versões….também estou na dúvida; nunca fui bom em química, foi justamente por causa de química (além de física, biologia, matemática e português que eu tive que repetir a oitava série).
Agora já falam que as vítimas foram 17 civis e 3 militares.
Daqui a pouco vão surgir as primeiras teorias conspiratórias de que foram os americanos a causa do acidente…como no caso do Kursk.
Vamos ter que esperar por mais informações.

direto do fundo do mar

Beleza!

Seguem os links para as fotos internas do Tikuna:
Mostra de armamento com o Galante junto.

http://www.alide.com.br/joomla/index.php/component/content/article/54-ed15/165-s-34-tikuna-bem-vindo-a-forca

Mergulho no Tikuna

http://www.alide.com.br/joomla/index.php/component/content/article/40-ed29/116-eqfcos-forjando-comandantes-de-submarinos-na-marinha-do-brasil-

E o Tikuna nos EUA:

http://www.alide.com.br/joomla/index.php/component/content/article/39-ed31/64-tikuna-no-deployment-o-predador-das-profundezas

Ou seja, tem bastante material sobre o Tikuna para o Fernando que não conhece o mesmo por dentro, poder passar a conhecer. Aos outros que não tinham visto, está ai o caminho.

Abraços!

Baschera

Galante,
Pequena correção : O gás usado e “causador” do acidente é o HALON e não o FREON.
O gás Halon é um produto utilizado em sistemas de combate a incêndio em aeronaves, plataformas de extração de petróleo e submarinos.
O gás Freon é usado como agente refrigerante ou gás propulsor de aerosóis, pouco tóxico mas, quando disperso na alta atmosfera é um dos principais responsáveis pela destruição progressiva da camada de ozônio.
Sds.

Callia

o ser humano nessessita de uma atmosfera que seja de concentração de 205 de O2, nossos navios usam o CO2 para isolar a bravo nium caso de incendio fora de controle , se algum tripulante permanece morre sufocado pois a alta concentração impede a troca gasosa necessaria a vida.Se o halon é utilizado , não conheço sua formula , e e por algum motivo o compartimento estava lacrado , isso explica as mortes , lembrando que o primeiro estagio é inconsciencia e dependendo da posição em que a pessoa caiu , por exemplo sentada com o queixo caido para frente… Read more »

Callia

eu já vi muita gente desmaiar sufocada com o propio oxigenio portatil em simulações de cav , a colocação inadequada da mascara e coisas do tipo.será que o nivel de adestramento das tripulações russas é o mesmo de antes?

André de POA

Caro Callia, suspeito que nada mais será como nos tempos da guerra fria.

konner

Marinha russa e especialistas apontaram a superlotação e algum erro humano como prováveis fatores que causaram o acidente.

Segundo funcionário de uma agência de investigação da Rússia, as vítimas morreram por envenenamento de gás freon, que vazou quando o sistema extintor de incêndio ‘acidentalmente’ foi ligado.

Segundo russos que trabalharam com submarinos, os trabalhadores dessa área e os engenheiros geralmente têm pouca experiência na utilização de kits de respiração.

Isso pode ter aumentado o número de vítimas fatais.

xerxes

tá na cara que eles estão omitindo o real motivo do acidente, pois se planejam vender este modelo para a india, não vão querer ver críticas a esse projeto, o que poderia gerar desconfiança no comprador e quem sabe mudanças no acordo de aquisição dos subs

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