F-35B pousando na NAS Patuxent River

O segundo caça stealth Lockheed Martin F-35B Lightning II (BF-02) chegou no dia 29.12.09 a Naval Air Station Patuxent River, em Maryland.

O Major Joseph T. “O.D.” Bachmann, do USMC, pilotou a aeronave no voo sem escalas entre a Lockheed Martin de Fort Worth, Texas, para Patuxent River, completando o voo em quase três horas e meia e ainda realizou, com sucesso, um reabastecimento em voo.

Assim como o primeiro F-35B (BF-01) a chegar em Patuxent River em novembro, esta aeronave também será apoiada pelo F-35 Autonomic Logistics Information System (ALIS) e monitorada pelo F-35 Autonomics Logistics Global Sustainment (ALGS), localizada na Lockheed Martim em Fort Worth.

FONTE e FOTO: Lockheed Martin

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robert

é de teste ou já é operacional?

Walderson

engraçado. (sem querer ofender especificamente quem quer que seja). É uma belíssima máquina. Deve ser muito boa. Mas……..- esperem – é monoturbina!!! Como pode. Será que os EUA também não sabem de nada?????????? Desculpem, só a FAB que não presta por preferir o gripen – se é que é verdade. Não pude deixar de fazer este comentário depois de ver a FAB ser tão malhada em outro post. O interessante é que ninguém aqui leu o relatório produzido e diz que a FA não presta. Fazer o que, né? Terra de videntes e especialistas. Que me desculpem alguns poucos que… Read more »

Marcus

A pergunta que não quer calar é: será que tem aquele cheirinho de carro novo?

Danilo

É uma aeronave SVTOL creio que possuir um unico motor não prejudique em nada, interessante mesmo é a suite eletronica de guerra assimetrica que o F-35 leva deve ser incrivel pilotar uma maquina com esta configuração.

Abs

Danilo

correção leia-se “ STOVL ´´, desculpe o erro.

Giordani

Infelizmente a máquina é monomotor, mas como é um caça de apoio ao F-22…não existe no Mundo nenhum caça de alta performance para qualquer tempo multirole que seja monomotor…pensem nisso…é uma lastima ver que a simplicidade brutal do Harrier foi descontinuada, com certeza é possível criar um motor Pegasus com PCB. O Harrier foi o projeto mais interessante da história da aviação e mostrou seu valor. Aquelas monstruosidades criadas nos Anos 60(Rockwell XFV-12 e o Mirage Balzac e aquele caça alemão com motores pivotantes)foram patroladas por um projeto que não teve apoio nenhum(pra variar) do governo britanico…

buldog

vou fazer um comentário que não tem a ver com o tópico em si: mas vejo com grande temeridade essa briga entre as forças armadas e o governo;porque na verdade quem perde é o Brasil em sua defesa nacional, numa época em que o terrorismo no mundo é uma ameaça silenciosa, a Colombia coloca um problema a nossas portas e Hugo Chaves a todo instante solta várias bravatas contra vários países, mas que de uma hora pra outra pode levar isso a sério, sem falar as instenções brasileiras de ser um país de expressão(sem poder dissuasório não adianta de nada!!!!).… Read more »

Bosco

Giordani, você não deixa de ter razão. O Pegasus tinha a singularidade de não ter peso morto em nenhuma fase do vôo, já que todas as 4 tubeiras eram usadas tanto no “hover” quanto no vôo horizontal. Só que chegaram a conclusão que colocar PC nas tubeiras dianteiras não seria viável. Na verdade o demonstrador de tecnologia X-32 que perdeu para o X-35 no programa FSF, que gerou o F-35, não deixa de ter um motor seguindo o conceito do Pegasus, com a diferença que tinha 3 tubeiras e não 4 e também com um certo “peso morto” no vôo… Read more »