O Brasil possui o programa de submarinos nucleares mais longo da história e o que menos obteve resultados. Por que isto aconteceu? De quem é a culpa?

A ideia de dotar a Marinha do Brasil de um submarino nuclear começou a ser cogitada na década de 1970 e evoluiu de forma mais prática entre 1976 e 1978.

Existiam três pontos básicos que deveriam ser vencidos. A primeira delas tratava do domínio do ciclo do combustível nuclear (projetos ZARCÃO e CICLONE). Em segundo lugar o Brasil teria que projetar e desenvolver um reator nuclear (projeto REMO) suficientemente compacto para um casco de submarino. O país também precisava projetar e construir um casco de submarino (projeto COSTADO) que recebesse o reator em desenvolvimento.

O desafio era muito grande para um país que nunca havia construído sequer um submarino convencional e engatinhava nos acordos nucleares com a Alemanha. Passados mais de 30 anos, nenhum destes três pontos foi inteiramente satisfeito e o programa do submarino nuclear brasileiro ganhou o título do mais longo programa e o que menos resultados gerou. Por que isso aconteceu? Quais são as razões?

Leia a continuação deste texto, de conteúdo exclusivo para assinantes, aqui no Poder Naval.

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Colt

A culpa é da cultura que predominou por muito tempo no nosso país. Um cultura de aparências. Cultura da submissão do cidadão ao poder, religioso ou estatal. Cultura em que os Direitos Naturais do cidadão eram negados por aqueles que obtinham o poder estatal. Em que ao cidadão era negada formação educacional, para que desinformado, pudesse continuar trabalhando e pagando impostos enquanto governantes-cidadãos inescrupulosos assaltavam os cofres do poder público. O fato é que o Brasil tem país 5.565 municípios. 5.565 fontes de renda para os que acham que política é uma maneira fácil de ficar rico. 26 estados federativos… Read more »

Felipe Cps

Colt, concordo com tudo o que você disse, e mais: A coisa mudou radicalmente, da água pro vinho! Antigamente, especialmente antes de uns oito anos atrás, não tínhamos segurança, hoje temos (graças ao Tarso e suas Tarso Air Force e National Bolivarian Security Force). Não tínhamos educação, os exames eram fraudados e nossos profissionais se formavam nas universidades públicas e iam pro exterior trabalhar – hoje ganham muito, não vão mais (salve Haddad). Não tínhamos saúde, hoje temos (grande Temporão). Tínhamos apagões, hoje não temos mais (ave Dilma e Lobão). Não temos mais problema algum de corrupção (valeu Dirceu, Genoíno… Read more »

Felipe Cps

Ah Colt, esqueci: com tudo isso ainda sobrou dinheiro (tiramos da pinga, rsrs) pra Copa do Mundo e Olimpíada!

Deus Salve Lula! Lula pra Imperador, JÁ! 🙂

Colt

Felipe Cps
Em nenhum momento eu falei do Lula ou PT.
Quem está falando é vc.
Aliás, um discurso meio recorrente nos seus coments.

Walderson

Caro Colt, concordo contigo em gênero, número e grau. Belas palavras. Caro Felipe Cps, concordo contigo em algumas coisas. Vejamos (antes de tudo, EU NÃO SOU PETISTA): 1) concordo contigo que o Governo do Lula não é lá grande coisa, afinal temos todos os problemas que vc citou. Dessa forma, não necessito chover no molhado; 2) A menos que o amigo seja injusto, não pode esquecer-se de que o Governo Lula é a continuidade de todas as bandalheira existentes há séculos. O Governo de Saney foi horrível, de Itamar nem se fala – a única coisa que a equipe econômica… Read more »

Felipe Cps

Ah Colt, desculpe, falha minha, é que eu não podia deixar passar a oportunidade que o amigo levantou pra que eu glorificasse as conquistas do meu querido governo nos últimos 8 anos.

É que o amigo deixou a bola pingando na área, com a frase “hoje, muita coisa mudou para melhor”… e eu não resisti! Essa sua frase me comoveu profundamente, quase chorei de alegria! Obrigado por esta emoção! 🙂

Abração. LULA IMPERATOR ORBE! PT ACIMA DE TUDO!

Felipe Cps

Walderson, verdade: o governo FHC (maldito seja aquele infeliz) tinha o sonho de aumentar as verbas da Defesa pra 1% do PIB, imagina isso, q esmola… Já nosso Grande Timoneiro elevou-as pra 10%!!!! Nunca se viu nada igual!!! É até exagero, e esse negócio de sobrar comida em quartel é até perigoso, nossos soldados vão acabar ficando gordos, e assim só vão matar o inimigo se caírem em cima deles! Isso se não sofrerem uma congestão antes do combate, já pensou? Eu hein, se fosse me alistar hoje me recusaria a servir alegando que já tenho um peso bom já,… Read more »

Walderson

kkkkkkkkkkkkk.
é justamente para o pessoal não engordar.
kkkkkkkkkkkkkk

muito boa essa do serviço militar.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

um abraço. kkkkkkkkkkkkkkkkk

Wilson "Giordani" de Souza

O escândalo do mensalão do DEM no DF fez mal para o Felipe.

[]s

Felipe Cps

Giorda: que escândalo? Que mania que brasileiro tem de ver escândalo em tudo que é lugar!!! Coisa mais chata sô… Depois que o PT, capitaneado pelo nosso “Sol da Humanidade” fez a nossa gloriosa reforma política e meteu todos os corruptos na cadeia, não há mais escândalo em nosso país! É que vocês não entendem nada de nada, como disse o Grande Timoneiro ontem na TV, “as imagens não falam por si próprias”, ou seja (que jurista, Santo Deus, tenho vontade de devolver meu diploma de tanta vergonha da minha ignorância), aquilo lá que apareceu só serve pra provar algo… Read more »

MO

meu, PT, PSDB, FHC, RDB, BAR, GFBA, SFC, SPC, CGC, não importa pq nao aprendemos, pois enquanto pensarmos como orangotangos, da nisso ‘Pensamento de banana, serviço de macaco” Agora, se fosse um carro alegorico de carnaval nuclear tava pronto rapidinho né …. desiste Brasil, isto não eh sua praia, teu negoicio eh ser pacifico, bonzinho e chutado por todos, a OMC que o diga …… . e aindae o Robin willians fez piada de mau gosto ???????????, realmente sra Sandra Annemberg, o que vejo é o mundo de vejo é o fantastico mundo de BOB ( o fantastico mundo de… Read more »

Colt

Felipe Cps. Quando digo que muita coisa mudou para melhor isso é um fato. E credito isso não a um partido, não a um indivíduo. Credito aqueles que adentram os serviços públicos neste país com a vontade de trabalhar para o bem comum. Sim, existe muita gente boa nos serviços públicos. Gente boa na Polícia Federal, querendo melhorar esse país. Gente boa nos serviços de saúde, que luta por condições melhores de trabalho para atendimento os cidadãos (nós). Nesse momento, milhares de professores praticam seu ofício, garanto para vc, muitos deles com abnegação e extrema boa vontade. Em cada Secretaria… Read more »

Felipe Cps

Colt, desculpe-me, apenas agora entendi o que vc quis dizer, hehehe. Mas vou deixar meu comentariozinho, hehehe. Nosso povo é mesmo maravilhoso, eu posso dizer de boca cheia, como advogado tenho contato diário com um monte de funcionários públicos, cartorários super atenciosos (jamais perdem prazo algum), super cuidadosos com os processos (nunca se ouviu falar de processo perdido), juízes muito preocupados com o que se passa com meus clientes (nunca deixaram de fazer justiça aos litigantes, nem jamais ficaram dois anos com um processo para sentenciar), me servem até cafezinho nos gabinetes quando tenho que os chatear com algum despacho,… Read more »

MO

amem Felipe complementando o seu post, conheço um que é ao contrario do que vc falou, aceita suborno pra corre processos, licitações, saude e afins e 100 que ojerizam isso …. ops pera ai … conferindo … não sei porque, mas estou com a sensação de ter confundindo alguma coisa, tipo assim, invertido …. que ? majina estamos no Brasiu, um pais de tolos, ops digo todos apenas um detalhe extra ao seu coment, claro que tem gente boa, mas e propocionalidade exemplo de propocionaidade = um, dois, talves 5 cara bonsno gov do DF e muitos caras maus no… Read more »

Colt

Felipe Cps
VC acha as coisas na Nova Zelandia e Finlândia são fáceis? Que eles não tem problemas?
A diferença não está em ter ou não ter problemas. Mas como as pessoas os encaram.
[]s

Marcelo

Boa Noite pessoal Eu mais leio do que comento, mas vou dar meu pitaco, concordo com tudo que Colt escreveu, principalmente que a culpa de o pais estar deste jeito é do povo que elege estes trolhas, mas o povão sou eu, você, todos nós. Acredito que há uma melhora, ela é gradual, pequena mesmo, mas está ocorrendo, só que precisamos perder esta mania de que Deus tudo dá (AleLULA), de usar o maldito jeitinho para resolver as coisas, eu prefiro pagar a multa a subornar o policial, mas quantos agem como eu? Não sei, mas observando vejo que uma… Read more »

Felipe Cps

Colt: Concordo, me desculpe novamente. Completa inversão de valores a minha, querer comparar nossa gloriosa potência com paisecos daqueles, um é um diabo dum arquipélago no meio da casa __________, que tem de mais essa merla de menor índice de corrupção do mundo? O outro é a terra do Papai Noel, só tem rena e pobre naquela merla, foi mal, tem razão, prefiro a Bolívia, que é muito legal, tem chá e pó de altas ervas, e Cuba, maior produtor de charutos, biscates e médicos suicidas do mundo. Lá é que é legal. Tem razão mais uma vez. Desculpe-me de… Read more »

giltiger

Caramba, pelos dois parece que NADA melhorou!!! Colt e Felipe.. Se não fosse pelo governo atual o programa do submarino nuclear continuaria no estado vegetativo que o FHC o colocou… E se o programa se frustrar novamente no futuro será porque os “inteligentes” como vocês vão votar para trazer os moralmente ilibados e patrioticos políticos do PSDB e DEMOCRATAS de volta para o governo federal.. Realmente é difícil mudar algo no Brasil… P.S. MO dar ouvidos aos comentários da Globo/Globonews é o mesmo que ouvir uma consulta dos EUA. Aquilo é uma empresa americana que passa metade do tempo do… Read more »

MO

Giltiger sabe o que é amigo, tenho a sensação que eu vivia melhor quando criança que a gora posso propocionar aos meus filhos se algo mudou, notavelmente na area de informatica, computação e afins, mas no modus operandi do dia a dia, sei não cara, ate a linha de onibus da minha rua, (moro no mesmo bairro de solteiro, em uma rua paralela a minha de criança e vida inteira ate casar, sou bairrista 🙂 esta pior e bem pior …. tipo de 8 carros na linha, hoje ela opera com 4 (claro, que para não me estender) quanto ao… Read more »

Colt

(giltiger em 03 dez, 2009 às 2:36)
(Caramba, pelos dois parece que NADA melhorou!!! Colt e …)

Giltiger vou copiar o que escrevi em coment acima:
– Colt em 02 dez, 2009 às 11:52 – “Hoje, muita coisa mudou para melhor, mais gente correta ocupa as esferas da administração pública mas, a eficácia administrativa,…”
[]s