HMS Edinburgh no dique seco - foto BAE Systems

Na foto acima, mostrada em informe da BAE Systems de 18 de janeiro, o HMS Edinburgh, destróier de defesa aérea Tipo 42 da Royal Navy (Marinha Real) é docado em Portsmouth para seu último “major overhaul” ou PMG (Período de Manutenção Geral na nomenclatura da Marinha do Brasil). Os trabalhos de manutenção contratados à BAE Systems deverão custar 17,5 milhões de libras (aproximadamente 28,5 milhões de dólares ou 51 milhões de reais). É o último Tipo 42 a sofrer um PMG, marcando o final de uma agenda de manutenção da classe iniciada em 1979.

Entre os trabalhos a serem realizados, o casco deverá ser pintado com uma “supereficiente” tinta Sigma 990 que proporciona menor arrasto hidrodinâmico, para o que também deverá ser instalado na popa um spoiler subaquático conhecido como “transom flap”. Espera-se, com a instalação do spoiler e a nova pintura, que o consumo de combustível seja reduzido em até 15%.

As armas e os sistemas de comunicação deverão ser revitalizados e, quanto à propulsão, está planejada a retirada das quatro turbinas, com restauração de duas e substituição das outras duas. Outros melhoramentos incluem um “face lift” (redecoração) dos refeitórios, renovação do sistema de água doce, troca dos equipamentos de lavanderia e novos equipamentos para a galley (cozinha).

Tudo isso, segundo a BAE Systems, para aproximadamente mais três anos de serviço: a previsão para volta ao setor operativo  é outubro de 2010, com desativação programada para  2013.

FONTE / FOTO: BAE Systems

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Danilo

Belo exemplar de destroyer, o brasil podia fazer como o chile e adquirir alguns da Royal Navy, pelo menos até podermos comprar destroyers como o sul coreano KDX-III estes seriam os ideais, talvez nun futuro onde os abutres politicos do brasil ja não existam mais pelo menos em quantidade.

Saudações,

Danilo

Mauricio R.

Essa tinta e o flap, já não foram usados no PGM deles das Type 22???
Mas e a MB nessas areas??? Pesquisa algo p/ melhorar a operacionalidade de seus meios ou vai na cola do fabricante???

MO

Danilo

os t 42, mesmo os B III, foram muito utilizados pels RN, suas estruturas estão cançadas, não seria uma classe ideal pra compra de oportunidade

do mesmo jeito os 42 B III vão para o pPaquistão

ABS
MO

MO

Mauricio

observe em detalhe as unidades de esquadra da MB. Cada uma tem uma tonalidade de cinza … logo ……

abs
MO

Parthenon

Amigo “MO”, tinha percebido o mesmo, as Fragatas estão com tons distintos de cinza, e percebe-se isto principalmente na inscrição no casco. Pode se observar pelas ultimas fotos das nossas Fragatas no Exterior, participando de exercicio navais. Agora estou com o amigo MO, as T-42 não servirão pra nós não, ta aparente o desgate das mesma, banho de tinta não esconde mas não. Agradecer outra vez ao Blog Naval a oportunidade de postar, gostaria de estar contribuindo, mas infelizmente estou com um problema (a 6 meses) com o sistema PAYPAL.COM, devido a uma compra do EBAY.ES, espero que assim que… Read more »

Newton Carvalho

Não se enganem meus caros…

Estes “modernos” navios de combate irão logo, logo pintar pelas terras tupiniquins.

Oras, se a estrutura está cansada isso é irrelevante!
Os naviso da MB ficam a maior parte do(s) ano(s) ancorados!!

Mas ainda sim ficarão bacanas no desfile de 7 de setembro.
Tenho certeza que nosso almirante vão delirar com este possível novo brinquedinho…

marujo

Tenho a mesma informação do Ostra:os tipe 42 B3 irão mesmo para o Paquistão. Marcelo, que fim teve os T 42B2?

Nunão

Marujo, antecipando uma provável resposta do Marcelo:

Alguns do Block 2 ainda estão em operação juntamente com os 4 do Block 3

O destino dos desativados é exemplificado pelos links 6 e 7, de cima para baixo, ao final da matéria.

marujo

Obrigado, Nunão.