G091-f56

Atualizamos o Navios de Guerra Brasileiros com novas fotos do Garcia D´Ávila (G 29) que recentemente esteve no Haiti em missão de apoio logístico e transporte para o contingente brasileiro na MINUSTAH. Fotos gentilmente encaminhadas por Ivon Dias.

Também foi atualizada a pagina do NAsH Dr. Montenegro (U 16) e criada a do AvPq Aspirante Moura (U 14), este ultimo com fotos do nosso novo amigo “Naval”, Luis Miguel Correia do Blog Ships & The Sea – Blogue dos Navios e do Mar – com o qual passamos a realizar intercambio.

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Submarinekiller

Bela foto !
Não consegui reconhecer a viatura que está sendo desembarcada do
G-29. Viatura de dois eixos com aspecto blindado ? Se alguem souber me informar….Abraços

Submarinekiller

Ampliando bem a imagem, deu a impresão de ser o GUARA da Avibras: O GUARÁ foi desenvolvido a partir do chassi do veículo alemão fora de estrada, UNIMOG 4000, cuja plataforma serviu de base para concebê-lo e atender a alguns requisitos importantes, como a capacidade de elevadas velocidades em estradas (97km/h) e terrenos variados, ser aerotransportado por aeronaves de asa rotativa e fixa, um raio de ação de 600km, fácil manutenção e boa dependência logística, com baixa pressão sobre o solo e uma grande mobilidade tática e ainda previsto para receber blindagens adicionais, possuindo também um amplo espaço interno e… Read more »

The Captain

Este veículo, se brasileiro, a qual força pertence? MB-Fuzileiros ou EB?

Mauricio R.

É aquela inutilidade do Guará, provavelmente fugindo de algum bando de ton-ton macoute que pretendiam lhe fazer vudú!!!
O EB já testou e não gostou, vai servir no mto p/ o projeto de telemática da força.
Espero que a MB não faça papel de otária e adquira essa droga somente pq é de lavra nacional!!!
Material bélico tem que ser adquirido pq preenche requisitos de necessidade e desempenho, não pq é fabricado no país.

Galileu

Hum…. o que o Guará ta fazendo ai? Algum Editor sabe?

Antonio M

Sr. Galileu,

Na revista “Tecnologia e Defesa” nº120, pg. 39, há uma reportagem afirmando que o AV-VB4 Gaurá foi cedido pela Avibrás para o Exército brasileiro usá-lo no Haiti, em empréstimo.

Mas não encontrei nada que desabone o veículo.

jsilva

Antonio M respondeu o correto o VBL foi emprestado.

Quanto a foto na verdade a viatura nao esta embarcando e sim sendo desembarcada pois foi estivada nessa posição.

JOSEF SIMAS Jr.

BELO NAVIO !

BONITO E EFICIENTE ESTE Garcia D´Ávila (G 29) !

ESTES REALMENTE SAO OS “MULTIPLICADORES” PARA NOSSA MB COM OS NOSSOS GLORIOSOS FUZILEIROS (E O EB TAMBEM).
ISTO SIM E’ PROJECAO, SEM ELES COMO PODERIAMOS ATUAR NO HAITI ?
DEVIAMOS TER MAIS DESTES…

(Nota dos Editores – MO) Gentileza, NÃO GRITE !!!! pra que isso … seja educado, por favor, caixa alta não é tolerada)

Artur Paulo

Tem gente que se acha entendido em material bélicio, bom se o Gurá não é bom e se o EB não gostou dele, quem sabe neste teste real em patrulha ele se saia melhor e ainda os defeitos possam ser corrigidos. Pois acho que bem melhor testar o Guará e melhorar o seu projeto do que ficar comprando material de patreleira, já que esta palavra está na moda, ou ainda pior ficar soldando chapas de aço em Land P90 e P130. Pois só que já utilizou algo assim sabe que ruim é andar em uma armadura fake, para ser educado.

Edilson

QUe que o Guará tá fazendo no García?
que massa espero ver o veículo no inventário do Exército.
sds
Edilson

Edilson

http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=68620 Avibras cede veículo ao exército para auxiliar os trabalhos no Haiti Para auxiliar no trabalho do Exército Brasileiro no Haiti, a Avibras, de São José dos Campos, cedeu esta semana um veículo blindado para os soldados. A viatura blindada, de nome AV-VB4-RE Guará, é um veículo quatro por quatro, utilizado em operações em áreas urbanas, principalmente no caso de Porto Príncipe, capital do Haiti, onde as ruas são estreitas. Ele tem a cabine toda blindada e os pneus a prova de furos. http://www.alide.com.br/joomla/images/notas/HeliHaiti2/G29-Haiti04.jpg Este veículo vai ajudar o exército a se locomover entre os entulhos do terremoto que atingiu… Read more »

Mauricio R.

“…quem sabe neste teste real em patrulha ele se saia melhor e ainda os defeitos possam ser corrigidos.”

Para isso vc pode adquirir os Dingo 1 & 2, testados e aprovados contra as IEDs do Taliban, no Afeganistão.

“…bem melhor testar o Guará e melhorar o seu projeto do que ficar comprando material de patreleira…”

Como dito anteriormente, as FFAA não tem a minima obrigação de adquirir equipamento algum, somente por ser de lavra nacional.
Não é problema das FFAA, se a industria não acompanha o que se passa no mercado.

Paulo

Caro Maurício R.
Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Nos países ditos do primeiro mundo as empresas de material de defesa recebem apoio constante dos seus governos.
Ouvi numa destas rádios de notícias 24 horas que o pré-candidato José Serra teria dito num encontro com empresários que uma forma de apoiar a indústria nacional de defesa seria fornecer às polícias estaduais, a fundo perdido, viaturas e aeronaves blindadas, assim como armamento moderno.
Abraços

Galileu

Bom acho que já comentei aqui, um encontro que tive com o Guará…. Uma vez um executivo e 2 engenheiros foram vender o “peixe” Guará na unidade onde servia, tive a oportunidade de perguntar ao engenheiro, como era a blindagem e ele me disse que era melhor que a do Urutu, na parte frontal era semelhante ao do Cascável, aguentando .50 M1, nada de perfurante e etc… Me lembro que deu vontade de dizer, qualquer coisa é melhor que o lixo do Urutu, que sempre foi motivo de chacota na minha unidade.. E pelos folhetos que eles deixavam lá o… Read more »

Matheusts

Guara ta consertesa esta ai para testes, e realmente ele é muito melhor do que Merd.. do Urutu.

DV

Nenhum projeto nasce ponto e acabado. Se estão levando um (e apenas um) exemplar do Guará para testar é porque querem entender as limitações do veículo e voltar para a prancheta para melhorar. Isso se chama desenvolvimento do produto. De fato, as FA não têm a obrigação de comprar material só por ser brasileiro, mas não há indústria bélica no mundo que viva sem apoio estatal. Podem xingar o Urutu à vontade, mas foi um ótimo veículo para a sua época e para o seu custo. O Guará pode seguir os mesmos passos e vender que nem pão quente, para… Read more »

Artur Paulo

É Maurício R, vejo realmente quem não acompanha o mercado não cosnegue melhorar e só poderemos falar de algo se testarmos, copmpar os Dingo’s ótimo, compar outras VtrBld, ótimo, mas o por quê não testar e melhorar algo daqui. Até concordo que não temos a obrigação de compar 100% de material nacional, mas por essas idéias e ela ignorância de nossos governantes é que acabamos deixando a nossa indústria cada vez mais defasada. Caso o Gaurá não venha a cumprir com a missão, ok vamos comrar a Vtr Bld que assim o faça. Mas até lá vamos fazendo experimentações. Nossas… Read more »

Artur Paulo

Desculpe-me pela troca de letras, mas é que o meu teclado gastou. è por causa de divergencias e pessoas assim, de blog e de chats que as idéias amadurecem, espero que nossas “cabeças pensantes” tenham escondido algum sentimento de patritismo e testes de tudo, desde os Marruás Bld, os Commando M4 até Vtr maiores, pois nossas FA’a assim como as polícias, estão carentes não só de viaturas, mas de equipamentos em geral. Os testes servem para melhortar os conceitos assim como os processos de fabricação. Não quero ver mais Vtr 3/4ton com chapas soldadas ou píor alguns adaptadões, ou melhor… Read more »

Artur Paulo

Façam a gentileza de darem uma olhada neste linck, devemos agardecer enqaunto estamos estáveis economicamente, não temos conflito, pelo menos declarado s não ser dentro de nossas cidades contra o crime organizado, e por tal situação é que devemos testar todos as possibilidades. A Vtr estadunidense Cheetah é muito interesssante, mas só com teste e que se chega à maturidade e tenho a mais plena certeza que temos a possibildiade de desenvolver algo melhor do que temos hoje.
http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/TER.aspx?nn=136