AH-11A Super Lynx

No período de 12 a 30 de janeiro, as aeronaves AH-11A Super Lynx N-4003 e N-4009 (Linces 03 e 09), a bordo da Fragatas “Constituição” (F-42) e “Independência” (F-44), respectivamente, participaram da comissão ASPIRANTEX 2010, cuja missão foi realizar exercícios no mar abrangendo as Operações de Ataque, Anti-Submarino, de Esclarecimento e de Apoio Logístico Móvel; contribuir para a formação dos Aspirantes da Escola Naval e Alunos da EFOMM; aprimorar o adestramento dos meios da Esquadra e realizar ação de presença na área compreendida entre Rio de Janeiro-RJ e Natal-RN.

Nessa ocasião, as aeronaves foram empregadas em tarefas de Esclarecimento, OTHT, Planos de ataque coordenado Navio-Aeronave e Aeronave-Aeronave, QRPB diurno e noturno e fainas de PICK-UP / VERTREP.

AH-11A Super Lynx e F. Independência (F-44)

No dia 29 de janeiro, o 1° Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1), participou das buscas dos tripulantes do barco pesqueiro VICENTE II, que naufragou após ter sido abalroado por um navio mercante, a cerca de 40 milhas ao sul de Cabo Frio.

A aeronave AH-11A Super Lynx N-4004 (Lince 04) foi até o local do acidente e identificou 04 coletes salva-vidas do barco pesqueiro, permanecendo nas buscas dos náufragos, até a chegada da aeronave UH-14 Super Puma N-7071 (Pégasus 71), onde passaram a realizar as buscas em conjunto, sob o controle da cena de ação do Comandante do 1º Esquadrão de Escolta, embarcado na Fragata Niterói que localizou os náufragos.

AH-11A Super Lynx SAR

No dia 01 de fevereiro, o mesmo Lince 04, já embarcado na Fragata “Liberal” (F-43), realizou um exercício de “cross deck” com o navio de apoio logístico argentino ARA “Patagonia” (B-1), a 100 milhas ao sul de São Sebastião-SP.

Durante o exercício, a aeronave realizou três pousos visuais no convoo do navio, contribuindo para o adestramento e a interoperabilidade entre as Marinhas amigas.

ARA Patagonia

FONTE e FOTOS: ComForAerNav

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

Já encheu ver o ARA “Patagonia” no blog, qndo é que nossos “parceiro$ e$tratégico$” vão nos liberar um igual???

ezeca

quando escolhermos os Rafale
lógico!

Danilo

pois é !

JSilva

Tive a oportunidade de acompanhar, pelo AIS e pelo radio, o ARA Patagonia junto com os veleiros que estiveram no Rio no começa do mes, passando no través de Santos.