S-34 Tikuna

vinheta-exclusivoTikunaPor ocasião da vinda dos navios da US Navy ao Rio de Janeiro, de 01  a 03 de março, o ComenCh programou uma operação denominada Passex 2010, que contou com 3 Fragatas (Niterói, Constituição e Independência), 4 Helicópteros (01 SH-3A, 01 UH-12 e 02 AH-11A) e um Submarino (Tikuna).

Foram vários os exercícios realizados, destacando-se trânsitos da força conjunta contra oposição submarina, de superfície e aérea.

Nos 3 trânsitos sob ameaça do submarino Tikuna (S-34), este foi mais eficiente que a cobertura antissubmarino formada por 4 navios de escolta e duas aeronaves  (SH-60 Sea Hawk com sonar de imersão). Nosso Tikuna acabou afundando, de forma simulada, o NAe USS Carl Vinson, passando pela cobertura sem ser detectado.

S34 Tikuna_01

Os afundamentos foram com 2 torpedos MK 48 mod 6, no primeiro e no terceiro exercícios.

No segundo, um dos escoltas, o Cruzador USS ‘Bunker Hill’, detectou e disparou torpedos simulados na direção do ‘Tikuna’.

S34 Tikuna_05 S34 Tikuna_08 S34 Tikuna_04

S34 Tikuna_07

O corte seccional do Tikuna

FOTOS: Guilherme Wiltgen/Poder Naval

NOTA do EDITOR: Agradecemos ao CA Sidonio e ao CF Ferraz (ComDiv-1), pelos esclarecimentos prestados e ao CT Guilherme (BACS), oficial submarinista a bordo da Fragata Independência, que sempre ao final do dia nos passava um balanço dos exercícios, nos prestando todas as informações pertinentes.

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

84 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
M1

hummmm… o que eu posso dizer sobre isso?

AHHHHHHHHHH MULEQUEEEEEEEEE!!!! iiiiiirrrouuuu!!!!!!!!!

emerson

Tenho a impressão que os sucessivos sucessos dos IKL em exercícios mostra que a MB deve mesmo priorizar sua força de submarinos como principal arma de defesa do litoral e de ação no Atlantico sul. Imagino que a combinação de submarinos convencionais pequenos para águas rasas e de nucleares, maiores, para águas profundas, dará à MB uma grande capacidade de combate.

Considerando o plano de 3 SubNuc e a provável manuntenção de 4 ou 5 submarinos convencionais, me parece que a teremos uma tremenda capacidade de dissuasão.

parabéns à MB

Radical Nato

Sempre que leio manchetes deste tipo, fico me perguntando até que ponto os americanos facilitam.

Sds.

Matheusts

tambem olha o tamanho de um PA pra se defender agora quero saber como funciona a simulação de um torpedo e se o PA americano pode velo para tentar desviar (quase impossivel)

Matheusts

exatamente galante sem falar que a maioria dos sub nucleares tem lansamento vertical de misseis.
Alguem sabe se o nosso vai ter?

Defourt

De qualquer forma a matéria é enriquecedora.
Os comentários contribuíram muito hoje causando a explanação do Galante.

Vibrei muito com esta matéria!
Parabéns!

Carlos Imperial -> “dez, nota DEZ!”

Bronco

Isso prova que, embora tenhamos inúmeras limitações materiais, há algum grau de treinamento e alto nível de profissionalismo na tripulações.

Belíssimas imagens.

Agora o que resta saber é: será que “apenas” dois MK 48 mod 6 seriam capazes de pôr um classe Nimitz fora de combate?

Wolfpack

Guilherme e Galante, ótima matéria. Entendi que no segundo ataque simulado o Tikuna teria sido atingido pelo Cruzador USS ‘Bunker Hill’, então o saldo seria um NAe Americano posto a pique com a perda do Tikuna na seqüência, caracterizando um ataque com poucas chances de sobrevida, correto?
Dois torpedos Mk48mk6 seriam suficientes para colocar um NAe a pique? Lembro que eles têm um plano de contenção de avarias bem sofisticados, com portas com fechamento automático, etc…
[]s

Challenger

Galante, o designe dos blogs ficaram “Fera”.

Parabéns!!

Até onde estes Subs são vulneraveis aos Helis ASW?

Raul Cotrim de Mattos

Eu prefiro sempre sobrevalorizar o inimigo do que subestimá-lo.

Não creio que os americanos deixem que uma marinha estrangeira estude suas vulnerabilidades desta maneira.

Essa não é a galinha dos ovos de ouro.

De qualquer jeito, um submarino é uma arma furtiva, enquanto o porta-aviões é um alvo grande e relativamente fácil de se atingir.

Patrick Silva

Acho que essa placar a favor do Tikuna é furado. Estados Unidos investem bilhões de dólares em sua marinha, enquanto Brasil infelizmente pouco investe. Um Tikuna não seria capaz de vencer um porta-aviões com todas suas modernas escoltas e helicópteros ASW. Pra mim os EUA permitiram o Tikuna vencer o exercício para mostrar que nossa marinha é eficiente e que não precisa de investimentos, saindo assim com lucro. Nunca confio nos Estados Unidos.

Wiltgen

Se vissem os SH-60 Sea Hawk “dippando” à caça do Tikuna, não falariam isso!

Abraços,

Alex Nogueira

Parabéns para a marinha do Brasil! Mais uma vez conseguimos afundar um Nae americano 😀 Mesmo que só em exercício já demonstra o valor e a importãncia de nossos meios de combate. Fico imaginando quanto o sub nuclear já estiver operacional xD

rodrigo avelar

fico pensando o pq a nossa marinha não fez mais tikunas? mais 2 desses e os escorpenes que virao estariamos com um numero de sub convencionais respeitado

carl94fn

Ótima matéria parabéns ao pessoal do blog, mas principalmente a MB o caminho é esse, mais uma vez parabéns.

Radical Nato

Obrigado Galante pelos seus esclarecimentos!
Mas ainda acho que os americanos dão uma canja.

Concordo com o meu xará, dentre as forças navais, a mais dissuasória é a de submarinos, é realmente uma arma fabulosa, nem uma marinha está segura.
Tomara que o programa do SNB siga firme e sem tropeços.

SDS.

Patrick Silva

Queiram me desculpar, sou novato na área, aliás, também sou novato aqui nos comentários. Galante, obrigado pelos links, li todos e agora compreendo que esteva errado. Eu tinha dado minha visão sobre a notícia, que apesar de eu achar que os militares brasileiros são de estrema competência e capacidade (eu também serei um militar), achava que os submarinos brasileiros não consiguiriam fazer frente às escoltas americanas, mas estou convencido que estava errado. Se possível, me indique mais links sobre o assunto.

Ilya Ehrenburg

Falta, por parte da Marinha do Brasil, um “perifoto”, como troféu iconográfico.

Vitor

Nossas fragatas que fizeram a escolta junto com uma americana?
Parabéns a equipe do submarino
Abraços

Ozawa

Com todo respeito aos nossos bravos Falcões, cujo legado de luta e abnegação é viva e historicamente descrito na bela obra do Cmt. Linch: “O Vôo do Falcão Cinza”, mas debruçando-me sobre o tema desse post, lendo os comentários do Galante, e os links aqui propostos, os quais conheço a bom tempo, e virando-me para o nosso inerte A12 cujas verdadeiras amarras que lhe prendem ao porto são, na verdade, as amarras da recorrente contingência de recursos… Sim, sopesando tudo isso, não encontro motivos, razoáveis e consistentes, para a MB não investir seus, parcos, recursos, em uma linha de batalha… Read more »

Samuel Henrique

Mais uma vez, nossos submarinistas dão um Show de prontidão operacional! Parabens a tripulação do nosso caçador submerso! Só tenho uma duvida… Pelo que entendi, a escolta do PA foi efetuada por navios brasileiros e o Bunker Hill. Todos as nossas fragatas no exercicio foram as Niterois, que me lembro que teve seu sitema de sonar muito criticado ha algum tempo atraz! Teria isso, contribuido para os resultados? Não estou diminuindo o feito de nosso “Tikuna”, e fiquei radiante quando li sobre este feito do nosso “assassino litoraneo”. Mas gostaria da opinião de nossos colegas do blog sobre estas supostas… Read more »

Nick

Parabéns à tripulação do S-34 Tikuna por mais esse afundamento!

Único problema que vejo nos dielsel- elétricos é o alcance e velocidade limitados. Para cobrir um mar territorial como o nosso , Teríamos de ter uma quantidade muito maior. Sendo o programa dos Subs Nuclear Nacional um sucesso, e sendo produzido pelo menos 4, teremos esse problema diminuído.

[]’s

PC

Simplificando:
O submarino sempre tem a vantagem pois ele te escuta muito antes e muito mais longe do que vc pode escuta-lo.
Daí, fica relativamente mais fácil para ele se colocar em posição de ataque – os exemplos são muitos (o Conqueror nas Falklands, o Tikuna em exercícios, etc).
É para tentar evitar esse tipo de coisa que se lançam as aeronaves antisubmarino (P3, helicópteros e etc).
Parabéns ao Tikuna pois mesmo essa coisa “relativamente fácil” que eu disse acima, na prática não é tão fácil assim de fazer.
Sds

MO

pena mesmo Ilya

Se ele tivesse na superfice, ou sem problemas de revelar sua posição em cota periscopica, seria um ttrofeu !!!!!!!!!!!!!!

uma pena ele não ter emergido

MO

Dunga

Fica faltando saber com quantos MK 48 Mod 6 precisam ser colocados dentro do casco do Carl Vinson para ele realmente afundar…

Parece que até agora o unico afundamento de porta avioes real com este formato de casco foi com o America CV 66 a mais de 10 anos mas foi um afundamento por alagamento estrutural. não ha até hoje qualquer registro de treinamento quanto ao alagamento por ruptura de casco ocasionado por torpedos…

A marinha dos EUA que se apronte que ainda chega a sua vez…

Alexandre

Parabéns a tripulação. Prova do excelente treinamento que recebem.

Dunga

Do jeito que os submarinos da MB estão com a pontuação alta, fica a pergunta :
Por que no futuro não teriamos uma marinha costeira, com navios patrulhas de 45 m e patrulhas oceanicos de 80m , armados com misseis e submarinos convencionais do tipo “hunter killer” posicionados em cada sede de distrito naval, (menos Ladario e Manaus).

Dez patrulhas novos mais tres submarinos convencionas para cada distrito naval ta bom demais…

Ficariamos com uma proteção costeira “boa” e “dentro do orçamento que se pagam para isto”…

As marinhas modernas vao ser assim no futuro por causa do orçamento apertado.

angeloRS

Se submarinos diesel-elétricos não fossem temidos, a US Navy, não os teria levado para treinamentos lá.

Galileu

Fico feliz, pela notícia, pois sei que numa guerra o sub é o ultimo que vai pro saco, são nossas esperanças…..até que enfim o nível de comandantes tapados das nossas forças, em especial a MB está diminuindo, sim porque foi uns tapados que penderam pro NAe, um caixão ambulante com meia duzia de aviões da década de 50, um p-51 só tem velocidade menor que o a4, o resto é igual.

5 subs, mais 4 scorpene, privisao pra mais 3 apos os 4, e ainda um subs nuclear…..é o que ha, vende logo o opalão “alvo móvel”

abraço

corsario01

Ilya, o que o Tikuna Tamoio, Timbira e Tapajó mais tem são as peri-fotos. O Tikuna ainda tem o video dos navios em que ele atira, pois no periscópio é possível se gravar em video o ataque.
Infelizmente, só pude ver. tentei por diversas vezes ter as perifotos para por no Base Militar, mas obtive êxito.
Existe uma razão, e eu entendo, mas prefiro não colocar aqui.

corsario01

Detalhe: Para fazer o ataque, o sub não precisa emergir, pois ele pode fazer o ataque sem o uso do periscópio. Mas, em exercícios, uma vez que vc “POW nos cara”, vc sobe e faz a festa.

Lacerdinha

A Firma é forte, “Parabéns ao desempenho da Função” ao CF responsável pelo Tikuna, que sempre foi um submarinista e é sangue muito bom.

Rulian by TooD*

Bom Dia!!

É de sentir orgulho o que nossos herois, mesmo com pouco recurso, conseguem fazer. Parabens aos marinheiros e todas as forças que fazem o possivel para defender esse pais, demonstrando o diz a letra de nosso hino… “verás que um filho seu não foge a luta”.

Parabens.

Dalton

“Fica faltando saber com quantos MK 48 Mod 6 precisam ser colocados dentro do casco do Carl Vinson para ele realmente afundar” Dunga, a informação é classificada, presume-se que 2 torpedos não seriam suficientes para afunda-lo, mas bastariam para deixa-lo fora de ação, impedindo operações de voo. O América que vc mencionou, na verdade foi afundado como alvo há 5 anos atrás apenas e embora valiosos os testes, não se pode contar com as equipes de controle de danos, já que o navio encontrava-se vazio. O Tikuna sem duvida saiu-se bem no exercicio, mas desta vez penso que as coisas… Read more »

João Gabriel

Off Topic

Porque chamam o A12 de “Opalão” alguém tem algo contra os Opalas?

corsario01

João Gabriel, pelo contrário, no passado o Opalão 6cc era o bixo. Todo mundo queria acelerar um com aqueles 6 canecos e seu som caracteristico.
Como o São Paulo é meio conteporâneo a ele, o apelido foi dado, pois gostamos do São Paulo tanto quanto gostávamos do Opalão Diplomata 6 cilindros.

Wolfpack

Acredito ainda que a maior arma anti-submarina é outro submarino, e isso teria grande relevância em um confronto assimétrico entre um Diesel-elétrico e as escoltas nucleares da NAe, e claro o estado de prondidão de todos. Mesmo assim as chances de um diesel-elétrico afundar um NAe não são desprezíveis, mas sua sobrevida sim, devido a sua velocidade fuga e profundidade de operação. Por um lado alguns colegas dizem que os americanos facilitam para fazer pensar que a MB é muito capaz e não precisa evoluir. Prefiro olhar a parte do copo cheia do que a vazia. Se o exercício é… Read more »

Pedro

Acho que o segredo de nossas forças navais, está aí, investir em submarinos convencionais e nucleares.

Ronaldo de souza gonçalves

Os submarinos são armas extremamente perigosas, o tikuna alvejou o port5a aviao amereicano, Os tupis em exercicio da otam alvejaram o Principe de asturia e em exercicios o São Paulo foi alvejado também. recordem que um submarino chines submergil no meio da esquadra americana. São armas letais o Brasil faz bem em investir neles e numa tripulaçao numerosa para que não se perca com tempo a performace. acho que poderia usar cada vez mais simuladores.poderia formar varios capitaes mesmo que depois alguns fossem comandar submarinos e outros fragatas

MO

Pad, since o equixercicio nao tenha outros rounds em curto espaço de tempo as foi o caso …. right ?

MO

Harpia

Amigos. Perguntaram sa dois MK-48 Mod 6 seria suficiente para afundar um NAE. Veja as fotos do estrago que fazem em um Destróier da classe SPRUANCE. https://img361.imageshack.us/img361/9325/attachmentpm2.jpg http://img361.imageshack.us/img361/585/attachmentpz9.jpg Tem esses vídeos também. http://www.youtube.com/watch?v=_oUNt47G-08 http://www.youtube.com/watch?v=GVRxvOTB0pA http://www.youtube.com/watch?v=jQT6l-05UvQ Aí eu pergunto a vcs: Será que existe no mundo um controle de avarias que consiga deter um alagamento causado pela explosão de um torpedo? Então imaginem dois? E o pior. O torpedo não explode o alvo por impacto e sim embaixo dele e a onda de choque quebra a quilha do navio e aí já era. Quem foi bonzinho na vida vai p/ o… Read more »

Genilson Mendes

Informação como essa deve ter maior divulgação na emprensa, para nossa população tomar conhecimento da inportancia de um sub em uma esquadra, observando que nossos almirantados estao no caminho certo ao optarem pelo sub nuclear e convencionais.

Challenger

Os Porta Aviões Norte Americanos frequentemente são fotografados por Submarinos de Marinhas menores, o Blog inclusive já publicou varias delas como aquela feita por um Sub Peruano de um NAE Yankee.

Não acho que há facilitação, uma vez os tripulantes tem a obrigação de se defender da melhor maneira possivel mesmo que em treinamentos.

peter pown

Que venham os novos subs! Que venham, ainda, novas escoltas e novos Naes.

GUPPY

Bravo Zulu a toda a guarnição do Tikuna.

Dunga

Sr Galileo, chamar os comandantes da marinha do brasil de “Tapados” é no mínimo uma total falta de vivencia do ambiente da marinha.
Acredito que a sua area seja força aerea ou exercito, para falar de marinha tem que saber alguma coisa.
Primeira lição: Os comandantes da marinha do brasil estão entre os mais bem treinados para as suas funções com destaque até com relação as marinhas dos EUA, Inglaterra e França.
Só porque temos um povo IGNORANTE de marinha e um governo corrupto não quer dizer que a marinha seja igual…