Treinamento reunirá marinhas de diversos países do Atlântico
A Marinha do Brasil chega nesta quinta-feira (13 de maio) a Mar Del Plata para a 51ª edição do exercício UNITAS (UNITAS LI), que acontece entre os dias 13 a 27 no litoral argentino e envolve mais de 3.000 militares, dos quais aproximadamente 320 brasileiros. A Marinha participa com o Grupo-Tarefa (GT) composto pela F-42 Fragata Constituição, S-34 Submarino Tikuna e um helicóptero de ataque AH-11A Super Lynx, do 1º Esquadrão de Helicópteros de Ataque (EsdqHA-1) para apoiar operações de salvamento de vidas no mar, vigilância e ataque.
A UNITAS é uma das mais antigas operações multinacionais do mundo e tem como principais objetivos: incrementar a interoperabilidade entre as marinhas, contribuir para a manutenção das boas relações diplomáticas existentes e estreitar os laços de confiança mútua, constituindo assim um dos marcos da solidariedade hemisférica do continente. Este ano participam navios, submarinos e aeronaves da Argentina, Brasil, Estados Unidos e México.
Na primeira na fase, na Base Naval de Mar Del Plata (18 a 23 de maio), ocorrerão reuniões preparatórias para os exercícios militares, uma coletiva de imprensa (na manhã de 14 de maio), intercâmbio de oficiais, e eventos esportivos para as tripulações. O exercício seguirá então para a fase de mar, na qual estão previstos adestramentos com mísseis, canhões, aviões controlados remotamente e simulações de combate a navios, aeronaves e submarinos. Na segunda fase de porto (24 a 27 de maio), em Buenos Aires estão previstas reuniões de análise de desempenho, cerimônia de encerramento, nova coletiva com a imprensa (26 de maio), e a comemoração da data Nacional Argentina.
Visitação pública gratuita
A Fragata Constituição estará aberta à visitação pública gratuita nos dias 14 (13:00 às 18:30h) e 16 (09:00 às 18:30h). Os visitantes poderão assistir ao “Cerimonial à Bandeira” que ocorrerá no final da tarde, será comentado em espanhol, e terá a execução do Hino Nacional brasileiro.
Comandantes
As unidades navais brasileiras são comandadas pelo Contra-Almirante Edlander Santos, Comandante da 1ª Divisão da Esquadra, e suspenderam do porto do Rio de Janeiro no dia 05 de maio, realizaram uma atracação no porto brasileiro de Rio Grande (RS), e na Argentina visitarão os portos de Mar Del Plata e Buenos Aires.
A Fragata Constituição, Navio-Capitânia do GT brasileiro, é comandada pelo Capitão-de-Fragata Marcos Borges Sertã e permanecerá atracada no porto de Mar Del Plata de 13 a 18 de maio. Possui 129 m de comprimento e conta com uma tripulação de 258 militares. O navio possui modernos radares, canhões, mísseis antiaéreos e anti-superfície, torpedos para emprego contra submarinos e um helicóptero AH-11A Super Lynx, para auxiliar em operações de salvamento de vidas no mar, vigilância marítima e ataque. A Fragata Constituição ficou conhecida por participar das operações de busca do airbus da Air France que caiu no mar em 31 de maio do ano passado, voo AF-447.
FONTE: Marinha do Brasil FOTO: Poder Naval Online
VEJA TAMBÉM:
- ‘Tikuna’, o caçador de porta-aviões
- Passex do NAe USS ‘Carl Vinson’ e cruzador USS ‘Bunker Hill’
- Esquadrão HA-1 em ação
- O Gigante do Poder Naval
- O nascimento do ‘Urso’
- Operacion Multinacional Alianza
- ‘Constituição’ transportando destroços do Airbus da Air France
- Voo 447 – Entrevista com o Comandante da Fragata ‘Constituição’
- Fragata ‘Niterói’ encalha em Arraial do Cabo
- Afundando o ex-USS Conolly na UNITAS Gold
- ‘Constituição’ encerrou sua participação da UNITAS GOLD
- Depois da UNITAS e da missão de salvamento, ‘Constituição’ voltou ao RJ
- Escoltas da América do Sul da UNITAS 50
- Entrevista com um comandante de submarino da MB
Mexicanos? Humm curiosos!
Cume qui é
Cerimonial em mexiquense ?
que coisa, em nossa epoca nos e os cara era posto pra fora antes do “prep”
MO
Um GT, tão pequeno precisa se comandada por um almirante . Verdade tantas coisas eram proibidas no passado que hoje são permitidas .
GT pequenino pra UNITAS… Tá todo mundo em PMG e as Niterói cansadas dos “Joint Warrior”?
O Tikuna é que não para quieto…
MO
vc sabe que navio era aquele que estava no porto do rio la no cais da Mauá?
nao deu pra ver bem pois vi de relance, ele desatracou hoje pela manha e saiu da boca da barra um pouco depois do Mattoso Maia e um pouco antes do Garcia D´avila
parecia um tanque, mas muito diferente dos que eu to acostumado a ver, lembrava um pouco de longe o fort austin
nao da pra ter certeza
Não sei não P 39
Não acompanhei o Rio pilots hoje e não sabia e ou estava ligado nas manobras dai hoje
Abs
MO
Hó Puai, é cada uma. 🙂