Navio da Coreia do Sul afunda na fronteira norte-coreana

27

Chonan

vinheta-clipping-navalUm navio sul-coreano com 104 pessoas a bordo afundou hoje perto da fronteira marítima do país com a Coreia do Norte. O naufrágio ocorreu após uma explosão não identificada na popa da embarcação da Marinha, segundo militares sul-coreanos. O governo de Seul convocou uma reunião emergencial de segurança, mas um porta-voz presidencial disse que ainda não está claro se o naufrágio foi resultado de alguma ação da Coreia do Norte.

Uma embarcação sul-coreana havia disparado contra um objeto não identificado, mas posteriormente concluiu-se que se tratava de uma revoada de pássaros, segundo o comando militar da Coreia do Sul. A embarcação de 1.200 toneladas, chamada Cheonan (PCC-772, classe “Pohang”), naufragou entre as 21h e as 22h (hora local), perto da ilha de Baengnyeong, no Mar Amarelo. Há uma operação de resgate em andamento. Um porta-voz militar informou que 58 tripulantes já foram resgatados.

“Por ora, não está certo que a Coreia do Norte esteja relacionada” com o incidente, afirmou um porta-voz do presidente Lee Myung-Bak. “Descobrir a verdade é importante, mas salvar nossos marinheiros é mais importante”, afirmou Lee Myung-Bak, segundo seu funcionário.

Uma fonte do governo, citada pela agência de notícias Yonhap, afirmou que funcionários investigavam as possíveis causas do naufrágio. Entre elas estavam um suposto ataque da Coreia do Norte com um torpedo lançado por um barco, uma mina norte-coreana ou a explosão de munições que estavam na própria embarcação.

A emissora YTN, citando um funcionário do escritório presidencial não identificado, afirmou que a embarcação estava bem ao sul da fronteira, onde seria improvável a presença de navios norte-coreanos. Os militares da Coreia do Sul afirmaram que não havia movimentações militares fora do comum na Coreia do Norte e na zona de fronteira marítima onde houve confrontos navais com mortes em 1999 e 2002. As informações são da Dow Jones.

FONTE: Estadão

NOTA DO EDITOR: o navio afundado é uma corveta da classe “Pohang”, que foi oferecida ao Brasil dentro da proposta de venda dos destróieres KDX-2.

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Invincible

Será que foi um torpedo de um sub ou uma sabotagem?

Tito

Ai caramba, essa não ia ser nossa? hehehe

Xô velharia, venha de onde vier.

Agora, se o naufrágio foi causado pela Coréia do Norte, será que terá resposta, se fosse o inverso viraria propaganda política contra os “porcos capitalistas do sul”, mas duvido que partissem para briga, acho que o norte seria massacrado e eles sabem disso.

Abs

Antonio M

“…Uma embarcação sul-coreana havia disparado contra um objeto não identificado, mas posteriormente concluiu-se que se tratava de uma revoada de pássaros, …”

Pô, que aves vingativas …..

bulldog

Tito,
” mas duvido que partissem para briga, acho que o norte seria massacrado e eles sabem disso.”

Discordo… A China não quer, de jeito nenhum, influência americana no “seu quintal”. Já interveio uma vez (guerra da Coréia) e acho que o faria de novo, caso os EUA apoiassem a Coréia do Sul. Penso que vai ficar nisso…uma retaliação na mesma proporção qdo oportuno. Mas o sul tem que tomar cuidado com a China, caso queira “partir pra briga”.
sds

StoppingPower

Uma mina talvez?

José Maria Bravo

Correto Galante.

Bem, mina na popa só com espoleta de retardo, ou com a Corveta em boa velocidade. Mas é improvável. Torpedo? Well… o regime do Norte não teria nada a ganhar, mas pode ser… Até melhores informações, fico com a explosão de artefatos a bordo.

Vale lembrar que no naufrágio do Cruzador Bahia, mesmo com os relatos dos sobreviventes (no exercício de AAA acabaram por atingir cargas de profundidade na popa), durante anos insistiu-se na versão de torpedeamento por U-Boat. E, nesse caso de agora, o excêntrico ditador de PyongGyang é um “mordomo” muito fácil.

Aguardemos maiores detalhes.

Joaca

Mergulhadores de combate suicidas! è isto.
Pelo visto a Coréia do norte está querendo elevar a temperatura (em alguns milhões de graus Celcius) na peninsula coreana.
vamso ter problemas se for confirmado o ataque
At
Joaca

Guarda Marinha

Senhores, mais um acidente entre as republicas coreanas que ficaram sem uma explicação conclusiva.
Aquela região é um barril de polvora permanente…

Tito

Desculpe Galante, mas acho que não sai do tema não, creio que tenha sido um acidente (que pode tambem ser usado como propaganda nortista pelo Ping-Pong), pois duvido que as ameaças do Norte passem de latidos.

bulldog em 26 mar, 2010 às 15:16

Disse aquilo no caso de um confronto Sul-Norte apenas, com a participação de terceiros é difícil de prever que desfecho teria a guerra, dependeria de uma serie de fatores como quem se envolveria e quanto.

Sds.

Paulo Costa

Muito provevel um acidente a bordo,com a perda do navio.

Guarda Marinha

Teriamos a informação sobre o tempo de serviço da PCC-772, classe “Pohang”) em questão?

Ilya Ehrenburg

Apesar da tentação extrema de comentar sobre possíveis implicações futuras e os seus desdobramentos, vou me conter e ater-me, tão somente, ao evento naval, noticiado. Imagino, por ter a explosão acontecida na popa, que se foi um torpedo pesado, este era antigo, com espoleta de contato, e não um torpedo moderno filo dirigido. Descarto que tenha sido obra de uma belonave de superfície, já que não houve nenhuma manifestação dos sul-coreanos, sobre alguma detecção. Sobra, por conseqüência, a possibilidade de ter sido uma mina. Não duvidaria, pela tensão existente entre as duas repúblicas, que a região em questão receba densa… Read more »

Galileu

“Uma embarcação sul-coreana havia disparado contra um objeto não identificado, mas posteriormente concluiu-se que se tratava de uma revoada de pássaros”

Tão atirando até em assombração…

Pra mim foi acidente na própria embarcação, se não fosse tão provável ocorrer, não haveriam tantos treinamentos para casos dde acidentes.

José Maria Bravo

Tovarichi Ilya Grigoryevich

Grato pela gentil saudação.

Ilya Ehrenburg

Não há de quê, Sr. José M. Bravo.
A lembrança do trágico destino do NMB Bahia foi pertinente. E acredito que seja a melhor explicação para a tragédia sul – coreana, que foi aqui noticiada.

Nick

A primeira impressão seriam minas , mas a explosão foi na popa… Torpedos?? A Coréia do Norte seria capaz de uma provocação dessas??? aliás isso está além da provocação mesmo. Por enquanto fico com a hipótese de um acidente interno.

[]’s

Manock

“…Uma embarcação sul-coreana havia disparado contra um objeto não identificado, mas posteriormente concluiu-se que se tratava de uma revoada de pássaros, …” em alto mar? seriam migratórios? os tripulates estavam passando fome por isso atiraram nos pássaros? e o greenpeace já se manisfestou?

são muitas as possibilidades geopolíticas…

Quem viver verá.

Manock

ditongo

Acredito que em áreas e momentos de tenção militar as informações são todas controladas. Cada lado faz seu jogo de propaganda. Leva anos pra a verdade ser revelada. Acho improvável que foi detonação de mina aquática. Realmente pode ter sido um acidente no paiou de munições, assim como, tem a mesma probabilidade de ter sido um disparo de torpedo de um submarino. “Tem o dia da caça e o dia do caçador”. Mas quem sou eu pra saber o que de fato ocorreu. Será mesmo que a corveta estava à atirar num bando de aves? essa é a pergunta mais… Read more »

Dalton

Uma pequena correção ao comentário do Ilya:

o cruzador Bahia, na verdade um “scout cruiser”, naufragou em 4 de julho de 1945, 2 meses após a rendição alemã e não em 1942.

sds

Ilya Ehrenburg

É verdade, Sr. Dalton. Obrigado por corrigir minha falha memória. Sobre o NMB Bahia – http://www.naviosdeguerrabrasileiros.hpg.ig.com.br/B/B006/B006.htm: Terminada a Guerra, passou a operar em um novo e importantíssimo serviço, qual o de ocupar a estação de uma ponte de apoio ao transporte aéreo das tropas americanas, de regresso aos Estados Unidos. Nessa estação, com o sacrifício de vidas preciosas de oficiais, suboficiais, sargentos e praças, inclusive 4 marinheiros americanos, perdeu-se em conseqüência de violenta explosão na popa no dia 4 de julho de 1945, às 09:10 hs, próximo aos Rochedos de São Pedro e São Paulo. Na catástrofe perderam a vida… Read more »

MO

ei o que eh NMB do C Bahia ?

Espaciba pelo eventual esclarecimento …

MO

MO

GM

comissionou em maio de 1989

MO

GUPPY

MO

Acho que NMB é Navio da Marinha Brasileira.

Abraços

Ubiracir B Miranda

Gostaria de convidar desde o mais simples recruta até o almrantado como um todo da nossa gloriosa e promissora Marinha do Brasil a visitarem meu site, para que possam saber um pouco do que se passou com o encouraçado Aquidabã naquela noite de 21 de janeiro de 1906 quando ele se encontrava ancorado na Baia de Jacuecanga aqui em Angra dos Reis. Assim como os norte americanos torpedeavam os navios brasileiros ao longo de nossa costa durante a segunda grande guerra, e culpavam os alemãs, nos dias de hoje não está descartada a possibilidade de que o naufrágio desta corveta… Read more »

Dalton

Ubiracir… vc tem alguma prova de que os decrepitos submarinos americanos classe “R” “S” da frota do Atlantico, já que os melhores que eles tinham estavam todos no pacifico, torpedearam nossos navios? E olha que nem foram tantos assim antes de nossa declaração de guerra!! O primeiro navio mercante nosso atacado, o Taubaté foi metralhado por uma aeronave nazista no mediterraneo, mesmo estando nosso navio identificado com as cores verde e amarelo. O ataque resultou em um morto e foi realizado em março de 1941, muito antes da entrada dos americanos na guerra. Depois do Taubaté, outros 6 navios brasileiros… Read more »

[…] Navio da Coreia do Sul afunda na fronteira norte-coreana Tagged with: Cheonan • Coreia • Pohang  Se você gostou desse post, compartilhe! […]