Em Seul, câmeras documentam vestígio do torpedo norte-coreano que afundou a corveta Cheonan sul-coreana no Mar Amarelo, durante entrevista

Manifestantes sul-coreanos participam de protesto contra a Coreia do Norte em estação de trem de SuwonUm torpedo disparado de um submarino da Coreia do Norte afundou uma corveta (navio de guerra) sul-coreana no dia 26 de março passado, no Mar Amarelo, matando 46 marinheiros, revelou uma investigação internacional sobre o incidente, o que deflagrou uma nova crise na região.

“As provas nos levam a concluir, de maneira integral, que o torpedo foi disparado por um submarino norte-coreano”, afirmou nesta quinta-feira, em Seul, um membro da equipe de investigação. “Não há outra explicação possível”.

Após a divulgação do resultado, o presidente sul-coreano, Lee Myung-Bak, afirmou por telefone ao primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd, que “adotará medidas enérgicas contra a Coreia do Norte”, e que contará com a cooperação internacional. “Devemos fazer a Coreia do Norte admitir sua ação e obrigá-la a ser novamente um membro responsável da comunidade internacional”, disse Lee Myung-Bak.

Os Estados Unidos condenaram “energicamente este ato de agressão”, acrescentando que a equipe internacional de investigação fez um “trabalho objetivo e científico”, segundo o porta-voz da Casa Branca Robert Gibbs. O presidente americano, Barack Obama, manifestou seus pêsames a Lee Myung-Bak e ao povo sul-coreano pela perda de 46 vidas a bordo da embarcação.

A Coreia do Norte reagiu negando qualquer envolvimento no incidente e advertindo para o risco de uma “guerra generalizada” caso sofra sanções internacionais ligadas ao naufrágio. A Comissão de Defesa Nacional (NDC) da Coreia do Norte chamou de “invenções” as conclusões da comissão internacional de que um submarino norte-coreano tenha afundado a corveta “Cheonan”.

Conservadores sul-coreanos protestam contra a Coreia do Norte, em Suwon

“Vamos adotar medidas enérgicas, inclusive uma guerra generalizada, se sanções forem impostas à Coreia do Norte”, prometeu a NDC, presidida pelo número um do regime norte-coreano, Kim Jong-il, segundo a Yonhap.

O comunicado afirma ainda que a Coreia do Norte vai enviar seus próprios especialistas à Coreia do Sul para verificar as provas citadas pelos investigadores internacionais. Na mesma nota, a NDC chama de “traidor” o presidente sul-coreano, Lee Myung-Bak.

No início de maio, os investigadores informaram ter encontrado um fragmento de torpedo nos destroços da corveta, retirados do fundo do mar. O fragmento continha “um tipo de alumínio” que “não existe” na Coreia do Sul, revelou um dos investigadores. A corveta de 1,2 mil toneladas “Chenoan” naufragou após explodir e se partir em dois diante da ilha de Baengnyeong, no Mar Amarelo.

FONTE/FOTOS: AFP

½½¶óÀ̵å 1

NOTA DO PODER NAVAL: Nosso leitor “Excel” enviou link com o material divulgado pelo Ministério da Defesa da Coreia do Sul, mostrando todo o estudo aprofundado que foi realizado nos restos da corveta Cheonan da classe “Pohang”. Clique aqui para visualizar o relatório, com descrições também em inglês.

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Joaca

senhores
Vi a análise, muito boa, os caras foram extremamente profissionais.
Nãos ei não se a chapa não vai ferver nesta região.
At
Joaca

brujhar

Bom uma duvida, não foi o navio Sul-coreano que atirou primeiro ” em uma revoada de pássaros” ?
Ele estava navegando por quais águas ? Pois pelo google maps a ilha de
Baengnyeong parece ser o limite entre a as Coreias.

Abraços

Fernando Loureiro

Não vai acontecer nada. Coréia do Sul não quer uma guerra…

Almeida

Agora vai dar m…

Pedro

Pois é, esperar para ver, mas acho que a Coreia do Sul, não vai jogar fora todo seu crescimento ao longo dos anos em uma continuação a guerra passada(atual). E claro á longo prazo com a eventual anexação(fusão) dos dois países, quem sabe a Coreia hoje do sul e futuramente apenas Coreia, não seja um novo Japão. Já que com a anexação das duas coreias, uma de 1º mundo e outra de 3º mundo, abrirá um novo gargalo de infra-estrutura(rodovias,aeroportos,portos e etc),e uma nova classe média ávida por comprar surgirá. Claro com todo o choque já visto pela alemanha ocidental… Read more »

marujo

Esse naufrágio tem a ver com a fragilidade das corvetas Po Hang?

Vader

Os norte-coreanos fdp deveriam ter de pagar indenização às famílias dos militares mortos pelo resto da vida. Ou então “pau-neles”!

Aliás, acho que aquela m. de país já deveria ter sido é riscada do mapa-mundi… País terrorista do c…

Olhem a forma como os canalhas respondem à investigação! Ameaçando de guerra! Quer guerra? Vai ter guerra então! Cães!

É que aquilo lá é tão podre que não vale a pena nem queimar munição…

Paulo César

Lembrando-se que, tecnicamente, a Coréia do Norte ainda está em guerra com os EUA e a Coréia do Sul.

humberto

Admito que quando vi a noticia sempre pensei em alguma caca dos marinheiros ou uma mina, achava a alternativa do torpedo uma piada (apesar do navio ter ser quebrado no meio, bem do estilo de um torpedo), agora, vendo isto..só me vem na cabeça que algum marinheiro da coreia do norte tenha ficado nervoso e ter disparado o torpedo, não tem com aceitar que tenha sido uma ordem de algum superior..Mas na Coreia ..tudo pode e eu posso estar errado e novo..
Deus queira que a coisa fique no bate boca de sempre..
[]

Cláudio

Ao que tudo indica, as peças acima constituem o “instrumento do delito”, é o famoso “corpo do delito”.

E agora, qual será a sanção ???

Pedro

Não tá muito “pequeno” o rabo desse torpedo? Pois geralmente torpedos de submarinos são de 21″ e geralmente a parte traseira do motor é bem maior do que parecem nas fotos. Esses restos parecem mais com torpedos leves, comuns em navios, de 375mm e 400mm. Será que a Corveta não detectou o submarino, disparou o torpedo e o mesmo atingiu a corveta? Na IIGuerra o Crusador Britânico “Trinidad” em combate contra Destroyers Alemães, foi vitima de seu proprio torpedo, onde apos o lançamento do mesmo, o sistema de navegação do torpedo pirou e fez 180º acertando em cheio o Cruzador.… Read more »

Freitas/Raimundo

Caro Humberto; mesmo que você não seja reservista da marinha,a simples leitura das excelentes reportagens do Poder Naval,ensinam alguma coisa.Claro que foi um torpedo e a investigação foi seria. Agora, nenhum marinheiro apavorado teria disparado o torpedo pois tal ato,em nenhum submarino e em nenhuma marinha, é um ato isolado. Existem uma série de procedimentos que culminam com a ordem de disparo do torpedo,ordem essa que só pode partir do comandante,nunca sem o seu conhecimento.

Alex Nogueira

Para mim é mais uma obra dos EUA, seria bom para eles ter uma nova guerra esse ano, assim eles aquecem a econômia e vendem mais umas armas para a Coréia do Sul e mostra que o mundo ainda está cheio de terroristas.

Para quem não sabe, os EUA tem uma porção de terra na Coréia do Sul, porção que é restrita para eles, como se fosse território americano….legal né?

MO

Pedro

não é privilégio da RN e do Trinidad não

vc ja ouviu falar em S Humaitá, classe Oberon ?

Vc saberia um dos fatores que levaram a sua baixa ?

quanto aos sul coreenses,não creio que devam ficar quietos, pois, seria estimulantissima para sua Marinha e principalmente para os familiares dos tripulantes que pereceram …

MO

MO

Não Marujo

Ja foi explanado varias veses os possiveis causas de uma eventual não detecção

creio que se intencional, naquele local, com aquelas condições, aconteceria com qualquer um

MO

Marcelo

Acho que pode ser mais um motivo contra o “eixo do mal”. A Coreia do Sul retalia de forma branda mas sofre um contra-golpe pesado norte coreano, que possuem massa humana mas pouca tecnologia. Os EUA varrem o norte do mapa e entregam território precisando de nova infraestrutura para suas emrpesas construíem e o sul ganha mao de obra barata, que precisa de dinheiro para comer, para suas fábricas. o custo de vidas é alto? sim, mas político pensa nisso detrás de seu gabinete?
Minha esperança pessoal é que não de em nada, vamos ver…
abçs
MM

Galileu

Hum…….e agora, se isso não motivo pra levar a Guerra, então o que é?

Mas acho que não vira nada, como disseram, a C do sul não tá afim de Guerra, mas vai saber o que pensa os políticos de lá.

Brandalise

Alex, discordo de vc… agora os EUA querem o caminho livre para se concentrar no Iran. esses caras sao a “bola da vez”. Os Norte Coreanos vao ficar para depois, se os EUA puderem evitar um confronto agora. Mas parece que toda a vez que os EUA vao se engalfinhar em alguma disputa, acontece algo na Coreia do Norte, como se fosse para segurar um pouco a onda dos EUA! Eh teste e missil de um lado, navio afundado do outro… sei nao…

URSS

Vader disse: 20 de maio de 2010 às 12:14 Olhem a forma como os canalhas respondem à investigação! Ameaçando de guerra! Quer guerra? Vai ter guerra então! Cães! É que aquilo lá é tão podre que não vale a pena nem queimar munição… Vader falar é muito facil! A Coreia nao é o Iraque q a unica coisa q podia fazer era tentar defender-se e todos os danos ficavam no seu territorio. A Coreia tem o poder de contratacar e de fazer Seul uma cratera. Isso de fazer guerra é tudo muito bonito qd é a milhares de quilometros de… Read more »

Vader

URSS disse:
20 de maio de 2010 às 16:51

“A Coreia tem o poder de contratacar e de fazer Seul uma cratera.”

Não, meu caro URSS, estás enganado. A Coréia Vermelha tem o míssil e tem a bomba mas esta não cabe naquele. Ou seja: ela não tem como lançar seu artefato nuclear. Ainda…

Sds.

URSS

Vader ela nao precisa de artefato nuclear nenhum para destruir Seul e tu sabes muito bem disso.

Brandalise

Aproveitando o comentario do Claudio: “Ao que tudo indica, as peças acima constituem o instrumento do delito, é o famoso corpo do delito.” Putz, tah muito convincente mesmo! MAS, se o cachorro nao pode abanar a cauda, a cauda que abane o cachorro! Entao prefiro ainda ser como Sao Tomeh e fazer duas perguntas que considero oportunas: 1) Eh esse mesmo o “corpo do delito” (na verdade, “a arma do crime”)? Eh isso mesmo? Ou esse torpedo aih eh mais um recurso “didatico”, para a midia ver? Na reportagem eles soh falam em residuos de aluminio… 2) Sobrou tudo isso… Read more »

Vader

URSS disse:
20 de maio de 2010 às 17:03

“Vader ela nao precisa de artefato nuclear nenhum para destruir Seul e tu sabes muito bem disso.”

Não, não sei não. Pode especificar? Ou vc acha que se destrói uma cidade inteira com míssil convencional?

Se for isso, olha que já teve um sujeitinho que tentou fazer isso com Londres e se deu mal… 🙂

Sds.

URSS

Vader, nao vou especificar pois é uma perda de tempo explicar para quem nao quer entender!

Cronista

Se eu fosse apostar num ateoria da conspiração para provocar uma guerra não colocaria em cheque a investigação. As fotos falam por si, seria muitíssimo trabalhoso enxer os destroços de indícios de explosão externa. Mesmo um leigo pode perceber que a explosão foi fora do casco (linahs de deformação, marcas de pressão, etc.). Logo, não foi o paiol que explodiu, até porque mísseis e magazines de munições estão intactos. Eu creio que a conspiração seria no sentido de interferir nos dois navios e provocar um combate, algo que ocorre com certa frequência naquela região. A própria classe da corvesta que… Read more »

marlige

A chapa vai ferver !!!!!!!!!!

alguem ainda tem duvida do poder de um submarino? os “chinas do sul” foram atacados, afundados, morreram e ninguem sabe, ninguelm viu.

Vader

URSS disse: 20 de maio de 2010 às 17:35 “Vader, nao vou especificar pois é uma perda de tempo explicar para quem nao quer entender!” Ora ora, como quiser URSS. Não sou adivinho nem tenho poderes mediúnicos para inferir o que o amigo está pensando. Mas não há nada, repito, NADA que a Coréia Comuna possa fazer contra a Coréia do Sul que ela não entre pelo cano… A não ser escaramuças do gênero, mandar meia dúzia de mísseis convencionais, e mandar para a morte seu exército de um milhão de comunas armados de pouco mais que AK-47… O que… Read more »

Ivan

Felipão, Desta vez vc está enganado. O problema maior da Coreia do Sul, hoje, é a China Continental. Se a questão estivesse apenas entre as Coreias o assunto já estava resolvido, pois o Sul é imcoparavelmente mais forte que o Norte. O povo coreano do sul tem dado provas todo dia da sua capacidade de trabalho e desenvolvimento. Transformaram MEIO país em uma potência econômica e militar respeitável, imagine o que fariam com um país INTEIRO. Pois é, além disso os coreanos já sofreram bastante nas mãos de chineses e japoneses, sabem bem onde estam inseridos. São 48 milhões de… Read more »

Excel

Companheiros, Não vai haver guerra por lá pois isso não interessa a ninguém, nem à Coreia do Norte que apesar da bravata tem tanto medo da guerra quanto o sul. Além do mais às potências interessa também a manutenção da divisão na península e não tem interesse em se envolver numa guerra que consumiria recursos imensos e poderá desentabilizar todos os que se envolverem. No momento a maior preocupação do Presidente Lee é encontrar uma saída diplomática que não provoque a guerra mas também não passe a idéia de fraqueza ou passividade do sul. Poucos sabem mas nos anos 80… Read more »

Alexandre

Se o sul não responder, vai estar assinando a sua fraqueza e, dizendo para qualquar país da região, podem nos encher de bombas, que não faremos nada, só protestaremos, com aqueles que sobreviverem. É brincadeira mesmo, esse políticos da atualidade. Cadê a soberania do país? Ter um navio afundado e não retaliar?? Só pra frouxos mesmo.

Dalton

Excel… vc esqueceu de mencionar, pois sei que vc sabe, que em 1968 houve uma tentativa de assassinar o então Presidente da Coreia do Sul Park Chung-hee, que falhou, mas em uma nova tentativa alguns anos depois, a esposa dele acabou sendo morta por agentes norte coreanos. Mesmo em 1967, a Coreia do Norte afundou uma belonave sul coreana com 39 mortos…e provavelmente o fato mais conhecido foi o avião da KAL (korean air lines), voo 858, que foi destruido em pleno voo com a morte de 115 pessoas por uma bomba colocada por agentes norte coreanos. A Coreia do… Read more »

Excel
Excel

Dalton, Muito bem lembrado. Os norte coreanos tentaram mesmo matar o presidente do sul várias vezes e o sul tem reagido de forma passiva para evitar um mal maior. Foi por causa disso mesmo que a Coréia do sul chegou onde chegou. Quanto à derrubada do avião comercial em 1967 essa história eu não conhecia. Pensei que você estava falando do avião derrubado pelos soviéticos nos anos 80, mas pelo jeito é outra história … Ah … mas tem também a história oposta, quando o sul planejou matar o líder norte coreano como retaliação à tentativa de assassinato mencionada por… Read more »

Dalton

Excel…

o voo da KAL abatido pelos sovieticos foi o de nr 007 ocorrido em
1983, o de nr 858 ocorreu em 1987 e os agentes norte coreanos
quando capturados, um casal, engoliram capsulas de cianureto.

O homem morreu instantaneamente mas a mulher sobreviveu, foi
condenada a morte, mas foi perdoada tendo em vista a lavagem cerebral que havia recebido e mais tarde escreveu um livro contando suas experiencias como agente e o lucro revertido às familias dos mortos do voo.

abs

Leo

É rapaz… E tinha gente por aqui que jurava que os subs da Coréia do Norte eram “latas velhas”…

Parece que essas ‘latas velhas’ tem um belo de um ferrão, capaz de por a pique um moderno meio Sul Coreano…

A Coréia do Norte não é mosca morta, todos sabem disso. Além do que tem a China bem do lado.