Frota fazia parte de “uma operação terrorista”, diz premiê israelense

7

ataque israelense a frota de ativistas

A frota de ajuda humanitária que seguia para Gaza, atacada pela marinha israelense na segunda-feira, fazia parte de “uma operação terrorista”, pelo que “Israel está sendo vitima de um ataque de hipocrisia internacional”, disse nesta quarta-feira (2) o primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, em um discurso transmitido pela TV israelense.

“Não era um cruzeiro de amor, era um cruzeiro de ódio. Não era uma operação pacífica, era uma operação terrorista”, declarou Netanyahu, ao justificar o sangrento ataque à flotilha humanitária, no qual morreram nove passageiros.

Netanyahu também afirmou que o bloqueio a Gaza vai continuar. O bloqueio marítimo a Gaza é necessário para evitar que “se torne um porto iraniano” e “uma ameaça para o Mediterrâneo e a Europa”, disse o premiê.

“Nosso dever é inspecionar todos os barcos que chegam. Se não o fizermos, Gaza se tornará um porto iraniano, o que seria uma ameaça real para o Mediterrâneo e a Europa”, afirmou Netanyahu.

“O Estado de Israel continuará exercendo seu direito a autodefesa. A segurança está acima de tudo”, acrescentou o primeiro-ministro israelense.

Ainda de acordo com Netanyahu, o Hamas, o movimento islâmico radical que controla Gaza, “continua a se armar e o Irã, transferindo armas ao Hamas, em particular foguetes e mísseis.

Briga no Parlamento de Israel

O ataque foi debatido hoje no Parlamento israelense. A sessão foi marcada por desentendimentos entre deputados judeus e árabes, que resultaram em empurrões e gritos, quando a parlamentar Hanin Zoabi, que viajava com os ativistas, tentou discursar.

Vários deputados exigiram à Presidência do Parlamento que proibisse o discurso dela. A parlamentar do partido ultranacionalista Israel Beiteinu Anastasia Michaeli subiu ao palanque e tentou empurrá-la para tirá-la de perto do microfone.

Outros deputados tentaram separar as duas mulheres e, na confusão, foram ouvidos insultos contra Hanin, com gritos de “traidora”, “inimiga” e “cavalo de Tróia”.

Deportação atrasada

A saída de seis aviões turcos com centenas de ativistas da frota que levaria ajuda humanitária à Faixa de Gaza detidos por Israel foi atrasada hoje no Aeroporto Internacional Ben Gurion por “problemas administrativos”, de acordo com o Ministério de Exteriores israelense.

O porta-voz Yigal Palmor explicou que um dos principais “problemas administrativos” foi um pedido apresentado à Suprema Corte por organizações locais para impedir a saída de Israel de alguns ativistas supostamente envolvidos “em agressões a soldados israelenses” durante a abordagem da frota, em que nove pessoas foram mortas.

Palmor assegurou que o governo de Israel é partidário de deportar os ativistas, mas que “a última decisão corresponde ao Supremo Tribunal, que confiamos que seja tomada em breve”.

FONTE: UOL Notícias

NOTA DO BLOG: na foto acima aparece uma Saar 5, o navio mais bem armado da Marinha de Israel

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tito

““Nosso dever é inspecionar todos os barcos que chegam. Se não o fizermos, Gaza se tornará um porto iraniano, o que seria uma ameaça real para o Mediterrâneo e a Europa”, afirmou Netanyahu.”

A quem não tinha entendido ainda, precisa de mais explicação?

Abraços

Fuzila

Um coisa é inspecionar os navios que entram em águas territoriais israelenses. Durante o dia e seguindo um processo de aproximação dentro da normalidade. O que é bem diferente de invadir com helicópteros e barcos de ataque durante a madrugada, em águas internacionais e com munição letal. Sem mencionar que já era de conhecimento de todos o objetivo, trajeto e a multinacionalidade dos passageiros. Os quais eram compostos também por cidadões do parlamento europeu e intelectuais. Até mesmo um ex-diplomata americano e uma parlamentar israelense estava embarcada. Em relação a esse comentário do senhor Netanyahu: “Não era um cruzeiro de… Read more »

Fuzila

Ps: … estavam embarcados.

Francoorp

Operação terrorista… realmente é muito terrorista levar brinquedos pra crianças, livros escolares, remédios, comida e outras ajudas humanitárias… lembrando sempre que o Hamas foi eleito pelo povo, assim este cerco israelense contra Gaza se transforma em um ato contra a democracia, e os atos contra a democracia são atos terroristas !!! Este é terrorismo de estado, terrorismo do estado hebraico !!! Quanto aos mortos, as leis do meu país, pois é por estas que eu tiro um paradigma pois sou brasileiro, descreve este ato como pirataria a escopo de terrorismo, seguido de homicídio Pluri-qualificado!! Um dia tudo isso será vingado… Read more »

Vader

“O Estado de Israel continuará exercendo seu direito a autodefesa. A segurança está acima de tudo”, acrescentou o primeiro-ministro israelense.

Parabéns a Israel e a seu governo, que não negociam com o terrorismo antiamericano internacional, nem tergiversam com seu direito de defesa. É isso mesmo, pau-neles IDF!

Sds.

Ilia

Para os defensores ingenuos da liberdade e direitos humanos aqui vai um artigo poblicado numa agencia muito conceituada de noticias russa, a Rosbalt. Google translate, a tradução esta muito boa. Leiam coisas sobre a ogranização “pacifica” que os malvados israelitas não gostam. Escândalo sustentada em Gaza “flotilha da liberdade”, foi detido por soldados israelenses com armas, se tornou um dos principais temas de discussão no mundo nos últimos dias. Foram levantadas por quase todos os aspectos – do direito internacional do mar, a legalidade da detenção de cidadãos estrangeiros em águas internacionais. Mas poucas pessoas se perguntavam quem era o… Read more »

grifo

Sabe aquela “ajuda humanitária” tão importante que estava a bordo da frota? Comida, cimento, artigos de primeira necessidade? Conforme prometido, Israel desembarcou a carga, inspecionou e colocou em 20 caminhões para entregar aos palestinos em Gaza.

Só que então o Hamas se recusou a recebê-la:

http://edition.cnn.com/2010/WORLD/meast/06/02/israel.palestinians.aid/

Se alguém ainda precisava de uma confirmação sobre o verdadeiro caráter desta “ajuda”, não precisa mais…