Home Marinha Portuguesa Submarino ‘Tridente’ será entregue na quinta-feira

Submarino ‘Tridente’ será entregue na quinta-feira

189
11

tridente-1

vinheta-clipping-navalO submarino ‘Tridente’, que está pronto no cais n.º 6 dos estaleiros da HDW, em Kiel, Alemanha, já tem data de entrega a Portugal. Segundo apurou o Correio da Manhã, o submarino será entregue no dia 17, quinta-feira.

Trata-se do primeiro dos dois submarinos encomendados por Portugal ao consórcio alemão GSC (German Submarine Consorcium).

A aquisição de novos submarinos arrasta-se quase há uma década e tem sido alvo de polémica. O concurso passou por vários governos do PS e do PSD/CDS-PP, estando sob investigação, há mais de um ano, o dossiê das contrapartidas e o contrato assinado entre os fornecedores alemães da Ferrostaal e membros do executivo Barroso/Portas.

Os dois submarinos custam cerca de mil milhões de euros e foram adquiridos através de “leasing”. O Executivo, se Bruxelas autorizar, quer inscrever as verbas para o pagamento no orçamento de Estado só em 2012.

A compra de armamento através de “leasing” foi introduzida na Lei de Programação Militar (LPM) no governo de António Guterres.

FONTE: Paula Serra/Correio da Manhã

Subscribe
Notify of
guest
11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos
Marcos
10 anos atrás

Porque “se Bruxelas autorizar”? Não entendi essa parte… Abraços a todos…

Dalton
Dalton
10 anos atrás

Marcos…

Bruxelas é capital da União Europeia !

abraços

Marcos
Marcos
10 anos atrás

Olá Dalton…
… mas concorda comigo que fica esquisito, né? Um país precisar de autorização de outras instâncias para equipar-se com equipamento de defesa. Mas claro… eles estão em outra realidade política… Abraços…

pp_muscimol
pp_muscimol
10 anos atrás

Voces nao perceberam nada!!

nenhum pais precisa de autorizacao para se equipar com o que quer que seja!!

O que o ministro Portugues quer fazer é receber o submarino este ano e fingir que paga so em 2012 para o deficete publico de 2010 nao explodir ainda mais. Esta a tentar fazer batota com contas publicas para parecer que este ano a despesa esta sob control.
Custa-me acreditar que voces estejam tao mal informados sobre a UE !!

cheers

Blader
Blader
10 anos atrás

As economias da zona do euro estão todas em situação pré-falimentar e lá todo mundo continua se armando até os dentes, Me pergunto para que? Mas eu mesmo respondo, longe de ser um pacifista ingenuo, é a paranóia de inimigos imaginários. Ademais, o que faltar nos orçamentos nacionais, dá-se um jeito de arrancar das antigas colonias africanss e sulamericanas.

pp_muscimol
pp_muscimol
10 anos atrás

“lá todo mundo continua se armando até os dentes”… engano… a europa esta desarmando ate aos ossos!!!…. portugal vai ter apenas dois pequenos submarinos e 5 fragatas com mais de 15 anos!! ve o caso da Inglaterra ou da França….o numero de navios de guerra diminuiu bastante nas ultimas decadas. Se ouver um novo problema nos balcans vamos ter de chamar os EUA de novo para o resolverem porque aqui niguem tem misseis de precisao!!…e os que tem nao tem muitos!! existem problemas serios entre os eslovenos, hungaros, romenos, etc ….problemas que nao existem ai no sul!!….pode dar guerra civl… Read more »

pp_muscimol
pp_muscimol
10 anos atrás

interessante:
possivel corrida Argentina vs Brasil
http://www.areamilitar.net/noticias/noticias.aspx?NrNot=925

Tito
Tito
10 anos atrás

Blader

“Ademais, o que faltar nos orçamentos nacionais, dá-se um jeito de arrancar das antigas colonias africanss e sulamericanas.”

Tem certeza mesmo que você quis dizer isso?

Dalton
Dalton
10 anos atrás

“mas concorda comigo que fica esquisito, né? Um país precisar de autorização de outras instâncias para equipar-se com equipamento de defesa.” Marcos, o Muscimol já explicou acima , Bruxelas é de fato a capital da UE e sendo assim Portugal precisa dar satisfação de seus gastos, seja gasto militar ou não e como pretende pagar , afinal tudo que a UE menos precisa é outra crise como a da Grecia. Quanto a Europa, eles realmente estão cortando meios, mesmo a Alemanha acaba de retirar de serviço seus 6 submarinos tipo 206A antes mesmo dos 2 novos tipo 212 entrarem em… Read more »

Luso
Luso
10 anos atrás

Blader, caramba! Vocês já não são independentes há já uns aninhos valentes? Ainda és assombrados pela colonização de Lisboa? Deixa-te disso. Pessoal, os nossos dois países podem-se apoiar mutamente e muito mais do que agora. Da nossa parte, (Portugal) para isso temos que colocar primeiro a casa em ordem. E para isso é preciso afastar a gente que cultiva esta nossa divisão. É gente perigosa que vocês aí também tem com fartura. E atenção que essa “vossa” gente também vos vai vender assim que chegar a oportunidade. Não estejam atentos, não… O português, apesar das picardias menores que tem convosco,… Read more »

BAV
BAV
10 anos atrás

Artigo do blog Barco à vista sobre os submarinos U209 PN:
http://barcoavista.blogspot.com/2010/01/submarinos-da-classe-tridente.html