Campanha ‘O Canhão é nosso!’

6

“Nas comemorações do final da Guerra do Paraguai, em 1 de março de 2010, o vice-presidente do Paraguai, Federico Franco, pede a devolução do canhão “El Cristiano” para reparar a honra do povo paraguaio. Sendo um obus de grande capacidade para a época, o mesmo estreou na Batalha de Curupayti, quando o General Mitre, a frente do comando das tropas aliadas, logrou uma severa derrota e a baixa de mais de 8 mil de seus comandados. Definitivamente, dadas as proporções de formação do contingente aliado, o bronze do canhão, não ressoando mais durante os cultos, ressoou ao expulsar projéteis, para perfazer a morte de milhares de brasileiros…”

Conheça a campanha e participe do abaixo-assinado:

SAIBA MAIS:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
adlermedrado

Estou divulgando. Acho um absurdo devolverem o canhão e qualquer outro troféu de guerra.

Tenho apenas uma pergunta: Soube que tem alguns documentos que também foram trazidos que não podem se tornarem públicos por recomendação do Itamaraty. Isso é verdade? Se for, porque?

Marcos

Marcos disse: 3 de julho de 2010 às 10:57 Parabéns aos editores em compartilhar esta matéria com o poder aereo, espero que tenham colocado tambem no poder naval. Pois esta peça conta um pouco do que foi a maior Guerra da America do SUL, e de uma das batalhas mais sangrentas a de Curupayti, mais de 8.000 homens tombaram ali. Mais tarde El Cristiano foi levado a Humaitá, aonde foi usado contra os encouraçados Brasileiros, para sorte de nosso marinheiros, ele não surtil o efeito desejado. E com isso faço as minhas palavras como o nosso colega Aldo Ghisolf proferiu:… Read more »

Marcos

Sobre a devolução do canhão “El Cristiano” da Guerra do Paraguai!
Por César Maia em 19/03/2010

Menos de duas horas de Assunção há um memorial com navios que participaram da Guerra do Paraguai, entre os quais, brasileiros. Uns dois anos atrás foi descoberta a carcaça do navio Rio de Janeiro. Se a decisão de devolver “El Cristiano”, por seu simbolismo, está tomada, que sejam devolvidos os navios brasileiros também.

Agora pergunto, Alguem acredita mesmo que eles irão devolver alguma coisa?

Vader

adlermedrado disse:
3 de julho de 2010 às 17:32

Nunca ouvi falar disso, mas se for verdade é uma ótima pergunta. Porque?

Quanto ao canhão, já falei o que tinha pra falar no ForTe. E já repassei para todos meus contatos.

Sds.

Aldo Ghisolfi

Repassem a campanha aos amigos e parentes. Visitem o site e assinem:

http://www.ocanhaoenosso.com.br

Dalton

Meu Pai viu este navio brasileiro, mencionado pelo Marcos que foi capturado pelos paraguaios, é a canhoneira Anhambaí.

O mais grave é que o ” El Christiano” estava em uma lista de itens a ser devolvido ao Paraguai no Governo Medici e só não o foi devido ao tamanha da peça de artilharia que exigiria fosse demolido parte do local onde encontra-se, porém os demais itens da lista foram devolvidos sim.

Isto que Médici foi um General !