No mês de maio de 2010, o 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2), através da aeronave UH-14 Super Puma N-7070 (Pégasus 70), realizou tiro de metralhadora lateral no estande de tiro da FAB, na Marambaia/RJ, com a participação de militares da DSAM, BAeNSPA e do próprio Esquadrão.

Tal feito, última etapa do processo de homologação do pedestal da metralhadora MAG 7,62mm, foi coroado de sucesso e possibilitou avaliar o seu comportamento durante o emprego real do armamento.

O referido pedestal, projetado e confeccionado por engenheiros aeronáuticos e militares da BAeNSPA, tem custo irrisório em relação ao disponibilizado pelo fabricante e cumpre as diretrizes do Comandante da Marinha, de nacionalização dos equipamentos e redução de dependência externa.

A partir da homologação do pedestal, a Marinha do Brasil passará a contar com aeronaves Super Puma adequadamente preparadas para fazer frente a ameaças assimétricas aos meios da Esquadra, incrementando ainda mais a capacidade da aeronave que, atualmente, é a única com grande autonomia e com capacidade de infiltrar uma equipe completa de mergulhadores de combate em embarcações, durante incidentes de proteção marítima.

Os ensinamentos obtidos com tal tipo de operação possibilitarão o desenvolvimento de doutrina própria que será de grande validade por ocasião do recebimento pelo HU-2 das novas aeronaves EC-725 “Super Cougar”, previsto para ocorrer já no ano de 2011.

“In Alis Vis et Virtus” (“Nas Asas Força e Virtude”)

NOTA do EDITOR: Bravo Zulu HU-2!

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Joao Gabriel Porto Bernardes

Poxa agora que o HU-2 está homologando esse tipo de armamento?! que dizer então que antes nossos fuzileiros eram transportados em Helos desarmados,só utilizando os próprios fuzis pra TL?! que isso….tem coisas que não dá pra acreditar…os Marines desde a Guerra da Coréia já utilizavam Helos armados em suas operações,até nossos “hermanos” já o faziam nas Malvinas….será que vai levar mais quanto tempo pra homologar os SBAT-70?! Talvez os mísseis anticarro só serão homologados no próximo século….

Abraços!

Joao Gabriel Porto Bernardes

É verdade Galante,também somos um país que nunca tivemos ameaças reais de conflito e até hoje só participamos de operações de paz…porém como agora estamos ganhando projeção mundial no aspecto geopolítico,ainda que seja por meio de uma diplomacia um tanto errática,precisamos de ter meios dissuatórios,e também agora temos o pré sal….

Abraços!!

Wiltgen

João,

Antes os UH-14 recebiam o apoio das aeronaves UH-12, armadas com as metralhadoras laterais MAG 7,62mm, agora os próprios UH-14 estão armados com ela.

Abraços,

Marcos

MAG 7,62mm, não seria mais adequado um calibre maior?
Ou não caberia na lateral do Helo com atirador?