La Spezia, Itália – Durante a segunda semana de junho, a Oto Melara, uma empresa Finmeccanica, em conjunto com a Marinha italiana, realizou com sucesso testes de tiro com o sistema Strales, a bordo do navio da Marinha Italiana Comandanti Foscari (uma unidade naval da classe “Comandanti”). Os ensaios tiveram lugar em mar aberto, em frente ao Interforze Poligono Salto di Quirra (PISQ), um campo de tiro italiano inter-serviços, situado na Sardenha.

O Strales, desenvolvido sob o financiamento da Marinha italiana, é um sistema antiaéreo, antimísseis de curto alcance, que consiste na instalação, nos canhões Oto Melara de 76mm Super Rapid (SR), de um emissor de feixe de orientação de Rádio Freqüência (RF), capaz de guiar uma rajada de projéteis de pequeno calibre DART contra alvos subsônicos e supersônicos, com capacidade de manobra e grande aceleração lateral.

Esta capacidade pode ser estendida a todas as armas 76/62 Super Rapid em serviço, através da instalação de um kit que também inclui a possibilidade de uma magazine de alimentação capaz de selecionar automaticamente munições diferentes, de acordo com o papel que a arma é solicitada a realizar.

A bordo do navio Foscari, o Strales é integrado ao Sistema de Controle de Tiro NA25, produzido pela Selex Sistemi Integrati.

Os ensaios foram realizados contra alvos aéreos rádio-controlados, de alta velocidade, contra os quais os projéteis DART foram disparados em quatro diferentes engajamentos, em diferentes distâncias de mais de quatro quilômetros.

Graças a câmeras de vídeo especiais de IR de alta resolução instaladas sobre a arma para fins de diagnóstico, foi possível gravar as imagens da explosão do DART no exato instante em que ele interceptou o alvo.

A explosão, ativada pela espoleta de proximidade do projétil, realizou-se segundo as modalidades da programação previstas, mostrando o sucesso completo da fase de lançamento, as capacidades de manobra e precisão de interceptação da munição DART.

Estes ensaios de tiro têm representado a última atividade de verificação da Oto Melara sobre o nível de desenvolvimento alcançado pelo sistema completo, num ambiente que reproduz as mesmas características de uma missão operacional típica no mar.

Em outubro de 2010, uma outra campanha de tiro será realizada, a fim de avaliar a configuração das munições Dart para o início da fase de industrialização do primeiro lote, que será dedicada à atividades de qualificação.

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio M

Ôpa !!!! Vai fazer parte do acordo militar entre as marinhas do Brasil e Itália ?!?! rsrsrs!!!

gerson carvalho

Caros, olha ai o negocio melhorando, assim nosso novos patrulhas vão ficar muito ferozes.

Nick

Nossas FREMM à Parmegianna tem que vir com isso aew 😀

V.T.G.

Em contra partida, a vida dos destruidores de navios está ficando cada vez mais difícil.

Dando uma de futurista fantasioso, será que existe a possibilidade de um míssil-torpedo? Ou seja, um míssil (lançado por aviões), que em um primeiro estágio “voa” como um míssil ar-terra. Contudo, em uma determinada distância do alvo, ele submerge, passando a agir como um torpedo.

Ou colocaram “drugs” no meu café da manhã?