Um velho torpedeiro da Coreia do Norte da classe P-6 pode ter afundado a corveta da classe “Pohang” da Coreia do Sul. Outras possibilidades são o choque com uma mina ou acidente.

P-6

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alexandre

Pensei que era o PT 109. Se realmente esse velho torpedeiro foi o responsável, vai dar pano para manga. Acredito mais na hipótese da mina.

Nelson Lima

Se um torpedeiro com cara de Snellboot alemão da grande guerra ainda tem poder ofensivo contra uma corveta lança-mísseis acho que o mundo está gastando dinheiro demais com navios stealth!

PerSan

Não foram as corvetas da Classe Pohang, de 1.200t que a Coréia ofereceu como “mimo”ao Brasil caso concretiza-se o reaparelhamento da marinha com ela???

V.T.G.

Espero, realmente, que um acidente ou no máximo uma mina, seja o responsável. Naquela região até um pedido de desculpas pode provocar um comflito.

Mauricio R.

Ainda mta especulação e pouco conteúdo…

Pedro

Fala sério… Vamos parar com especulações isso só aumenta nossa ansiedade, seja para o bem, ou para o mal.

Abraços.

Paulo

O governo da Coréia do Sul já se manifestou oficialmente? Pelo menos para dizer que só sabe que nada sabe?

Alex Nogueira

Interessante o sistema dessa embarcação Norte coreana, apesar de antiga o desenho e o formato me parece ser bem furtivo, também acredito ser muito eficiente pois sendo compacta fica mais facíl ser localizada e assim pode chegar mais perto do alvo para atacar.

Seria interessante ver essa concepção nos moldes dos sistemas atuais.

Alex Nogueira

Para falar a verdade achei muito louca essa embarcação. nota 10 xD

demolidor

É senhores se for verdade q. esta corveta foi apique devido um ataque deste velho torpedeiro, imaginem como estão os sul coreanos vendo sua nave sendo botada apique por um banheirão com mais de trinta anos; como dizem, os velhos tb. tem forças e espertize.Contudo ainda acredito que foi uma mina, se não a coisa não teria ficado barato.

Leo

Os norte coreanos são bons de porrada !!! São “ossos duros de roer”!!

Mauricio R.

“Os norte coreanos são bons de porrada !!! São “ossos duros de roer”!!”

Em 1950-53, se não fosse pela ajuda da China PRC, já teriam sido extintos.
E não deixariam saudades.

rocky

alex nogueira as 10:41:

“interessante o sistema dessa embarcação Norte coreana,apesar de antiga o desenho e o foemato me parece ser bem furtivo, também acredito ser muito eficiente pois sendo compacta fica mais fácil de ser localizada e assim pode chegar mais perto doalvopara atacar”

AHAHAHAHAAAHHHAHAHAHAHAHAHHAHAHA!!!

POR FAVOR amigo deixe a parte da explicação para quem sabe.

sds

Ivan

Leo em 27 mar, 2010 às 11:52 Mauricio R. em 27 mar, 2010 às 11:56 Amigos, Me desculpem, mas o povo coreano é um só, dividido por uma guerra que envolve muito mais interesses externos do que internos. No início era EUA e aliados x URSS e China, mas com o tempo a Coreia do Norte passou a servir de ‘tampão’ para a fronteira da China, modificando o cenário, mas mantendo a tragédia da divisão. Isto posto, devo corrigir o Leo: ‘Os Coreanos (do norte e do sul) são muito bons de porrada’. Além de bons também em trabalho, esportes… Read more »

Paulo

Anos atrás um bote inflável causou um tremendo estrago num arleigh burke no Oriente médio ocasionando a morte de não sei quantos marinheiros americanos (se me lembro bem, me corrijam se estiver errado); agora essa catraia afunda uma pohang!
Enquanto isso piratas de caiaques tomam navios na costa da africa.
Daqui a pouco vou começar a pensar que seria melhor o END prever a aquisição de jangadas no nordeste pra defesa do pré-sal (em vez das FREMM)…

Ivan

rocky em 27 mar, 2010 às 12:23

Rocky,

O Alex está apenas colocando a opnião dele, e este espaço é feito também por opniões.
Eu, particularmente, discordo da opnião do Alex neste caso, mas nunca vou desdenhar desta. Pelo contrário, posso e irei apresentar a minha opnião, tentando convencer ao amigo e demais blogueiros.
Assim sendo, é melhor vc expor sua posição, mesmo que oposta a do Alex ou a minha, do que simplesmente execrá-la.

Respeitosamente,
Ivan.

Ivan

Alex Nogueira em 27 mar, 2010 às 10:41 Amigo, Devo discordar da sua posição quanto à características stealth da torpedeira norte coreana. Se observar na foto irá encontrar os reparos abertos e duplos dos canhões/metralhadoras de 25mm (padrão soviético), os próprios tubos de torpedos e área de comando com mastros simples. Nada disso seria discreto ao radar. Além da questão radar há também os motores, antigos diesel com montagens igualmente antigas, que dever ter um alto índice sonoro e de irradiação de calor. Acredito, e penso que é possível que o amigo tenha se referido em parte a isto, que… Read more »

Ivan

Paulo em 27 mar, 2010 às 12:37

Paulo,

É a que a Guerra Assimétrica chegou ao mar.

Mas talvez o correto seria dizer que a Guerra Assimétrica voltou ao mar, pois ela existiu nos tempos da vela, com piratas e corsários que faziam justamente isso…

Pois é, no futuro teremos guerra assimétrica no ar…
Ops, já temos! Lembra das torres gêmeas?

Bem, ainda falta o espaço.
Mas no futuro??? Quem sabe?

Abç,
Ivan, o Antigo.
(Agora do tempo dos piratas… ka ka ka)

Alexandre

É isso aí Ivan

A atitude de Rocky e outros que adoram ofender sem pestanejar é ridícula. Nem todos tem obrigação de conhecer e podem dar sua opinião sem problemas. Também acho que não há nada de furtivo na embarcação, mas gosto de ver a participação de todos.
Rocky, vc deve entender muito pois após hostilizar nosso amigo não deu a sua opinião. Obrigado por tão nobre participação.

Raul Cotrim de Mattos

É fantástico a visão dos norte-coreanos sobre guerra no mar. Eles tem a maior frota de submarinos do mundo, se não me engano, e navios de tamanho pequeno e médio, como os torpedeiros, ao contrário da Coréia do Sul que parece investir em alvos maiores e mais vulneráveis, como corvetas e navios maiores.

Não sei quanto a operacionalidade, mas quanto à doutrina, o Norte parece sair na frente.

Enquanto isso o Brasil gasta milhões no A-12 e esquece os submarinos. Cinco submarinos diesel-elétricos sem AIP.

Marinha de paizinho da África.

Antonio M

Muita especulação ainda, vou aguardar por mais notícias.

E, por exemplo, as FAC (fast-attack craft) da Marinha Chilena da classe Saar 4 que seriam a evolução do torpedeiro coreano que no calor de uma guerra, não acredito que sobreviveria muito tempo.

Celio Andrade

sempre defendi que a MB tinha que ter uns navios menores e super armados..mas..

MO

Olha so que coisa, schenellboat, PT 109 e stealth, derrpente descobrim um PCT o Rocky ta coberto de razão, não conhece, não afirme, comente, pergunte … evita isso …. ah sim, obviamente que todos conheciam o P6, ou nunca viram um Schnell, ou de PT so existiu o 109 (tipo assim pro civil navio apenas existiu o Titanic), ah claro igual a todos os modelos de PT´s americanos, coitados dos Higgins, dos Elcos e afins … Alem do que para os ‘ansioso, o texto leituristicamente é claro “possivel” = possibilidade e não fato causador Ta demorando, mas nao esquenta ja… Read more »

MO

Celio, ver as imagens ver aonde a Chonan foi afundado (ou afundou) (posição e situação geografica) e transporte para um cenario brasileiro para utilizar embarcações menores bem armadas com navegação oceanica …. Não é sarro, eh complemento de info, comparação, viabilidade e estudo de sua sugestão Observa o comentário (parte do) do Bozoh Galante – Enviado em 27/03/2010 às 13:19 “É bom lembrar que por causa da curvatura da Terra, qualquer pequeno navio como o P-6 não é detectado por navios maiores além de 20 milhas de distância (depende também da altura da antena de radar no mastro). Só quando… Read more »

Bronco

Acabou de dar no Jornal Hoje que as autoridades Sul Coreanas descartaram a possibilidade de ataque de uma embarcação Norte Coreanas.

Mas com a condenação do casal Nardoni, nenhum veículo de comunicação de massa está ligando muito pra divulgar a notícia.

Alexandre

MO Querer me dizer que esse P 6 é o “estado da arte” é brincadeira. Mas com certeza ele ainda pode ser efetivo. Para mim ele parece sim um PT velho. O 109 foi só uma figura de linguagem, mas parece que vc não entendeu. É minha opinião e espero que vc aceite, mesmo que não concorde. Posturas como a do Ivam são a correta. Como vc disse, comente, pergunte. Sugiro só não ser mais um a dar paulada a torto e a direita pois isso só espanta os participantes do blog. Tire as dúvidas e ajude a difundir as… Read more »

celso

Caros colegas ,podem acreditar que foi uma mina de fundeio o responsalvel pelo afundamento da corveta mais nunca se esqueçam
do grande valor e liçam das lanchas elas bem armadas com missel exocet 38 faria um grande estrago em qualquer navios acima de 1200 t ,qualquer um sthelt e entre outros

celso

Caros colegas voces não acham estranho a MB estar gasstando um dinheiro violemto em navios de 250 t e como os grajau e navios 500 t imaginem so com torpedos e miseis como exoset ,conseguiriamos com 50 barcos destes um poder de disuasão total um grupo de combate com radar de varedura para sub ,e um grupo de defesa anti aerea de medio alcanse com avioes com boa varedura e duvido alguem pensar em invadir o Brasil .

vassili

è mesmo hein………..

E olha que eu não tinha pensado numa coisa desta………….rsrsrs….

eu pretendia falar mais algumas cositas mais, mas prefiro me manter calado, é meu direito……..

MO

O Alexandre Vc tem razão (em termos) Vamu la O P6 realmente não eh um estado da arte, concordo, ele eh uum PTC apenas, eu não falei que era, e nem estou dizendo que vc falou que eu falei so que ja deu abertura a sposições e velhas teorias de forças costeiras pra MB e bla bla bla Ta, um ponto vc tem razão, sobre o Pergunte, comente, ai sim, 100% de razão Se vc quizer saber o que vc quizer e no que puder te ajudar, se lhe interessar te passo um mail pra vc (o qual o endereço… Read more »

Alexandre

Valeu MO

Sem problemas. Entendo o seu ponto de vista também. Meu Jane’s está um pouco desatualizado. Para falar a verdade ele é de 1944/45. Era do meu pai. Tô por fora né? Da P 6 deixe para lá. Tem coisa melhor para ver. Mas aprendi muito nesse tempo que estou aqui. Obrigado e um grande abraço.

ditongo

A coreia do sul precisa com urgencia saber a causa desse afundamento, precisa saber mesmo e com muita certeza. A tripulação ja disse que a explosão “veio de fora” do navio.

Porque se não souber o norte pode ter começado uma tatica bem interessante, talvez um tipo de guerra irregular naval, minisubmarino, sei lá. Eles tem que descobrir e providenciar defesas.

defourt

“Daqui a pouco vou começar a pensar que seria melhor o END prever a aquisição de jangadas no nordeste pra defesa do pré-sal.”

Pô cara mas as jangadas são super “stealths”. Não deixam nenhum radar detectá-las e podem se locomover bem rápido levando um “equixocete” e um soquete de mão contra invasores e tal.

Risos – tô brincando hein!

Alex Nogueira

è uma pena que a EDUCAÇÃO seja um previlégio de poucos, tanto no Brasil como aqui no blog também. Agradeço pelos que respeitam minhas opniões igual eu lhes respeito. A propósito a aqueles que dizem que o barco é ruin e velho, tem razão, mas provavelmente ele que afundou a fragata :S