EUA e Coreia querem todos os fatos sobre explosão de corveta

16

Cheonan possible causes

vinheta-clipping-navalO presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e seu colega da Coreia do Sul, Lee Myong-bak, conversaram por telefone nesta segunda-feira sobre a necessidade de se apurar toda a verdade envolvendo a corveta sul-coreana que explodiu e afundou na fronteira marítima com a Coreia do Norte, revelou a Casa Branca.

“O presidente Lee informou o atual desenvolvimento das investigações sobre o naufrágio do navio de guerra sul-coreano ”Cheonan”, no qual 46 marinheiros sul-coreanos morreram”, disse a Casa Branca em uma declaração.

“Os dois líderes destacaram a importância de se obter a completa informação sobre o evento, e se comprometeram a acompanhar a investigação até o final”.

A corveta de 1.200 toneladas “Chenoan” naufragou no dia 26 de março passado, após uma misteriosa explosão, diante da ilha de Baengnyeong, no Mar Amarelo.

No início de maio, a imprensa sul-coreana informou que um fragmento de torpedo foi encontrado nos destroços da corveta.

“Está confirmado que a explosão foi provocada por um torpedo”, disse o membro da comissão, que pediu para não ser identificado, ao jornal Dong-A Ilbo.

“Um tipo de alumínio” encontrado nos destroços “não existe” na Coreia do Sul. “Este torpedo não era nosso e há apenas um país capaz de atacar um navio de guerra sul-coreano”, revelou o investigador, em referência à Coreia do Norte.

O regime comunista de Pyongyang nega qualquer envolvimento no incidente.

FONTE: AFP, via Terra

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex Nogueira

Pensar que teve gente que desdenhou dos pequenos torpedeiros Norte Coreanos……

Cronista

Mais um “ponto de tensão”…..
Tudo bem, o Blog já havia cantado a pedra, em outro posto discutimos as possibilidades e eu, particularmente, se o que foi noticiado até agora não for mudado pelas autoridades de Seul, acredito que foi um torpedo: e aí?
Se a Coréia do Sul chegar à conclusão que sua corveta foi afundada por um torpedo o que vai fazer? Qual a “resposta”?

fsinzato

Explicações são mais que devidas, principalmente em um regime ultra autoritário com o da Coréia.

É assim o modo da tradição democrática no tratamento entre Estados.

Sds.

Ricardo

Fico imaginando uma invasão norte coreana …… acho que não daria tempo dos sul coreanos reagir com certeza a China não deixaria o Tio Sam passar com seus Porta Aviões no seu mar.
A Coreia do Sul que se cuide que a do Norte não está prá brincadeira… se eles usar seu arsenal de arma quimica é o q eles mais tem.

Galileu

Já disse que entendo pouco sobre marinha, mas essas corvetas Sul Coreanas não são fantásticas armas Americanas??
Tipo, quando um torpedo se aproxima, não tem alerta sonar??

46 mortos é um numero bem considerável

Dalton

“Qual a resposta ?” não haverá revide por parte do Sul e não é porque eles não possam com as forças da Coreia do Norte, simplesmente não valeria a pena sacrificar um país que está no rumo certo, ao contrario do que ocorre acima do paralelo 38… além do que a Capital Seul é extremamente vulneravel a artilharia e misseis do norte por estar proxima a divisa. O que haverá é um melhor treinamento e equipamento para as forças armadas do Sul e mesmo uma melhor coordenação com os EUA. Talvez o norte tenha feito um” favor” ao sul, assim… Read more »

Alex Nogueira

Estive vendo outros posts sobre esse afundamento, e vi sobre os pequenos submarinos da classe “Shark”; pois bem, submarinos como este (mesmo tamanho e deslocamento e claro com uma revisão de projeto para deixa-los atuais) não seria interessante para o Brasil?

Sendo submarinos pequenos, demandam menos tempo para construção e seu preço deve ser muito inferior ao dos grandes submarinos, e poderiam ser construido em grande escala, vejo que uns 20 desses não seriam nada mal para nós.

MO

e os Coreenses se estranharam denovo Two North Korean naval boats crossed into South Korean waters on Saturday May 15th, but retreated after warning shots by the South Korean navy, Seoul’s Joint Chiefs of Staff said Sunday. Military officials said a North Korean boat crossed the Northern Limit Line (NLL) in the Yellow Sea at 10:13 pm and ventured 2.2 kilometres South Korean waters, Yonhap news agency reported. It said the North Korean boat retreated back across the maritime border about 30 minutes later, the South navy had sent a warning communication. Another North Korean patrol boat crossed the sea… Read more »

Pedro

Humn… não só eles como o mundo todo deseja saber, sobre tal fato. Mas esta guerra a essa altura do campeonato, não voltará(ao meu ver), ficará por isso mesmo e uma endurecida ainda maior entre o Sul e o Norte.

Abraços.

vassili

Os coreanos que moram acima do paralelo 38 não se defende como de costume, ou seja, nada de esbravejar ameaças de total aniquilação contra os vizinhos do sul (num seriam irmãos)???????

apenas declaram que nada tem à haver com o fato…………… sei………

Quem cala consente……….

abraços.

vassili

Só uma coisa que até hoje num compreendo na teoria lançada pelo Galante: a explosão que acometeu a corveta coreana aconteceu durante o dia???????? questão: vedetas operam durante o dia??????? eu acho que somente durante a noite……….. obs: para quem num conheçe, uma vedeta é uma torpedeira, que para conseguir realizar um ataque com alguma chance em 100 de sair ilesa, necessitava (isso na época da II GM) operar durante a noite, de preferência que a lua não estivesse presente…… se dirigiam para os navios inimigos usando seus motores elétricos (com a intenção de produzirem pouco barulho), lançavam seus torpedos… Read more »

Wolfpack

Bem mal contada esta história. Pode ter acontecido de tudo, até mesmo uma explosão no interior da corveta, ou choque com uma mina. A Coréia do Sul pode estar blefando para em tempo de sansões ao Iran colocar de volta a Coréia do Norte em foco. E mesmo que fosse um torpedo norte coreano, e daí? A Coréia do Sul vai abrir as portas do Inferno para a Coréia do Norte? Somente retórica, como sempre. Os norte coreanos não se pronunciaram e ficará nisso. Os coreanos do sul devem colocar o rabinho entre as pernas e esperar algum pronunciamento do… Read more »

Pedro

““Um tipo de alumínio” encontrado nos destroços “não existe” na Coreia do Sul” -> E quem garante q era da Coreia do Norte? Se tivessem achado o motor do torpedo, que geralmente sobrevive a explosão do mesmo, aí sim. Na minha opinião, ou foi uma mina que fez isso ou foi uma explosão interna, mas que o governo sul-coreano não quer adimitir isso e usa o pretexto para acirrar tensões. Comissões de investigações é só lembrar das do Brasil, que muitas vezes “escondem” ao invez de investigar, vide nosso congresso e a ditadura q até hj não foi investigada. Por… Read more »

claudio/Itajaí - SC

pela foto do site terra encontraram o que sobrou do torpedo

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4440294-EI8143,00-Torpedo+detona+crise+entre+Coreias.html