Chegou ao Arquipélago de Fernando de Noronha, na manhã desta quarta-feira (21), o Navio de Desembarque de Carros de Combate Alte Saboia (G25).

O desembarque do primeiro grupo de militares começou a ser realizado por volta das 12h e, já em terra, iniciaram o reconhecimento da área dando início ao desembarque administrativo do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais que ocupará e proverá a defesa do Arquipélago.

Momentos antes do desembarque, os militares se concentraram no convés do navio, onde cerca de 150 Fuzileiros receberam orientações do Comandante da Força-Tarefa Norte, Contra-Almirante Edlander Santos (ComDiv1).

Para o CA Edlander, no contexto da Operação, a ilha se coloca como um ponto estratégico da mais alta relevância e ainda falou sobre o ineditismo da operação e sobre sua preocupação com a questão ambiental: “Pela primeira vez estaremos ocupando com elemento anfíbio o território da ilha e isso nos traz uma preocupação pela sensibilidade da questão ecológica da Ilha. Isso gera uma grande necessidade de estarmos atentos a todas as normas referentes ao meio ambiente” – afirmou.

Após o desembarque da primeira parcela do pessoal, três viaturas foram transportadas para a ilha por meio de Vertrep (Vertical Replenishment), pela aeronave UH-14 Super Puma do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2).

Nessa atividade, as cargas são retiradas do navio por meio do gancho (Cargo Hook) localizado na parte inferior da aeronave.

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marco Antonio Lins

Amigos

A MB, não deixem de adquirir o navio da Classe Mistral o tipo que foi comprado pela Russia a França.

Mauricio R.

Então melhor seriam o Juan Carlos I espanhol, tb vendido á Austrália ou algum design italiano, pois são mais versáteis que o design francês, limitado a operar somente helos.

Paulo

Adquirir não, construir aqui. Nem que leve mais tempo.

Dunga

Nos proximos anos as forças armadas brasileiras devem ser aumentadas em 10 vezes por que vai ser necessario defender as riquezas nacionais da ganancia dos EUA e Europa.,

Wilson Figueiredo

Sonhar é de graça.

Galileu

“Nos proximos anos as forças armadas brasileiras devem ser aumentadas em 10 vezes por que vai ser necessario defender as riquezas nacionais da ganancia dos EUA e Europa.”

lol lol lol

Ainda bem que nós nunca fomos colônia aahhahahah, não suportaria ver meu pais sendo assaltado ahahahhaha

Dunga

Existem paises em que grupos nacionalistas mais “devotos” se tornam “homens bomba” e saem por ai explodindo o que lhes dá na “cachola”, talvez por tambem não suportarem em ver os seu pais sendo “assaltado” também … rsss.

Antonio

Aqueles que prestam atenção em pequenos detalhes históricos (ou aqueles que assistiram o filme Tora,Tora,Tora) devem se lembrar que um dos motivos que levaram os norte americanos a não terem um sistema de alerta radar aprimorado antes do ataque a Pearl Harbor foi o fato de que uma sociedade ambientalista protetora de sei-lá-o-quê chiou quando os militares tentaram instalar um radar no alto da montanha mais alta da região. Como os militares se dobraram às vontades dos ambientalistas colocaram a segurança das ilhas em jogo. O radar foi instalado num local completamente inadequado, próximo ao nível do mar. Além de… Read more »