NAe São Paulo (A12) 2007 - by www.naval.com.br

O navio-aeródromo São Paulo (A12) suspendeu hoje do AMRJ para testes de mar. O Poder Naval fez um plantão no Leme esperando a saída do navio para fotografá-lo até as 15h, mas ele ainda permanecia no interior da Baía.

O navio-aeródromo (NAe) São Paulo (ex-PA Foch) operou na Marinha do Brasil, ininterruptamente, de 2001 até 2005, quando ocorreu o rompimento em uma rede de vapor principal, o que determinou a sua parada para a realização de reparos.

Em função da extensão dos serviços a serem realizados e o tempo necessário à sua consecução, bem como da programação de futuros períodos de manutenção do navio, diversos outros serviços foram oportunamente antecipados, em face da necessidade de sua imobilização. Dessa forma, compatibilizou-se a manutenção corretiva com a preventiva, decorrente do número de horas de funcionamento de determinados equipamentos e sistemas.

Em outubro de 2007, alguns serviços foram concluídos e o navio iniciou suas provas de mar, quando foi constatada uma avaria no eixo propulsor de boreste, cujo reparo culminou na sua substituição. O período de tempo necessário ao serviço do eixo, cerca de um ano, permitiu a execução de outros serviços de manutenção e a modernização de alguns sistemas componentes da planta propulsora e catapultas. De um modo simplificado, podemos resumir as obras, em cinco grupos, assim discriminados:

I – Praças de Máquinas – revisão das turbinas de propulsão do eixo de bombordo; reparos de turbo-geradores, que são as principais fontes de energia elétrica; e reparo da maioria das bombas principais do Navio.

II – Praças de Caldeiras – duas caldeiras foram retubuladas completamente. Para se ter uma idéia, são cerca de 1.500 tubos por caldeira. Uma delas ficou pronta no fim de abril e a outra em julho de 2009.

III – Catapulta lateral – a catapulta lateral está sofrendo uma revisão geral com a troca de inúmeras peças do seu aparelho de força, aquele que impulsiona a aeronave; reforço em sua estrutura; e verificação de todo circuito vapor. A previsão de término do reparo é para 15 de julho de 2010.

IV – Condensadores principais – estão sendo realizados serviços de reparo no
engaxetamento (vedação) dos 19.700 tubos, pertencentes aos dois condensadores principais do Navio. A previsão de término é para julho de 2010.

V – Outras obras – foram modernizadas as quatro unidades de resfriamento principais, para melhorar o sistema de condicionamento de ar do navio. Foram, também, substituídos três motores de combustão, responsáveis por parte da geração de energia, bem como foram instalados grupos de osmose reversa, responsáveis pela produção de água doce.

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zirium

Aleluia!!!
Deus existe!

Thiago

Ótima notícia!

Que fumaceira em…

Paulo Henrique

A Maria Fumaça volta aos mares!

Amém!

Cleyton

Fico muito feliz em saber que a nossa marinha pode colocar de volta aos mares uma das mais importantes armas no que diz respeito a dissuação , vou torcer para voltar a ver o nosso opalão em diversas missões e treinamentos com forças amigas, temos de usar o nosso porta-aviões pra atrair as crianças a servirem a marinha , o Brasil merece.

Parabéns Marinha do Brasil !!!!

SABRE

Esqueceram de limpar o carburador nessa revisão?Há deve estar rolando um churrasco no convés para comemorar!O IBAMA vai embargar essa NAE,ela polui muito o ar do Rio de Janeiro!

J. Claro

Só falta os skyhawk à bordo

Thiago

Fases II e III prontas né ?? jah estamos no final de julho, os A-4 já estão voando em SPA ??

Aldo Ghisolfi

A fumaceira termina rapidinho. Muito boa sorte para ele e que continue navegando!

SABRE

De todas as fotos a que mais me deixou chocado foi a segunda que coisa feia de se ver!

Fábio

Olooko! Alguém poderia me esclarecer se essa fumaça eh constante toda vez que o navio for ao mar ou eh apenas pq ligaram os motores agora novamente? ou como eh isso ? pq com essa sombra preta nos céus não adianta sistema de defesa nenhum… todo mundo acha ele rapidinho….

Fuzila

SABRE disse:
28 de julho de 2010 às 18:52

Teve momentos que liberava mais fumaça …

Repetindo meu outro post:

Nesse exato momento o São Paulo está parado no centro da Baía da Guanabara formando uma nuvem negra no céu do Rio de Janeiro …

Parece que todas as cotas de CO2 preservadas nos últimos 5 anos estão sendo gastas em um dia. rssssssss.

Parece um urso gigante com bafo depois de 5 anos de hibernação.

Ao vivo é muito bonito !!! E como impõe respeito !

MHenrique

Movido a Diesel? Ou algum outro carburante pesado? É impulsionado por motores diesel, ou as caldeiras que geram o vapor queimam óleo pesado? Algum marinheiro com conhecimento de causa poderia informar…

Forte Abraço,

Lusitanium

E depois bota uns Rafale em cima dele!

Groo

Tá certo que o São Paulo é maior e transporta mais aeronaves, mas o Minas era mais bonito (porque tinha um design mais simples).

Dunga

Estamos todos aqui no PODER NAVAL, torcendo para que dê tudo certo com as inspeções deste grande navio e que devido aos esforços de todo o corpo tecnico da Marinha do Brasil, volte a ser operacional como a marinha espera…

Bravo Zulu para todos os que tiveram fé e suaram as suas camisas para que este dia chegasse.!!!

Fábio Mayer

Vai ver que se enganaram na modernzação: tiraram os motores diesel e puseram caldeiras… virou um dreadnought movido a pneu velho!!! ahahahahahahahah!

É brincadeira maldosa… mas a notícia é importante e oxala o SP volte a operar e mais do que isso, sejam dados à ele e a suas aeronaves, missões relevantes… tenho certeza que se a máquina não está 100%, o pessoal de bordo está muito mais disposto que isso!

thiago

boa noite a todos,

acho maravilhoso ver nosso Nae no mar novamente, pode nao ser moderno como outros por ai, mas por si só ja é uma arma dissuasão poderosa ( principalmente no sub-continete).

alguem poderia me dizer como estao nossos A4?? quantos temos deles operantes alias?? ja foram modernizados? ( se foi meio off topic desculpem me, mas quero muito saber quando o Sao Paulo estará totalmente na ativa!!)

Abraços a todos!!! e parabens pela materia galante!!!

Vassili

as nossas refinarias foram bombardeadas??????????????

Pois, ao que parece, o São Paulo está queimando petróleo crú, sem refino algum.

Até parece o Yamato em Abril de 1945.

nando

He he he deve estar queimando a ferrugem depois de tanto tempo parado,mas nada como um oleo de mamona para ficar novinho em folha,bom podemos colocar um filtro ecologico he he he he…….,que alegria ter o opalao de volta, aleluia irmao …aleluia abracos a todos.

Vassili

falando sério,

Finalmente o dia de ver o São Paulo novamente funcionando apareceu.

Tomara que os testes aconteçam sem imprevistos.

Nossos pilotos navais merecem.

abraços.

MVMB

Boa noticia. mas com essa fumaceira pode ser avistado até da africa.

vai ver o governo quer vende-lo para alguma potencia africana.

de qq modo, bem vindo aos mares, novamente.

Wilhelm

O maior alvo do hemisfério sul está de volta!

airacobra

MHenrique,

caldeiras, propulsão a , queimando oleo mazout, oleo denso, betuminoso, que precisa ser aquecido para atingir a temperatura ideal para queima

airacobra

opa me dsculpem, navy special, a muito não se usa mais o mazout

airacobra

thiago,

ate a ultima informação ja haviam 4 deles na embraer

Cláudio

O negócio é o seguinte, não estou gostando da gozação aí pra cima….!!!

Vocês não ouviram o ditado: Onde Tem Fumaça Tem Fogo…….!!!

Espera-se o que de um Navio Aeródromo de Guerra…???!!!

Falando sério agora.

Tomara que tenham conseguido resolver todos os defeitos para que ele nos proporcione a Diplomacia Dissuasiva que necessitamos.

Parabéns as Empresas que fizeram parte da ampla reforma pela qual passou o NAe São Paulo.

Cláudio

Lusitanium disse:
28 de julho de 2010 às 20:08

Foi o melhor comentário que lí nessa matéria, o resto é resto.

Boa !!! colocaremos sim uns 20 Rafales lá.

RL

Melhor assim do que parado.

Marcelo

Parabéns à nossa Marinha de Guerra !

Jjose Henrique

Ol pessoal, mais uma vez, tem gente que deveria ficar calado e guardar para si o seu pensamento negativo, pois meter o pau na Marinha falando mau do nosso São Paulo é facil e demonstra o total desconhecimento do funcionamento de um navio, pois fumaça negra saindo da chaminé é normal para navios que ficam parados por um tempo longo é só uma questão de regulagem nas caldeiras,coisa que acontece em qualquer Marinha.Abraços do MENDES.

Luis

Não dava para a MB comprar pelo menos um(uns) Classe Forrestal ou Classe Kitty Hawk? Essa churrasqueira flutuante com aqueles teco tecos são de doer! Parecem urubús voando acima da carniça…

Vejam as crianças no Google Earth à toa no quintal de casa:
47°33’10” N 122°39’21” O

Luis

A Marinha não aprendeu adquirir seus meios e, gasta aos montes de dolares com os restos de navios que os paises de primeiro mundo não querem mais. Até quando “os lords da marinha” irão continuar a comprar sucatas e pinta-las, ate quando? e tem um monte de gente que não sabe da realidade do navio e fica iludido, “pobres coitados que servem nessa bomba flutuante”.

Dalton

Luis…

não sei se vc escreveu a sério sobre comprar classe Forrestal etc…
mas pode servir para alguém mais…

Com exceção do Kitty Hawk que está sendo mantido em estado de conservação “B” que significa que ele pode ser reativado em caso de emergencia e mesmo assim talvez em carater limitado, os demais não passam de cascos mortos aguardando desmantelamento, utilização como alvos, recifes artificiais e talvez…museu.

abs

Ricardo

PQP Povo nunca ta contente com nada

É mais facil criticar nê ?

Da até desanimo ler os coments…

Parabéns a MB por terminar a reforma do Opalão…

Agora é aguardar os Trackers, os Tracers, os Helos e os A-4 para poder dar continuidade no desenvolvimento de doutrina do grupo aéreo

Para desespero dos descrestes e críticos de plantão…

Luis

Eliminando os Forrestal, sobram 3 CV da Classe Kitty Hawk:

*Kitty Hawk (CV-63) – 31 Jan 2009 – Decommissioned
*Constellation (CV-64) – 7 August 2003 – Stricken, to be disposed of
*John F. Kennedy (CV-67) – 1 August 2007 – Inactive, out of commission, to be disposed of
http://en.wikipedia.org/wiki/Kitty_Hawk_class_aircraft_carrier

Os 3 foram desativados recentemente, o que faz com que possam operar com aeronaves muito mais pesadas do que no A-12 e em maiores quantidades. Talvez precisem de reformas. Talves os EUA não nos vendessem. E de quem poderíamos comprar um PA convencional ou nuclear, novo ou usado em bom estado?

Icaro

Parabens a briosa!

Ta merecendo Cisne Branco executado pela banda dos FN esse fato!!!

BZ a MB!!!

Fuzila

Luis disse:
28 de julho de 2010 às 22:42

O valor pago no “São Paulo” foi um pouco maior que o de UM Super-Tucano …

O custo-benefício ao meu ver foi inquestionável …

Acho que na atual situação, o A-12 está de bom tamanho e pode cumprir seu papel por mais alguns anos sem problemas …

Hudson

A nossa super maquina esta de volta.

RoLoUcO

Parabéns a Marinha do Brasil por mais este desafio superado, pode não ser novo mais deve ter dado muita experiencia para os engenheiros brasileiros .

RoLoUcO

Fico aqui pensando, o que deve dar mais medo é de um ataque de submarinos, Um torpedo no meio deste navio devi ser uma cena horrível de se ver.
Já li a muito a respeito da defesa antiaérea do São Paulo que e ruim etc, mais qual é a defesa antisubimarina do nosso porta aviões?

RodrigoBR

Finalmente a notícia que venho esperando à anos! 😀

Parabéns a todos os envolvidos na modernização do A-12 São Paulo!!!

Tenham orgulho do que fizeram!

Não esqueçam de mandar notícias e fotos para o editores do blog no futuro!!!

Estamos torcendo que tudo dessa vez dê certo e que até o final do ano possamos vê-lo operacional, mesmo que seja como porta-helis enquanto aguardamos a modernização dos A-4!

Se estivéssemos com ele no acidente da Air France e no terremoto do Haiti tudo teria sido muito diferente!!!

Um abraço a todos!

SABRE

Agora é só embarcar os Chinas, e vamos lá mover esse alvo naval!

SABRE

Agora falando sério esse NAE não tem valor militar, não passa de uma pista em alto mar!Não tem defesa anteaerea, antisub, só serve para formar doutrinha e manter até que a marinha compre algo que preste!Se divesse algum valor militar a França não teria vendido pelo valor de um ST+ um 38!Uma análise realista

RodrigoBR

Em homenagem ao nosso A-12 São Paulo e à idéia de Icaro:

Cisne Branco!

SABRE

Se a marinha chegasse a conclusão que esse navio tem algum valor além do terinamento de pouso e decolagem, eles teriam tb ao longo desses anos modernizado e instalado sistemas de defesa decente nessa NAE,e outra se for depender de nossas escoltas para defende-lo, ai ferrou!

Fuzila

“SABRE disse:
29 de julho de 2010 às 1:36”

Acredito que os franceses acreditavam em um contrato adicional para a modernização e manutenção do A-12 …

Entretanto, ficaram a ver navios … Foi tudo feito aqui …

Bernardo R.

Nem acredito!!!

Eu achava que ele ia enferrujar e literalmente quebrar….. hahaha

Que bom…

cláudio alfonso

1. Para a realidade da América do Sul e creio até em relação ao hemisfério sul, o São Paulo é uma arma de guerra válida, mesmo dotado dos a4;
2. A defesa submarina e aérea não é feita pelo próprio NAE, mas pelas suas escoltas, e por isso que elas tem o nome de escoltas, sabiam? Além das escoltas os caças embarcados e os demais grupos aéreos também provém a defesa assim como o ataque; Com os a4m e talvez alguns rafales teremos um ótimo grupamento aéreo.