Nota da Marinha do Brasil sobre o porta-aviões ‘São Paulo’

46

A Marinha do Brasil informa que, após cumprir um programa de reparos atracado no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), o Navio-Aeródromo São Paulo iniciou, entre 26 e 29 de Julho, sua experiência de máquinas, cujo propósito é verificar as obras efetuadas e realizar pequenos ajustes.

O navio realizará outras experiências de máquinas até sua prontificação final.

Esse reparo foi pautado por desafios técnicos consideráveis, em face da complexidade das instalações de bordo. Durante o período de imobilização, foram realizadas obras de grande envergadura nos sistemas de bordo, como, por exemplo, no sistema de propulsão e no sistema de lançamento e recolhimento de aviões.

A presença de fumaça preta já era esperada, considerando o longo tempo em que o navio esteve imobilizado.

Foi dado, portanto, o primeiro e importante passo visando a retomada das operações aéreas a bordo do “Porta-Aviões São Paulo”, essencial para resguardar as fronteiras de nossa Amazônia Azul.

Após a conclusão das experiências de máquinas, será iniciado um período de inspeções operacionais, que visam a aprimorar o treinamento das equipes do navio, para que ele possa voltar a operar na sua plenitude com helicópteros e aviões.

FONTE: Seção de Comunicação do 1º Distrito Naval

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Bem, já que temos que ficar com ele, boa sorte à Marinha e à tripulação do A-12. Torço para que dê tudo certo nesse retorno.

RL

No Post anterior eu bem que comentei que se tratavam de possíveis testes.

Bem que desconfiei e achei muito estranho liberarem o navio para atividades sem que antes o tivessemos visto em testes de máquinário.

SEndo assim, presumo que o que estamos vendo (É) o período de testes a serem feitos para ajustes dos motores.

VAi Brasil!!!!

Blader

Esse NAE São Paulo tá soltando mais fumaça preta que navio a vapor… acho melhor é parar de brincadeira de dizer que tem porta-aviões e tratar seriamente de construir um de verdade e moderno.

Darkman

Boa agora so vai ficar faltando os A4M para fechar com chave de ouro e voltar tudo operacional.

Abs.

Aldo Ghisolfi

Lastimável, também, é a exposição para todos da nossa situação material, não que não seja do conhecimento da comunidade de informações, mas seria muito melhor que o navio tivesse ficado quieto e levado para o teste sem nenhum estardalhaço e que suas máquinas fossem acionadas bem longe da costa. Enfim, boa sorte para ele!

Vitor

E dalhe fumaça nos cariocas ahahah =p

Valdo

Carioca é dose…
Vive na cariocalândia, com a economia baseada em orgãos e instituições governamentais que existem lá…. e acham ruim…
Tirem as bases naval de lá… faz nova em local que o trabalho vem antes da praia e do carnaval…
Desculpem os colegas cariocas pelo pensamento franco, mas parece piada a MB ter que ficar dando explicação para esse tipo de coisa….

Valdo

Lacerdinha

Valdo,

Se tu tiver coisa melhor pra fazer já passou da hora.Criticar toda uma comunidade, por injunções de falsa psicologia bairrista, é coisa que o BLOG, tenho certeza dispensa com louvor.
Em tempo tu já perdeu alguma mulher pra um CARIOCÃO, não é não ??

Caipira

Bacana…tá ai a resposta, a fumaça já era esperada….boa sorte a MB

Luiz Padilha

Senhores, bairrismos a parte, não vamos puxar os comentários para este lado. OK? Acho que tudo já foi explicado em posts que o BN colocou. O que podemos ver é que a coisa não está parada. E espero que ele vá ao mar logo para poder fazer seu CIASA ( Nessa o Cte vai sofrer ) e depois que o navio entrar em fase 3, poder operar junto com a Esquadra rapidamente. Outro detalhe importante. O NAe São Paulo sempre emitirá fumaça, seja ela pretinha ou mais cinza. Isso é normal num navio com caldeiras a vapor e que queima… Read more »

valdo

Meu amigo Lacerdinha… como disse de antemão, me desculpa pelo pensamento franco, mas é essa a impressão que passa para os de fora do Rio… a idéia não é ofender toda a comunidade, e se foi o caso, meu pedido de desculpas são sinceros… Mas esse secretário que insunuou essa questão de poluição dos navios parados é um “besta”, que deveria tratar de projetos para desocupação de encostas, tratamento de esgoto, etc… ficar pentelhando a fumaça do opalão parece piada… O que importa é que está fumegando…logo volta a navegar…. E sem recentimentos, não, não perdi mulher para nenhum cariocão… Read more »

Fábio Mayer

Eu também brinquei com o fumacê do Opalão… mas bem sabia que se tratava de fato ocasional. Trabalho com industrias de cal. Quando uma delas resolve revisar o isolamento dos fornos, a primeira queima após eles, faz fumaça negra mesmo, e isso acontece em qualquer caldeira a lenha ou a diesel, é uma adaptação, as paredes precisam estar queimadas (a grosso modo) para que depois não gerem mai fumaça preta.

Agora… fazer tempestade em torno disso é um exagero!

Porque tenho certeza que o pessoal do navio está 100% preparado e qualificado, isso é o mais importante!

André

Blader disse:
29 de julho de 2010 às 23:53
Esse NAE São Paulo tá soltando mais fumaça preta que navio a vapor… acho melhor é parar de brincadeira de dizer que tem porta-aviões e tratar seriamente de construir um de verdade e moderno.

Blader, o NAe São Paulo é um navio com propulsão a vapor. Procure informar-se antes de fazer comentários impertinentes.

Nick

Sou a favor da MB operar PAs, não 1 mas pelo menos 3 PAs. O São Paulo vejo mais como manutenção de doutrina, e com essa visão, ele é importante.
O que falta nele é um sistema de defesa de ponto, como um CIWS Phalanx, Goalkeeper, ou SEARAM, pelo menos. Se misseis ar-mar passarem pela defesa antiáerea das escoltas, um abraço.

[]’s

eduardo

Luiz Padilha disse:
30 de julho de 2010 às 8:45

Quer dizer que alguém (a marinha) resolve fazer o que eu acho errado (comprar uma sucata para sua nave capitânea) e eu tenho de ficar defendendo? Achando bonito?
Dá licença, mas isso parece posição de militar, que tem de dizer amém para tudo que a chefia faz.
No mais, ridicularizar e fazer comentários jocosos também são formas de crítica.

Hugo

Só para não perdera a piada: com tanta fumaça, pouso a bordo, só por instrumentos.
Agora falando sério: Tomara que os testes sejam positivos e que logo tenhamos de volta um esquadrão aéreo embarcado em condições operativas.

marujo

Bom comentário, Padilha. Quando o Pais e suas instituições tomarem decisões, temos que apoiá-la, ainda que discordemos. Não acredito que a MB queira um PA só por capricho ou para ter com que brincar.

Vader

Em cima do fato de o A-12 ser a nau capitânea da Marinha, uma pergunta de leigo que não entende bulhufas de Força Naval:

Quando e se um dia tivermos um submarino nuclear, poderia ele passar a ser nossa nau capitânea, caso assim quiséssemos?

Ou melhor: pode um sub ser nau capitânea?

Agradeço a quem puder responder.

Abs.

Jose

Valdo sou paulistano,e se vc tb for acho que vc não conhece muito do RJ,realmente o Estado tem uma grande influencia Estatal por já ter sido Capital Federal,mas tem outro lado tb muito pouco conhecido em SP,se vc não sabe o Rj recebeu classificação de Grau de Investimeno,o Estado é bem administrado,tem uma industria forte,Infelizmente em nosso Estado MUITOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO escondem a situação da Capital,mas isso não vem ao caso. Eu estou gostando muito daqui,e peço vc mais respeito com os cariocas afinal somos todos brasileiros,e são o maior mercado consumudor de nossos produtos,dando emprego para vc e… Read more »

Dalton

Vader…

um submarino nuclear não é adequado pois simplesmente não tem espaço necessário para um Almirante e seu staff entre outras coisas!

Esta era uma das desvantagens dos porta-avioes japoneses em Midway
que tinham uma “ilha” muito pequena e Nagumo e seu “staff” tinham que
se arranjar em um espaço do tamanho de um pequeno quarto.

Os japoneses consertaram esta situação em porta-avioes posteriores
mas os EUA sempre deram importancia a esta caracteristica de espaço e privacidade para tomar decisões e planejar…e o São Paulo copia
esta caracteristica.

abs

P.S. soube que tem um blog…qual as coordenadas?

Andre

Vader, um Submarino não exerce a mesma função de um NAe, ou seja, enquanto o NAe estiver por perto, ele é apenas uma escolta… ou melhor, enquanto o NAe estiver na água, o NAe é a Nau Capitânea…

Valdo

Jose / Lacerdinha

Como disse antes… a idéia não é ofender ninguém… e se ofendi, sinceras desculpas… mas tenho esta impressão do Rio, vendo este cidadão secretário se manifestar …
E com certeza, Brasil acima de tudo…

A propósito, não sou paulistano… sou do RS (agora tem gente pensando “ah ele é gaúcho”), onde é mais frio, o carnaval é mais ruin ainda e as prais são piores ainda que SP… hehehe..

Abraços

Cláudio Melo

Seção de Comunicação Social do 1º Distrito Naval, Grato pelos esclarecimentos. Continuem o trabalho e saibam que os brasileiros estão orgulhosos pelo nível de aprestamento que nossa força naval está alcançando. Não tenho dúvidas da seriedade e do compromisso da Marinha com as diretrizes da END. Estamos voltando a operar um návio aeródromo que estará muito melhor que quando o recebemos da França e isso é uma notícia muito boa. Não devemos esquecer que esse meio naval é importante para formarmos a nossa doutrina de dissuassão e de projeção de poder, assim como a expansão da ForSub é importante para… Read more »

Marcelo Brandão

Bravo Zulu… Marinha do Brasil!!! Espero os próximos post´s para breve… A-12 atinge em teste de máquinas 27 nós… VF-1 volta a operar no São Paulo… estamos de volta!!! “Quem é que joga fumaça pro alto…!?!?!?!?!” rsrsrsrs… Estava na barca, aproveitando o final de férias com o meu filho e minha esposa… indo de Niterói para a Praça XV… visitar o museu da Marinha… e passear pelo Centro… para nossa surpresa o “Opalão” estava dando seu passeio… Fiquei feliz por que um monte de gente estava com celulares em punho fotografando o A-12… comentando os mais engraçados absurdos… pois afinal… Read more »

Lucas Maciel

Bom, meu forte são aviões, mas…..apesar de muitos ridicularizarem o A-12, até onde sei, somos os únicos no hemisfério sul a operar um navio desses (me corrijam se estiver errado!). Logo, que outro país na America Latina pode transportar um ala aérea inteira para onde se fazer necessário? Obvio que críticas devem ser feitas, porém acredito que devemos sempre analisar os dois lados da moeda e colocar tudo na balança. O A-12 é navio antigo, apresentou vários problemas, foi gasto em sua reforma e modernização mais doque na sua própria compra, etc. Em contra partida, essas manutenções forão feitas e… Read more »

Marcelo Brandão

Agora para o Valdo… A “besta” do secretário a que você se referiu falou recentemente na imprensa da poluíção causada pelos navios fundeados na baia de Guanabará, com relação a poluíção ambiental como um todo (principalmente resíduos químicos em geral e a fumaça em geral). No entorno da baia existe uma enorme quantidade de estaleiros e próximo deles muitos navios de todos os tipos desativados, um verdadeiro ferro velho naval… a própria MB mantem alguns navios desativados em Mocanguê… existe fiscalização, mas não sei se é efetiva para impedir a contaminação do mar… é claro que a “imprensa” precisava falar… Read more »

Alexandre

Valdo

A idéia é não ofender mas ofendeu sim. Estou cheio de ir a trabalho para o RS e escutar as mesmas palhaçadas que vc fala. Gostaria de saber qual é a fama do gaúcho no resto do Brasil? Acho que vc ficaria sem graça. No dia que vcs produzirem um PIB maior do que o do RJ, aí vc pode pensar em dizer alguma coisa. Por hora, vá beber seu “Chimas” e cuidar da sua vida. Que nosso PA entre na fase 3 o mais rápido possível.

Fabio

Oi há possibilidade de disponiblizar a foto do NAe São Paulo “novinho” em tamanho 1280×1024?

Wilson Figueiredo

Valdo, companheiro do PN!

Esse tipo de pensamento, infelizmente, ainda existe. Mas, estudei, trabalhei e morei por lá. Ainda é a segunda economia do Brasil. Isso não seria possível apenas com funcionários públicos e “praia e carnaval”.
Agora, falando sério. Pela estrutura de ensino na área técnica, laboratórios (aí você acerta), localização, mão de obra, industria petrolífera etc, etc…seria sim, com vontade política, um grande polo industrial na área de defesa. Não é difícil.

Aldo Ghisolfi

Lastimo a pessoalização na discussão, que não leva a nada, mas, também sou gaúcho e não gosto das coisas que acontecem lá pelas terras do Brasil de longe, mas por questão de bandeira e hino, acabo sempre justificando tudo. Mas, como, apesar da torcida pelo NAe, não sou de tapar o sol com peneira, pergunto (e que me respondam sem agressão) como é que fica a situação criada, sob a ótica da ética e do meio ambiente? A MB acionou as máquinas do São Paulo sabendo que ia produzir um imenso vetor de poluição atmosférica. Sabendo, calculou, agiu e cometeu… Read more »

Wilson Figueiredo

Aldo… Nesta fase em que se encontra o A12, por razões de segurança (seria muito pior para o meio ambiente) um acidente fora da Baia da Guanabara. O risco de correntenzas e vendavais, mesmo com rebocadores, não valeria a pena. Ainda me lembro do A11. Havia conversas sérias com as instituíções da área ambiental. Sempre levando-se em conta os riscos maiores. Quem operou os Contratorpedeiros da classe Fletcher, que tinham 2 casas de máquinas só para caldeiras e 2 para turbinas, sabe que quando ficava paradas e retornavam, era aquela fumaça! Logicamente, pelo tamanho do A12, ela é muito maior.… Read more »

GIL

o A-12 ta fazendo um conclave pra escolher o proximo papa, quando for escolhido vamos ter fumaça branca.

Aldo Ghisolfi

WILSON: é, realmente, em termos de segurança, o melhor foi acionar as máquinas dentro da Baía, pode ser isolada em caso de necessidade. A MB vem demonstrando muita eficiência e capacidade de gestão, em nível tal que não está amarrada por nenhum FX! Mas o que me referi, diz respeito à situação do ponto-de-vista legal, como é que vai ficar, pois quem trabalhamos a área ambiental, fiscalizando, orientando, estabelecendo parcerias, multando, processando etc, não podemos deixar de observar que a lei não pode existir apenas para os pequenos. Nada demais, mas porque o crime ambiental premeditado e consumado existiu, por… Read more »

Wilson Figueiredo

Aldo…
É isso aí. Compreendo.
Abraços.

ving@dor

fala serio………. armada (é armada) sucateada, apenas 5 navios operartivos, uma sucata a vapor francesa, cheia do condenado amianto somada a uma força aeronaval com somente 3 dos A4 operativos (beirando os 40 anos).
Isso e politica de defesa naval?
fala serio
Acorda Brasil

Galileu

haahah como se a fumaça fosse seu principal problema ahahah

Leandro Requena

Já que o assunto são os Porta Aviões, segue link com um pequeno vídeo sobre o USS CARL VINSON feito pelo canal Discovery:

http://video.discoverybrasil.com/services/player/bcpid64697593001?bctid=1643909116

Que inveja dos caras… 🙁

Leandro

Prezados, quais serão os meios aéreos disponíveis de imediato quando o São Paulo estiver 100% operacional (o que eu espero que seja ainda esse ano)?
Os A4 vão estar disponíveis para treinamento? Mesmo sem estarem modernizados? Será que a MB vai convidar os hermanos para dar um “passeio” no A-12????…rsss

jose henrique mendes

É pessoal não adiante a falação da turma que só mete o pau na Marinha,pois o SP está ai e vai colaborar com o crescimento e aprimoramento da nossa Aviação Naval.Eu queria ver se fosse um NAE da US NAVY ou da ROYAL NAVY ou outras se essa turma que fala mau mas demonstram total falta de conhecimento sobre o assunto.Abraços do MENDES.

SxMarcos

O Rafale já possui vídeos sendo lançado do A12.
O Gripen NG possivelmente já tem um pré-projeto para meios navais.
E o SH? Será que ele conseguiria ser lançado do A12 armado (mesmo com restrições) como o Rafale?

rodrigo ds

Alguém do forum sabe quando será iniciado a fabricação/montagem dos novos portas aviões brasileiros?? ou será comprado pronto?? pois a vida útil do nae são paulo é de 1 ou 2 décadas (penso eu), então se começar hoje a montagem até ficar pronto estas novas naes é o tempo de vida útil do são paulo (se tiver errado me corrijam), e será que serão nucleares, pois me parece que a marinha já tem o protótipo (em funcionamento) de propulsão nuclear desenvolvido para o sub nuclear e a tecnologia de enriquecimento do combustivel em nivel industrial, penso eu que para o… Read more »

roberts

nossa marinha e sucateada porque segue a estrategia economica de nossos ilustrissimos politicos de plantao ja que o brasil e uma nacao pacifica vamos desmobilizar as forcas armadas e contratar uma empresa de seguranca pra nos defender

Marcio

Gostaria de ver o NAe São Paulo testar o reator nuclear brasileiro, que estão projetando para o submarino nuclear que se está pretendendo construir. Assim, o porta aviões brasileiro navegaria por milhas e milhas quase sem combustível algum, e em velocidade de 30 nós.

Wagner

Os proprios cariocas sequer sabem quantos navios a frota tem lá ! Ja perguntei para cariocas sobre a frota e me responderam ” ai nunca reparei” . isso mostra a realidade: No Brasil o Governo e o povo estão pouco ligando para a marinha. Não existe uma politica de longo prazo séria para a MB. A Russia, por exemplo, e a China, possuem planos bem definidos, projetos e cascos em desenvolvimento, e uma idéia de defesa mais clara. A Índia igualmente possui idéias e projetos em construção. Em resumo, dos Brics, somente o Brasil não sabem o que quer, não… Read more »

Wagner

Ultima hora: O Foch não vai dissuadir ninguém de nos atacar, pelo contrário, ele faz o reverso: é um convite a um ataque. Qualquer inimigo vai pensar: ” É isso a marinha deles ? Uma sucata de 50 anos escoltada por 10 sucatas de 30 anos ?? Ah ah ah, tá no papo !”
Posso parecer anti-patriota mas ao menos sou realista: TA TUDO ERRADO !

Gilberto Rezende

Oi Lucas Maciel, só o que falta para transformar o cenário desta força-tarefa nucleada no São Paulo num verdadeiro “mini-poder” regional é:

1) A Embraer e a MB adcionarem uma boa ala aérea de Super Tucanos Navais para um bom apoio aéreo aproximado para as tropas de desembarque anfíbio;

2) Integrar aos AF-1 (A4M) um míssil ar-superfíce, o Exocet AM-39 se o ideal mas talvez seja pesado demais…

Assim com aviões capazes de atacar navios com MÍSSEIS ficaria 10 !!!