Novas fotos do NAe ‘São Paulo’ no dia 28 de julho de 2010

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Fotos enviadas pelo leitor Vitor Cardoso, do NAe São Paulo visto do escritório da empresa onde trabalha.

FOTOS: Vitor Cardoso

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Wilhelm

Já que não possui nenhum sistema AA, o jeito foi apelar para um gerador de fumaça como proteção.

Lucas

A Fumaça nao importa oq importa é que ele esteja operando 100% nas funções e ou missões no qual ele for designado a comprir , boa sorte a tripulção!!

Edilson

Caramba quanta fumaça, parece aqueles Porta aviões do Filme Tora Tora Tora, quando atingidos…
É normal esta fumaça toda?
sds
Edilson

Marcelo

Estou repetindo aqui o comentário realizado no assunto anterior pois acho que conseguiremos encerrar a discução sobre o tema da fumaça emitida pelo A-12 com a explanação abaixo. Gostaria de lembrar a todos que todo motor de navio movido a óleo chamado de “Bunker”, quando acionado depois de muito tempo parado, tambêm solta muita fumaça preta quando é colocado em funcionamento, Caso desejem saber mais sobre o óleo utilizado no A-12 deem uma olhada no catálogo original deste combustível (link abaixo) do site da BR distribuidora (Petrobras), e verão que é um combustível muito diferente em sua composição química, em… Read more »

Fox Bravo

Se que ainda está de pé o acordo que o Brasil estava costurando com a China para treinamentos dos futuros pilotos navais deles? Em troca de outras parcerias, como dos satélites?

Alguém sabe alguma notícia?

Dalton

Edilson…

ou você confundiu os filmes, ou trocou encouraçados por porta-avioes,
pois o filme “Tora Tora” retrata o ataque a Pearl Harbor e os porta-avioes americanos não foram atingidos por não estarem lá no momento do ataque.

abs

Aldo Ghisolfi

Salve Marcelo: rebatendo teu comentário, acho que somos todos inteligentes, sim!, e que o tema de discussão é aquele que os companheiros desejarem, inclusive e principalmente -pela atualidade- o muquifo que este pobre NAe está fazendo no céu de todos nós. Não acho que os comentários postados sejam somente ‘atirar pedras’, acho que os comentários têm um quê muito grande é de desilusão. Não acho que enaltecer seja enfiar a cabeça na areia e ficar com o buzanfão de fora, muito antes, enaltecer, mesmo! é criticar e fazer crescer. Quem sabe, não gostastes foi da maneira com que os comentários… Read more »

NETUNO

Grande “cronograma” de manutenção, 5 anos de reparos, milhões de reais gastos, e nada alem de uma ramonagem muito grande pela chamine……

emilson

daqui a pouco veremos ele com seus A4 cuidando de nossa costa e mostrando que alem de grande ,ele sera uma escola para as novas geracoes de pilotos navais e marujos, pensem no que vem para o futuro !

evandro

Meu Deus!!!!! Será que não da para “chipar” o motor do Na 12 para o uso de alcool combustivel? Pelo menos mudaria a cor desta fumaça horrivel!!! Mui amigo esses Franceses.

marcospoorman

Com fumaça ou sem fumaça este foi o melhor post do semestre. Que venha logo os AF-1 modernizados. Com os recursos que a marinha tem os responsáveis pela manutenção deveriam ganhar uma medalha honra ao mérito no mínimo. Um salve para os marinheiros que perderam a vida no cumprimento de seus deveres. Aos urubus de plantão vão gorar nossas FA’s em outro canto, fazer algo de bom para o país aparecem poucos.

P.S.: Alguém sabe informar quais aeronaves e helis previstos para embarcar e quais são os navios de escolta, apoio e submarino que acompanha o A-12 ?

Emblazius

Bom, sobre esse assunto meu pai aposentou Capitão de Mar e Guerra e era maquinista. Ele me explicou exatamente isso. Que é normal a fuligem por dentro do motor ainda mais depois de tanto tempo parado. Eu já entrei dentro de um motor de navio de grande porte e é algo incrível. Era um cargueiro que quebrou indo da argentina para europa. Aos que criticam a reforma só tenho a lamentar. Este navio que citei os caras trouxeram um engenheiro de jatinho particular da Europa antes do navio atracar no porto de recife. Imaginem o custo disso tudo, e nisso… Read more »

Igo

Ave maria… parecem os comentário do jornal O Globo, mas pelo menos lá são leigos… aqui… Arrego galera… O navio tá saindo de um PMG e não de uma lanternagem.

evandro

Olhem esse vídeo no You tube.

evandro

Antes da França vender o então Foch para o Brasil em uma escala no Rio de janeiro, deixou o porto rumo a Dacar, na África. Na ocasião, o porta-aviões deixou a cidade emitindo uma enorme cortina de fumaça negra que cobriu o céu da região central do Rio. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente tomou conhecimento do fato e tentou emitir uma multa, mas o navio já havia deixado o porto e não pôde ser autuado. Houve um desconforto entre diplomatas franceses e brasileiros, mas logo os vendedores do porta-aviões esclareceram que a fumaça fora provocada por problemas de regulagem… Read more »

thiago

Claro que essa fumaça tem haver com o tempo em que ficou parado. Muitos aqui estao querendo saber mais de mecanica naval que os proprios especialista no assunto. Em diversas fontes diferente, profissionais da area mecanica naval, ja alegaram que tamanha fumaça se deve ao tempo parado, falta de regulaçao do motor ( que concerteza deve estar sendo feita neste momento) e o combustivel que se nao me engano tambem é diferente agora que ele reativado ( sobre este ultimo argumento aceito correções pois nao tenho certeza). Basta olhar fotos do mesmo quando ainda estava ativado antes da reforma, e… Read more »

thiago

onde esta “aprimaria” leia-se “aproximaria” por favor …. abraços!

Lucas

boa thiago é isso ae

Defourt

Olá a todos!

Não sou advogado dos franceses mas culpar os mesmos como se a Marinha brasileira não soubesse o que fazia ao adquirí-lo é no mínimo BURRICE CRÔNICA!

Abraços ao mestre ling-ling (Cor Tau)!

Mauricio R.

OFF Topic…

…mas nem tanto…

Navios franceses aguardando o maçarico, em uma parte do texto é citada a P 400, aliás classe Macaé p a MB.

(http://www.meretmarine.com/article.cfm?id=113799)

João Gabriel

Lá vai a Maria Fumaça naval,com uma coluna de fumaça dessas,das duas uma: ou o inimigo pensa que o trombolho já foi atacado ou então essa fumaça entrega o GT todo,denunciando a posição….

Ha e depois comparam esse trombolho ao saudoso e excelente Opala…..comparem a um Renault é mais sugestivo….

joel

Falar que o navio ta soltando mais fumaça que qualquer maria fumaça movida a carvão não denigre em nada o trabalho da marinha em colocar o navio de volta a ativa. Não exagerem. Até pq o que não faltou foi tempo pra recolar o navio no mar, faltou foi verba…rsrs.

Não adianta mostrar octanagem do combustivel nem nada, ta todo mundo vendo.

Mas que em São paulo ele não passaria na inspeção do detran, ah isso ele não passaria.

abraços

Blader

É curioso a linguagem “cívica” de baba-ovos militares que não aceitam crítica alguma. Ora, gente, deixem a ignorância patriótica de lado e atentem para o fato de que o Brasil, se não paga os maiores soldos para as forças, comparado a outros países, pelos menos em privilégios e mamatas não perde para ninguém. Por isso, tem que ser cobrado eficiência sim e compromisso com a nossa defesa. O fato é que o trombloho dessa NAE esá soltando fumaça além do normal e ponto final.

Guilherme D.

Bom, é realmente esquisito tanta fumaça, mas como na verdade, sou só um entusiasta, não sei dizer ao certo o que pode ser. Falta de regulagem? Um motor velho? Falta de verba pra deixar direito? Não sei, mas é certo o que o amigo Joel disse, essa fumaça toda, não tira o mérito do pessoal da Marinha, e de quem trabalhou nisso, é na verdade, uma vitória pra todos nós Brasileiros, é o Brasil, de alguma forma indo pra frente. Mas também devemos atentar para o fato de isso ser realmente estranho, só não gosto que digam que quem defende,… Read more »

Clausewitz

Fumaça. Todo motor, seja pistão, turbina e ou até movido a idiotice de imprensa desinformada, solta fumaça preta, após grande tempo de parada. Esta noticia sobre excessiva fumaça no Sampa, irrita-me. Espero, algum dia breve, comentar a possibilidade de existência de vida inteligente na imprensa brasileira!

Igo

Blader,

Privilégios e Mamatas? Seja mais claro nisso, por favor. A úlnica coisa que identifiquei em seu comentário é um raiva e vontade encontrar feridas.

Gente, um motor de carro você testa na bancada com dinamômetro, mas um motor de PA é muito mais complicado. Você tem que ligar o motor, dentro do navio, para testá-lo e regulá-lo. Esse PA sempre foi de gerar muita fumaça, mas a quantidade gerada foi normal para a primeira vez que ele foi ligado após um PMG.

Vader

Caraca, o cidadão trabalha num lugar horrível hein? Que vista…

Turbada apenas pelas fuliginosas emissões do nosso glorioso Opalão, the hellraiser… 🙂

Wagner

Seria mais util vende-lo como sucata aos Indianos e APRENDER a produzir nossas proprias fragatas…

Rodrigo Botelho Campos

Prezados(as), com a decisão de modernizar 9+3(biplaces) do A-4 Skyhawk na Embraer tenho a impressão que estas aeronaves servirão embarcadas. As demais serão usadas para treinamento e suprimentos de peças até o esgotamento da vida útil deste tipo de equipagem quando a aeronave será substituída junto com a chegada dos dois navios-aeródromos projetados. Neste momento uma hipótese é de que os mesmos aviões do FX-2 deverão ser comprados para a Marinha. Suponho que embarcarão também no A-12 3 S-2 SuperTracker, 4 SH-60, 4 Super Cougar e 2 Esquilos (SAR). Total: 15 aviões e 10 helicópteros, ou seja, 25 aeronaves. Este… Read more »

Diego Tarses Cardoso

Espero que o A-12 não acabe ganhando o apelido de “fumação”….
Abraços

Challenger

Na segunda foto, com o Santos Dumont em primeiro plano, fiquei pensando que talvez este Aeroporto Carioca seja quase do tamanho do Opalão. rsrsrs

Estava assistindo hoje um programa do Discovery sobre o USS Ronald Reagan, deu saudades daquelas reportagens sobre o São Paulo operando os nossos A-4, é bom ver este bichão soltando Fumaça novamente!

MVMB

Sem comentários. Apenas lamento.

Aldo Ghisolfi

Se as autoridades fossem comerciantes, já teriam ‘virado a página”; se fossem de botecos,já tinham “passado a régua”… espero que futuramente, mantenham esse navio ao menos como museu. Não entendo essa paixão pelo material francês bélico francês.

Câmara

O navio é velho, mas é o único que temos. O importante, agora, é mantê-lo operando, para que a guarnição se mantenha adestrada. Precisamos que os futuros governantes do Brasil e Comandantes da MB, achem um meio de adquirir novos navios (construídos no Brasil); rever a política de recrutamento de praças e oficiais, aumentando a idade e exigindo um curso técnico e superior; desconcentrando a MB do Rio de Janeiro (por isso a MB não atrai muito os não-fluminenses – quem nasce no Estado do Rio de Janeiro); construção de novos Centros de Instrução para formação do pessoal para Marinha… Read more »

Tailhooker

Não entendo o problema de uma grande parte de brasileiros aqui do blog que insiste em atacar e criticar a própria Marinha do seu País. Essa marinha não é a marinha do inimigo, é a Marinha do seu próprio País. Percebe-se claramente a agressividade de alguns quando o assunto é o NAe São Paulo. A fumaça é, de fato, relevante, pois significa.o sucesso do trabalho duro desta tripulação, que trabalha arduamente há anos para colocar este navio no mar novamente. Se os críticos tivessem noção do trabalho duro deste time de marinheiros, acho que reveriam seus posicionamentos. Criticar sem ter… Read more »

Jaime Matos

A fumaça preta advém do tempo parado que gera acúmulo de óleo nos motores e quando ligado novamente ele vai queimando. Quem escreveu sobre a fumaça (jornalista) deveria estar mais informado para não dizer besteiras e inverdades a população. Claro que um ou mais porta-aviões seria excelente a marinha poder contar. Mas seriam eles ( alguns jornalistas) os primeiros a reclamar do gasto excessivo. Não dá para contenta-los, só querem manchete para vender jornal. Compromisso com a notícia. ZERO.

Aldo Ghisolfi

TAILHOOKER: bom dia. Respondendo teu cmentário, de minha parte digo que o problema não está em atacar e criticar a MB. O problema é o conflito, a incompatibilidade, a distorção entre a ‘fala’ e a ‘ação’, inclusive de omissão, pois com toda a tecnologia e capacidade alardeada, a MB esqueceu de colocar filtros na exaustão, coisa que poderia -e deveria!-ter feito. Quem ouve e lê o NJ e o resto das autoridades falando e, ao depois, vê o NAe na situação em que se mostrou, me desculpa, mas não pode deixar de falar. Se a fala assume a configuração de… Read more »

Wiltgen

Acho que fumaça atrapalhou a visão da maioria, pois não vi ninguém comentar que durante estes primeiros testes, o NAe São Paulo já recebeu duas aeronaves, um UH-13 Esquilo (com esquema de pintura da OPERANTAR) e um UH-14 Super Puma, o primeiro spotado bem ao lado do indicativo visual e o segundo um pouco mais a ré.

Abraços,

marlige

Caro Câmara.

Apesar de “não-concordar” de alguns pontos, de modo geral, a MB precisa de um Choque de gestão e reformular sua politica de obtenção e formação de pessoal.

Cicero

Muitos de vocês fazem críticas a nosso amado e querido Nae São Paulo, mas será que algum de vocês já esteve dentro desta máquina de guerra? Garanto que o espírito de corpo que existe dentro deste navio não será visto em nenhum outro lugar e por nenhuma outra tropa. O departamento de máquinas( responsável pela operação e repara) têm trabalhado duro saindo muitas vezes as 22:00 sem saber o que é o domingo ou feriado. A esses nobres hérois vocês devem agradecer pois é fácil criticar sem ter qualquer espécie de conhecimento teórico/prático sem ter que sentir na pele aquilo… Read more »

Aldo Ghisolfi

Cícero: acho que houve uma inversão do foco. Ninguém fala de espírito de corpo, nem do esforço efetuado pelo corpo. A crítica é no sentido de que as coisas estão erradas e podem e devem ser criticadas. Não confundir as coisas, como por exemplo, trocar o direito de crítica pelo ‘dever’ da complacência.

mellen

Não defendo nem militar nem civil, mas HUMILDADE para aceitar a opinião dos outros e até demonstrar bom senso em ensinar alguém interessado seria uma boa para meia dúzia de arrogantes desse site e de outros de defesa. A ARROGÂNCIA fez o TITANIC indestrutível. Aliás belo nome pro NAE de treinamento p/ futuros pilotos navais, apenas lembrem que vai levar uns 30 anos até termos um NAE que preste com aviões e escoltas idem. ou seja, cruzem os dedinhos para não dar “Mer…” no mundo ou AL nesse tempo….

Edmar

Caros Amigos.:

Será que já estão modernizando os “AF 1 A-4”?

Uncle

Gente vcs estão discutindo a fumaça, alguns vislumbrando um futuro glorioso. Mas no principal ninguém aqui falou. O navio não voltou ao ciclo operativo. Após a fumaceira, amplamente discutida, ele voltou para o arsenal da marinha “pegando”, e continua parado. Desta vez acusam o defeito em uma das bombas. Sera? Ví um comentário a respeito de privilégios e mamatas. Ora amigos não sejam levianos. Os militares, principalmente os da MB que são sacrificados pela estenuante vida no mar e escalas de serviço apertadas arcaicamente elaboradas e tradicionalistas, são a classe trabalhadora que mais teve seus direitos seifados nos últimos anos.… Read more »

Uncle

Preparem-se, vai ter fumaceira denovo por estes dias. O opalão t´se preparando pra suspender.
Rola uma “guerra” no navio, que o Luciano Huck deve aparecer por lá.
O opalão deve ser o próximo selecionado para o quadro “lata-velha”. rsrsrsrs

Mada

Esse porta aviões é uma comédia, meu marido serviu nele até o início do ano e graças à Deus saiu de lá… Promessas e mais promessas de viagem e nada… Sempre está pegando alguma coisa naquele museu…

adriano

Tamben fica paradão sem ter o que fazer no Rio de Janeiro, acaba virando vapor mesmo rsrsrsrsr