Fila de embarque para exportação nos portos deve ir até setembro

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SÃO PAULO – Com uma fila de mais de 450 caminhões no Porto de Santos (SP) e aproximadamente 150 veículos no Porto de Paranaguá (PR), diversos importadores brasileiros de açúcar reclamam que o sistema logístico do País está criando uma situação complicada para o escoamento de cargas. Em meio a isso, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) firmou na última sexta (30), um termo aditivo com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), para garantir novos prazos com vistas ao cumprimento das exigências para obtenção do licenciamento ambiental dos portos.

Com previsão de desembarcar mais de 13 mil toneladas no Porto de Santos, e com previsão de embarque para exportação somente em setembro, o diretor comercial da empresa Açúcar Guarani, Paulo José Mendes Passos, acredita que por conta desse gargalo os fretes subiram 15% nos últimos meses. “Existe hoje uma forte demanda por açúcar brasileiro que, vinculada a uma deterioração das condições logísticas, cria uma situação complicada para a exportação. Os caminhões ficam presos nas filas mais tempo que o normal o que acaba criando um gargalo porque outras commodities, como o milho, também precisam chegar ao porto via rodoviária. O resultado é um aumento do frete em cerca de 15% nos últimos meses”, disse ele.

Contudo, algumas empresas estão tentando usar alternativas intermodais para fugir dos gargalos logísticos; entretanto, o diretor comercial do Grupo São Martinho, Helder Gosling afirmou que o problema portuário afeta inclusive as ferrovias. “Não há muitos vagões disponíveis para o transporte de açúcar porque muitos estão presos no porto. O problema de escoamento do porto afetou até as ferrovias“, garantiu ele.

Licença ambiental

Diante deste cenário, o Ibama e a Appa firmaram um termo aditivo, com intuito de garantir novos prazos para o cumprimento das exigências para obtenção do licenciamento ambiental dos Portos de Paranaguá e de Antonina, no Paraná. Com isso, a licença de operações dos portos públicos do Paraná deve ser conquistada nos próximos 4 meses. O documento para o acordo foi assinado pelo presidente do Ibama, e pelo superintendente da Appa.

FONTE: DCI/Daniel Popov/Agência Estado

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Paulo

Há décadas que o agronegócio vem crescendo no País e a infraestrutura não acompanha. No caso de Paranaguá, a ferrovia que demanda ao porto foi construída em 1885 e hoje movimenta mais de 20.000 toneladas de carga por dia. Mesmo volume que transportou em todo o ano de 1897. E a ferrovia continua exatamente a mesma, sem nenhuma modificação ou melhoria.

Carlito

Da janela do apartamento dos meus pais, localizado no litoral sul paulista, dá para ver o horizonte tomado por navios, especialmente à noite quando suas luzes ficam acesas.

Fernando de Noronha

Que absurdo, que o Brasil ainda está importando açucar !!!
Exporta barato o açucar próprio e depois não há açucar suficiente no mercado interno, aí precisa importar. RIDICULO !

@Wagner

Chama-se terceiro mundo….

André

Modernizar infra-estruturas, principalmente portuária e ferroviária, são condições obrigatórias do Brasil com situação ascendente no mundo hoje. De que adianta toda essa propaganda de pré-sal, de um “novo Brasil” se as condições logísticas do país não atendem as demandas (isso sem falar do egoísmo fluminese e capichaba em relação ao petróleo)? O sistema ferroviário por si só ja é um modal considerado ultrapassado no Brasil, o próprio rodoanel paulista sustenta essa realidade. O sistema portuário, com gruas e outros equipamentos de vital importância para a vida operacional do porto, não acompanha o progresso do país. Pensaram em crescimento, mas se… Read more »

Wilson Figueiredo

Primeiro parágrafo: “…situação complicada para o ESCOAMENTO de carga”. Segundo parágráfo: “Existe hoje uma forte demanda para o AÇÚCAR BRASILEIRO que, …uma situação complicada para a EXPORTAÇÃO.”. Logicamente que a matéria contém erros. O gargalo forte é para nossas EXPORTAÇÕES. Em nenhum momento fala-se que estamos IMPORTANDO açúcar.

MO

nossa qunta abobrinha sobrte o quintal de casa …

importação de açucar entao foi otima, tas inspirado eim o FN

Quanto a tal licensa ambiental o imbecim que cutucou isto foi parar no ibama la no acre, perto da casa do Chuk Norris

Marcelo

André

Leiam a matéria do Blog Mercante sobre a situação no Rio Grande do Norte: http://www.blogmercante.com/2010/08/e-preciso-desenvolver-estrutura-de-portos/ “A agropecuária precisa de porto urgente; de acordo com o crescimento do país, nos próximos cinco anos um novo Brasil portuário deverá se materializar; uma das razões alegadas para que houvesse a instalação de uma refinaria em Pernambuco, e não no RN, foi a falta de um porto com maior capacidade de operação.” Quer dizer, se até a falta de um porto obriga um empreendimento ser construído em um local que lhe dê condições operacionais, essa notícia do Blog Mercante representa tudo o que eu… Read more »

Paulo

Senhores

A nota fala claramente em importação de açúcar sim. Serão 13 mil toneladas em Santos e diversos importadores de açúcar reclamam do sistema logístico. Exportação de açúcar somente em setembro.
Ou é isso mesmo ou o repórter “especializado” em economia misturou alhos com bugalhos.

Abraços

Wilson Figueiredo

Paulo…”clique” na palavra “açúcar” logo abaixo da Fonte desta reportagem. Se a China, que é o maior exportador do mundo, compra do Brasil…
Abraços.