O almirante Julio Soares de Moura Neto, comandante da Marinha do Brasil, está visitando a Índia entre 8 e 13 agosto de 2010, a convite do Almirante Nirmal Verma, Comandante do Estado-Maior da Marinha da Índia.

Esta é a primeira visita do Comandante da Marinha do Brasil àquele país. Durante sua visita a Nova Deli, o almirante Moura Neto teve discussões com o almirante Nirmal Verma e fez contatos de cortesia com o Ministro da Defesa Rajya Raksha Mantri Shri MM Pallam Raju, o Comandante da Força Aérea, Air Chief Marshal PV Naik e com o Comandante do Estado-Maior do Exército, VK Singh.

As discussões entre os dois almirantes cobriram as áreas de interesse comum relativas à segurança marítima, operações e interoperabilidade, design e fabricação de navios e a operação que será realizada em setembro próximo entre as Marinhas do Brasil, Índia e África do Sul (IBSAMAR, segunda edição), ao largo da costa da África do Sul.

Este exercício trilateral foi iniciado como resultado do IBAS (Fórum de diálogo em nível ministerial Índia, Brasil, África do Sul).
Além de Delhi, o Almirante Moura Neto também irá visitar o Comando Naval Ocidental em Mumbai.

FONTE: Sandeep Unnithan, correspondente do Poder Naval na Índia / FOTOS: Indian Navy

NOTA DO EDITOR:  Uma aproximação maior entre as Marinhas do Brasil e da Índia poderá trazer bons frutos, já que a última possui vários programas interessantes, como o submarino nuclear próprio, o novo navio-aeródromo Vikrant (baseado no Cavour italiano) e o jato Tejas Naval.

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando Sinzato

Parabéns ao militares e ótimo exemplo de boas relações. Como na nota existem grandes interesses em comum, espero que o próximo representante do planalto tenha plena consciência disto.

Brasil e Índia tem povos com características muito semelhantes: são criativos, cultura pacífica, com mesmos problemas em relação a distribuição de renda e muitas outras coisas.

Em uma aproximação maior, todos ganham.

SDS.

Fabio

Excelente Notícia.

Gostaria de ressaltar que, além dos projetos Indianos citados no artigo, existe a grande possibilidade da compra dos Rafales por parte da India, o que com certeza ajudaria as contas Brasileiras durante a vida operacional dos mesmo aqui.

le

India,que pais maravilhoso,uma riqueza regional sensacional,de costumes e dialetos dos mais variados estilos,futuramente o maior aliado do Brasil<< asim eu espero dsd

Nelson lima

Acho o caça Tejas Naval muito interessante para substituir o A4

Sabre

Fernando Sinzato, fala pro Paquistão que os indianos são pacíficos, pois até hoje eles não acreditam!

Piramboia

Taí um bom parceiro para a MB. Os indianos estão construindo navios-aeródromos, destroyers, fragatas, corvetas etc. de projeto próprio. Isto sem falar do caça leve Tejas Naval. Enfim, uma marinha completa! A MB deveria priorizar tal aproximação. Em breve, superará as Marinhas britânica e francesa em numero de navios-aeródromos (serão três unidades) e creio que não parará por aí, pois os seus interesses serão ampliados além do Oceano Índico.

Victor

Good one. It is a symbol of India-Brazil friendship. Long live India and Brazil.