Brasil e Reino Unido assinam acordo de cooperação em Defesa

Brasília, 14/09/2010 – Os governos do Brasil e do Reino Unido assinarão na noite desta terça-feira (14/09/2010), no Rio de Janeiro, um Acordo de Cooperação em Assuntos de Defesa. A assinatura, pela parte brasileira, será feita pelo Ministro-interino da Defesa, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, que substitui o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, em viagem oficial à Europa. O Reino Unido será representado pelo Ministro-Adjunto da Defesa do Reino Unido, Senhor Gerald Howarth.

Em sua viagem, Jobim também assina dois acordos semelhantes nesta semana: um com a República Tcheca e outro com a Ucrânia. O acordo com o Reino Unido, que não está vinculado a qualquer negociação comercial específica entre as duas nações, tem por base a vontade mútua de desenvolver a cooperação em longo prazo na área de defesa, envolvendo parcerias industriais, transferência de tecnologia , educação e treinamento, entre outros, sempre que houver mútuo interesse.

O acordo se baseia nos princípios da igualdade e reciprocidade entre as partes e tem o objetivo de promover parcerias especialmente em pesquisa e desenvolvimento de suporte logístico, tecnologias de segurança (security), aquisição de produtos e serviços de defesa, atividades de manutenção de paz, e troca de instrutores militares, entre outros.

FONTE: Assessoria de Comunicação Social – Ministério da Defesa

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Invincible

Ou seja,

Coisa para Inglês ver.

MVMB

E dá-lhe turismo e diárias a custa do erário…..

ezeca

e os FREMM COMO FICAM ????

Nick

Se nesse acordo vier umas 6 Type 45, ótimo, e de quebra 2 PAs na mesma classe da Quenn Elizabeth .

[]’s

MO

Ow Nick

Nesta linha de pensamento teriamos uma marinha de esquadra de 1 QE e 6 tipos 45 e nada mais

Desconsiderando custos e bla bla bla, isso apenas em pessoal operativo para navios (considerando eles full operacionais)

nquanto nao tivermos Homens Humanos capacitados e mnumero suficiente fica dificil operar isso tudo ai (02 + 06), dai vc poe os outros meuiosa navais

Isso tudo sem entrar nisso, naquilo e naquilo outro

quanto aos Aquitaine, Parmegiana e afins, foram dar uma volta com os efe xis, possivelmente para o mesmo destino ambos os dois 🙂

Andre Luis

O Reino Unido é detentor de diversas ilhas desde o Canal da Mancha até as Falklands, todas protegidas até o último fio de cabelo. Enquanto isso nossos arquipelogos ficam desguarnecidos, sem um simples radar. Num evento do MD foi mostrado um slide dos protetorados britânicos, da Europa passando pela África até a América do Sul. Fácil enteder que esse acordo é muito mais vantajoso para eles do que para o Brasil, que nem possui os meios devidos para a defesa das águas nacionais. É hora de acabar com o papo e começar a agir. Não existe acordo entre “fraco e… Read more »

Invincible

Sem Pânico.

Os Ingleses não estão vindo… e não precisa tocar o sino… Calma gente…

Eles so querem fazer negócio e não estão tentanto invadir o Brasil… Sem panôia.

Se eles quisessem ter tomado um pedaço do Brasil, teriam feito no Séc. XIX.

Se o Brasil comprar navios deles eu acharei excelente. O que mais ameaça o Brasil não são os ingleses mas os próprios brasileiros e essa lentidão sem fim.

GUPPY

Mais acordos sendo assinados. Isso é bom. Aumentam as nossas probabilidades. É bom podermos nos beneficiar dos acordos que facilitem compras militares. Barganharemos melhor, principalmente com uma Europa em crise financeira e os EUA precisando vender também. Todo mundo vai ter que ceder para não perder para a Inglaterra a venda de fragatas e sei lá mais o que.

Abs

MATUZA

Temos mais uma oportunidade de aprelharmos nossa Marinha, com equipamentos modernos. Lembro com certa nostalgia, quando fiz concursos na área militar e, no memso período em que as novas fragatas da classe Niterói estavam começaram a chegar ao Brasil: Já faz mais de 30 anos.

Precismos avaliar bem esta oportunidade, sem paixões ou, ceticismos.