Essa era a home-page do site Poder Naval em 1998. O site foi criado em 20.7.1997 no extinto Geocities e dizia: “Como nossas páginas são intensivamente gráficas, aconselhamos o uso de um modem de no mínimo 33.600bps e uma boa conexão.” Havia botões para download do ICQ e o navegador Netscape.

Abaixo, parte da seção de notícias, que era atualizada mensalmente e não diariamente como hoje. Naquela época era tudo em HTML e dava muito mais trabalho do que hoje para editar.

Tínhamos a Lista de Discussão do Poder Naval que ainda existe no Yahoogroups, mas acabou sendo superada pelo Blog Naval, que começou a funcionar em 2007.

Ainda existe um arquivo na internet com antigas mensagens de 1999, da Lista de Discussão Naval que começou na Virtualand. O arquivo pode ser acessado aqui. Os mais atentos vão perceber que alguns dos comentaristas atuais participavam desta antiga lista.

Abaixo, a cara do site em 2001, que não durou por muito tempo.

Se você acessava o site nesta época, deixe seu comentário.

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eduardo

Parabéns, não sabia que era tão antigo, só conheci em 2007

Colt

Poder Naval. Singrando pelos mares do tempo.

Lp

Bons tempos que não voltam mais…

Marine

Acesso desde meados de 2002, so comecando a comentar desde 2008, parabens!!

robert

caraca… vcs tão velhinho heim!
eaioheoaiae

mas pode-se falar: experientes!
eaoihaeoiaeea

Parabéns!

FJLC

Acesso o site desde praticamente o início, apesar de deixar poucos comentários no blog.

É o melhor site sobre Tecnologia e notícias navais.

Parabéns a todos.

FJLC

Acesso o site desde praticamente o início, apesar de deixar poucos comentários no blog.

É o melhor site sobre Tecnologia e notícias navais.

Parabéns a todos.

Guto

Não sabia que era tão antigo assim.

Nesse link podemos ver o histórico do site desde que foi criado o domínio naval.com.br

http://web.archive.org/web/*/www.naval.com.br

Bronco

Rapaz, que saudade dessa época. Eu lembro de ficar esperando a revista Força Aérea sair pra ler alguma coisa sobre defesa. Nessa época a Segurança e Defesa ainda era preta e branca, com o Fontoura de editor. Tinha ainda a Tecnologia e Defesa, que eu lembro que eu pagava R$ 15,00 a cada 4 meses, se não me engano, e recebia dois números referente à publicação bimestral, já cheio de notícias defasadas que, na época, pra quem só tinha a revista, eram fresquinhas! A lista era sensacional, lembro da lista Forças_Armadas também, não tão boa quanto a do Poder Naval,… Read more »

Luiz Padilha

E ainda tem gente que critica o PN. Gente que não entende 1/10 ( usando a relação SP x Vida maldita indiano), e vem aqui criticar ou vai a outros fóruns dizer que o PN é isso , aquilo, mas nenhum deles tem esta bagagem.
Enfim, ainda bem que somos vacinados!

Adler Medrado

Graças ao poder naval eu estou melhor informado sobre defesa. Desde o final de década de 90 eu acompanhava o site e a lista no virtualand.
A longevidade do site é mais uma forma de demonstrar a seriedade e o profissionalismo dos seus responsáveis.

Parabéns pelo sucesso alcançado e obrigado por se manterem firmes em seu propósito de informar os brasileiros sobre os assuntos de defesa.

Abraços.

Vitor

E pensar que antes de 1998 mal existia internet no Brasil ne. 10 anos depois consolidado e so faltando entrar na era da banda larga e acesso universal à população. =] Infelizmente so descobri o seu site em 2008 mas estao de parabéns! t+

GUPPY

Muito legal até porque antiguidade é posto! Agora, não estou conseguindo acessar aquelas reportagens do Poder Naval sobre a história das Fragatas Classe Niterói(Vosper Mk10) e sobre a Guerra da Lagosta, acho que estavam como Dossie e escritas pelo Guilherme Poggio).
Abraços

Ozawa

Sim ! Eu estava lá ! Navegando no Netscape do meu trabalho ! Demorava alguns minutos para baixar as páginas, mas, para a época, passavam “rápido”… Tenho até hoje, como lembrança, alguma matérias impressas, com data e hora, rsrsrs…, até porque não sabia qto tempo durariam aquelas informações on line na então incipiente internet brasileira, pós-estatização, e ainda muito duvidosa de seus rumos e de suas páginas virtuais, muitas sairam do ar… Naquela época, matérias de assuntos navais só em sites estrangeiros ou esparsamente e superficialmente em blogs jornalísticos da mídia comum. Qdo descobri, por acaso, pela primeira vez esse… Read more »

Invincible

Eu acesso desde 1999. Sempre uma boa fonte de informação.

Neto

Rapaz do céu, to ficando velho.
Ainda lembro da primeira versão do site, que comecei a acessar lá por 1998.
Descobri ele por acaso procurando noticias sobre os A-4 no antigo Cade!
Abraços

MVMB

Não acesso a tanto tempo – desde 2006/2007. Parabens pela seriedade e profisssionalismo ( apesar de um certo UFANISMO).

André

Eu me lembro muito bem dessa primeira página do PN! Não pensava que esse site fosse ser o sucesso que é hoje em dia, tanto que você Galante, em mais de uma oportunidade, já foi citado em matérias jornalísticas sobre assuntos de Defesa. Sds a todos.

rodrigo rauta

Cara, qnt tempo…eu visitava religiosamente o site e assim como o Bronco, fivaca guardando caixão na banca esperando as revista Forca aerea e a Tecnologia e defesa…masi ai um belo dia o blog ficou sem atualizacao por muito tempo, chegando ate sair do ar…fiquei meio orfão..atè que uns 3-4 anos atras descobri que ele tinha voltado a ativa!!
Parabens a todos e obrigado pelo blog. Muita gente, assim como eu, e fã de carteirinha dele!!

Abracos!!

Cor Tau

Bons tempos que não voltam mais…Acesso desde meados de 1994……

Soldado

Eu acesso desde 2006 +- e acesso todos os dias até hoje, quero deixar aqui os meus parabéns a equipe do site que esta sempre com otimas materias, continuem assim que eu vou continuar entrando até os meus 60 anos kkkkk

Átila

Começei a acompanhar o site no final do meu 1o. colegial, em 1997, no nascimento do site.
Fazia uma busca por um artigo que havia visto em outro site que costumava acompanhar , era o “Russian Weapons Catalog”, no site Sebastopol, que passou a ser pago, há muito, depois perdi totalmente o contato. No site havia uma enciclopédia de armamento russo que quase comprei no meu 2o. colegial.
Ainda farei doações para compensar o quanto me diverti em alguns momentos nesse site.
Saudações!
2014 – Aécio + Gen. Heleno (P./V.P.) !!

Victor Miranda

Já montei muito site à partir do zero na “unha” também usando HTML puro,
anos 90 (internet comercial no Brasil = 95 / eu trabalhava dentro de um provedor de internet), hoje o cenário é bem diferente, blogs, microblogs, redes sociais tomam conta do cenário, hoje um grande universo de serviços é oferecido para quem quer “montar” algo na net, enfim parabéns pela evolução conteúdo e ótimo conteúdo oferecido de graça, tomei conhecimento do blog quando vcs incorporam um video que tinha postado no Youtube ao PN, não se deixem abalar pelas críticas, e continuem firmem na proposta.

Átila

Quem critica o blog naval ou é doido ou traidor da pátria.
Faço um resumo das notícias para minha namorada e meus amigos semanalmente, além de orientá-los a consultar o trilogia regularmente.

G-LOC

Eu estava pesquisando sobre um jogo de batalha naval, o harpoon, e encontrei o PN em 1997. Virou vicio.

Thiago Pimenta

Quando foi que a trilogia foi migrada para a plataforma wordpress?

A trilogia já é uma das maiores senão a maior referencia em assuntos militares em terras brasilis.

Pedro Mota

Caralh*!!! tudo isso? realmente estou velho… lembro-me desse HP das antigas aí. AIOuhaiuhauioahiouha me dêu nostalgia… demorava anos para abrir os links dia de domingo, quando se pagava apenas um “pulso”.

Abração.

Joaca

Senhores
Conheci o porder naval através de um artigo sobre o Mingão na internet, acho que era 96/97, contudo, entrei para a lista naval em 98 e aí fiz grandes amigos, Marcelo, Paulo Osso, Zé, Galante e outros que frequentavam este meio.
Me sinto feliz a acompanhar estes meninos a mais de 13 anos, eles realizaram o sonho de todos nós que um dia, lá pelos idos de 80, compraram uma S&D, T&D, Defesa Latina, Voar ou Flap.
Parabéns amigos
Joaca

FD

Eu lembro em 1997 (ou 98), após ler o PN todinho, enchi um oficial da MB de perguntas quando visitar o TIKUNA e ele, surpreso, dizia: “Como você sabe de tudo isso???”. Daí eu disse…. em um site na internet!!!
E assim começou a minha saga em relação ao PN… 13 anos…
Parabéns Galante e pessoal!
Abraços

Moriah

conheci na época que eu nem tinha internet em casa e acessava pela biblioteca municipal de santos. ainda era no virtualand….depois entrei no fórum de discussão.

quero ressaltar que até então, o meu conhecimento sobre navios de guerra, etc, vinha apenas de livros e revistas (muitas por sinal)…depois do poder naval e da internet, um universo de informações navais se abriu para mim!!!

abraços a todos

Fabio ASC

Atualizações? Mensais?

Parabéns…..

Santa Tecnologia, como evolui rápido.

Henrique Sousa

E com orgulho que escrevo: eu li estas páginas.

Parabéns à equipe do Poder Naval.

ps: não tinha um site com o nome submarino.com.br que era voltado ao assunto naval??

ednardo ferreira

ótimos tempos!!!

Site muito querido este aí!

ednardo ferreira

eu acesso desde 1997, em especial quando havia a lista de discussão.

GUPPY

Galante disse:

“Guppy, vamos republicar essas antigas matérias aqui no Blog.”

Ok, estou aguardando. Obrigado pela atenção.

Abraços

Leandro Requena

Eu me lembro que descobri a lista Poder Naval no “AONDE” um antigo site de buscas brasileiro. Estudava na PUC e fazia pouco tempo que havia deixado o EB. Acompanhei muito dessa fase. Comentava pouco, pois perto de Galante, Bacchi, Koslova, Poggio, etc.eu era um juvenil. Aliás até hoje, se comparado com eles, continuo sendo hehehehe Depois da lista do Poder Naval sugiram outras. A “Forças Armadas”, “Base Militar” e o “Sistema de Armas” e “Segunda Seção”. Nessa época me “internei” na net. Ficava de madrugada lendo posts do Bacchi e da Koslova, as conversas do Galante com o Rutênio,… Read more »