RIO DE JANEIRO – O arrendamento do Estaleiro Inhaúma, na zona portuária do Rio de Janeiro, pela Petrobras, permitirá que a companhia converta cascos de navio em plataformas no próprio Brasil. Nas plataformas mais recentes encomendadas pela Petrobras, esse trabalho não foi feito em estaleiros brasileiros, ou porque eles não tinham capacidade ou porque já estavam sobrecarregados com outras encomendas.

A plataforma P-57 da Petrobras, por exemplo, que conta com 68% de conteúdo nacional, teve seu casco convertido em Cingapura, país do Sudeste Asiático. Com a entrada em operação do Estaleiro Inhaúma nos próximos meses, e a consequente conversão de cascos no Brasil, a estatal acredita que será possível aumentar a participação do conteúdo nacional nas plataformas a serem montadas daqui pra frente.

“O Estaleiro Inhaúma é um local apropriado para fazer conversões. Nós já estamos recuperando o estaleiro e vamos começar a reformar o píer. Ainda estamos avaliando quando poderemos começar [a fazer conversões]. Com o Estaleiro Inhaúma, vamos passar a fazer as conversões também no Brasil. Isso vai ser um incremento ainda maior no conteúdo nacional. Esse foi o principal motivo do arrendamento”, disse o gerente executivo de Engenharia da Petrobras, Pedro José Barusco.

FONTE: DCI/Agência Brasil, via Portos e Navios

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sergio dos Reis Pereira

E bom falar que a P-57 foi emtregue no estaleiro de Angra , se for o caso de não querer fazer propaganda.
e uma outra coisa, que trem de estaleiro Inhaúma e esse que eu nunca ouvi falar ? de uma referencia melhor para os leitores.

Obrigado

Ricardo

Caríssimos:

O estaleiro Inhauma é o Estaleiro da antiga IShibras, no caju. bem ao lado da ponte rio niteroi. onde já foram realizadas 4 conversoes parciais de navios em plataformas. P34, P31, Avaré e P48