Fuzileiros Navais dão início à Operação Formosa 2010

10

Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil iniciaram ontem, e vai até o 13 deste mês, um treinamento militar, no Campo de Instrução do município de Formosa , no Mato Grosso do Sul [sic]. O exercício, denominado Operação Formosa 2010, tem por finalidade contribuir para a manutenção da condição de pronto-emprego dos meios dos Fuzileiros Navais, sendo o maior treinamento já realizado pela Marinha do Brasil no Planalto Central.

A operação envolve aproximadamente 2 mil militares, aeronaves, carros de combate, veículos blindados de transporte de tropas, veículos anfíbios sobre Lagartas, mísseis Anticarro, mísseis superfície-ar, veículos aéreos não-tripulados (Vant) e artilharia, entre outros meios de combate, que serão empregados de forma integrada em manobras militares ofensivas e defensivas.

Será também simulada uma Operação Anfíbia, considerada por muitos como sendo a de execução mais complexa dentre todas as operações militares. Visando a assegurar máximo realismo, todo o armamento será empregado com a utilização de munição real.

O exercício é grande importância para o Corpo de Fuzileiros Navais, que, conforme determina a Estratégia Nacional de Defesa, tem caráter expedicionário. A manutenção da condição de pronto emprego da tropa exige treinamento em variados ambientes operacionais, tais como áreas urbanas, selva, áreas ribeirinhas e cerrado.

Esta condição de prontidão constante materializa a capacitação da Marinha do Brasil na proteção da Amazônia Azul e na defesa das instalações navais, portuárias, arquipélagos e ilhas oceânicas, além de assegurar a capacidade de atuação em Operações Internacionais de Paz e em Operações Humanitárias, em qualquer lugar do mundo, como é o caso do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais presente hoje no Haiti.

No dia 13 de outubro, serão realizadas apresentações e demonstrações, que permitirão obter uma visão geral sobre o exercício realizado e sobre algumas capacidades da Marinha do Brasil e do Corpo de Fuzileiros Navais em especial.

A apresentação contará com a presença do comandante de Operações Navais e de outros almirantes, todos os sistemas de armas utilizados durante o exercício serão empregados. Será também disponibilizada visita às baterias de artilharia, que estarão desdobradas no terreno.

FONTE: O progresso

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo

Não me consta que haja um município chamado Formosa no MS. Não seria em Goiás? A nordeste do DF?

Italo

Só uma correção o município é Corumbá e não Formosa

alemberg

Bom, para acabar as duvidas o evento está sendo realizado no (CIF) Centro de Instrução de Formosa em Goias a aproximadamente uns 50 KM de Brasilia e conta com cerca de uns 1500 militares.

Abraços

Seal

“…A operação envolve aproximadamente 2 mil militares, aeronaves, carros de combate, veículos blindados de transporte de tropas, veículos anfíbios sobre Lagartas, mísseis Anticarro, mísseis superfície-ar, veículos aéreos não-tripulados (Vant) e artilharia, entre outros meios de combate, que serão empregados de forma integrada em manobras militares ofensivas e defensivas.

A apresentação contará com a presença do comandante de Operações Navais e de outros almirantes, todos os sistemas de armas utilizados durante o exercício serão empregados. Será também disponibilizada visita às baterias de artilharia, que estarão desdobradas no terreno.”

Então enfim,teremos uma demonstração de força!!! Vamos aguardar…

cláudio alfonso

Égua vai ser porrada!!! Espero que os vídeos sejam divulgados.

Sergio Almeida

Que Deus abençõe os pilotos brasileiros. Senta a pua.

CT Andrea

Vamos postar todos os vídeos. Aguardem!

luiz alberto

Caros leitores , este treinamento e muito importante para a soberania do brasil . e torço para que todos os militares que se encontram nesta manobra se saiam bem .. tenho um filho que se encontra lá .. e motivo de muito orgulho para mim , nao nego que fico apreencivo .. mas se ele escolheu peço a Deus que o proteja e como tambem a todos os seus companheiros que lá se encontram… o batalhão Havai,, e sua a casa .. espero que seja pelo tempo que ele va se encontrar no brioso corpo de fuzileiros navais .. que… Read more »

Rogerio Cirino

Um dos batalhoes presentes ao evento foi o Humaita e Formosa fica em Goias a 60 km de Brasilia e pertence ao Exercito Brasileiro.

O foi incrivel foi a operaçao logistica envolvida na manobra

Ano que vem vai ser melhor ainda

SantaCatarinaBR

SantaCatarinaBR – Reportegens sobre a Operação Formosa, treinamento para o Líbano

Reportegens da Rede Record, TV NBR e TecnoliaeDefesa sobre a Operação Formosa.