Blohm + Voss Naval e Engevix apresentam proposta de parceria à MB

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A Blohm + Voss Naval (BVN), construtora naval líder da Alemanha, e a Engevix, principal empresa de engenharia e infra-estrutura do Brasil, apresentaram na última sexta (22), uma proposta abrangente de parceria de construção naval estratégica à Marinha do Brasil. A iniciativa tem como foco projetos avançados, de Navios-Patrulha Oceânicos (NPOs), Fragatas e Embarcações de Apoio para Força-Tarefa, todos preparados para atender às necessidades e aos interesses específicos da Marinha do Brasil. Está contida na proposta da parceria, a transferência de tecnologias e habilidades avançadas, para prestar suporte aos programas locais de construção naval do Brasil.

A longo prazo, o objetivo da parceria industrial estratégica proposta é a oferta de embarcações navais nos mercados internacionais de exportação. Ao lado de soluções superiores, como as fragatas e Embarcações de Apoio para Força-Tarefa, a BVN/TKMS está oferecendo ao Brasil seu projeto de Navio-Patrulha Oceânico NPa 1800, um navio para mar aberto altamente versátil, com uma base de projeto comprovada, que foi adaptada e desenvolvida especialmente para atender às necessidades específicas da Marinha do Brasil. O NPa 1800 é baseado no projeto MEKO® 100, construído para a Marinha da Malásia, que é o mais recente desenvolvimento comprovado de um projeto.

Levando-se em conta o histórico de relacionamento longo e bastante produtivo com o Brasil, está incluída na atual oferta da BVN/TKMS de um pacote abrangente de construção naval e transferência tecnológica:

  • uma parceria estratégica de longo prazo com um líder renomado da indústria em construção naval de alta tecnologia
  • suporte para a negociação e o fechamento bem-sucedido de um acordo estratégico entre governos com base no Protocolo de Entendimento em vigor entre o Brasil e Alemanha
  • qualquer tipo de embarcação naval que seja necessário de um único fornecedor de sistemas integrados, portanto, reduzindo drasticamente os custos com logística e de ciclo de vida, em razão das características em comum entre os navios e sistemas
  • condições financeiras vantajosas
  • melhorias de habilidades e tecnologia para fortalecer a indústria brasileira por meio da transferência de tecnologia e know-how

Subsidiária da ThyssenKrupp Marine Systems (TKMS), a BVN é um tradicional parceiro estratégico de marinhas de todo o mundo, inclusive nas Américas. A BVN/TKMS faz parte da gigante alemã de materiais e tecnologia ThyssenKrupp AG, um dos maiores investidores estrangeiros no Brasil.

FONTE: http://www.portalnaval.com.br/

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Edu Nicácio

Belo navio, mas será que os alemães tem grandes chances de disputa contra franceses, italianos, ingleses ou sul coreanos?

Será, será?

Quem levará o FX Naval? Façam suas apostas…

André

Qual seria o armamento desse navio?

Eduardo dos Anjos

Linda hein! Bem maior que a barroso e de vista maior que a sulcoreana! O Naval poderia fazer uma comparação entre as propostas que foram feitas a marinha para o “FX naval”, seria uma boa!

Bruno

Edu Nicácio disse:
25 de outubro de 2010 às 13:03

Acho pouco provável.Ingleses e italianos tem acordos específicos com Brasil na área naval.Os franceses já firmaram uma parceria estratégica com o Brasil bastante abrangente, embora pelo que eu saiba sua proposta é a mais cara.Quanto aos sul-coreanos, não tenho nem idéia;Vai depende do navio oferecido e da disposição em transferir tecnologia.O país é o de menos.

Mais informações sobre as ofertas recebidas com certeza dariam um bom debate sobre a melhor opção.

Bruno

Eu ponho as minha fichas na Itália, ou então na Inglaterra.

Darkman

Um belo projeto, mas não sei se vão conseguir para os Italianos que estão na frente e logo depois os Franceses.

Mas seria muito bom esse navio, parece ser muito bom !!!!!!

Abs.

Zorann

André disse:
25 de outubro de 2010 às 13:07

O armamento será algum canhãozinho e um helicóptero embarcado. Afinal estamos comprando um NPOc, que nada mais é do que uma corveta desarmada.. , ou seja um navio de guerra desarmado, para patrulhar e se tiver alguma ameaça, afundar…

So isso

ALDO GHISOLFI

VÍXEMARIA!… não quero servir na marinha do Zorann…

Prefiro a engenharia naval inglesa, mas como disse o Bruno, o país é o de menos, o que vale mesmo é a tecnologia embarcada e transferida.

MO

Fx naval … ?

Meu, Fragata x naval, vendo um NaPaOcc ..

volta pro aviaozinhum meu !

comparação nada a ver de tres navios diferntes para funções distintas .. caa, volta pro aviaozinhum e pros Fxis da vida …

Aqui não eh sua praia …

E antes de dar xilique, SIM, falou abobra sim !

ALDO GHISOLFI

MO: acho que o que o Edu Nicácio quis dizer com ‘FX Naval’ foi no sentido de que temos várias possibilidades de parceria com grandes e tradicionais empresas navais de outros países. Itália, Inglaterra, Coréia, Japão, China se não me falha a memória e agora Alemanha. Talvez ‘FX’, porque as parcerias vão se stabelecer na hora em que nosso líder bater o martelo, como no FX da FAB. Falo assim por que eu acho que aqui é a praia de todo aquele que deseje participar sem que exista qualquer tipo de constrangimento. Abraço.

Zorann

O MO ta nervoso

Vai ver ta careca de ler FX. Aliás estamos todos. É até engraçado. se você procurar FX no Google, só dá Poder Aéreo e Poder Naval. É TAG que não acaba mais….

Então vou ajuda-lo:

FX, FX, FX, FX, DEPOIS DE TUDO ISSO FX….

Aí brincadeirinha FX

Um abraço ao MO, ao Aldo e ao Edu

Eduardo dos Anjos

É tb não entendi essa do MO, eu tb escrevi “FX naval” e com aspas para o pessoal saber que é apenas uma expressão fazendo alusão a corrida pela licitação na FAB, independente de saber ou não sobre a area naval, o espaço é aberto a todos, ou seja, novatos e veteranos da area, pois ninguem aqui é melhor que ninguém e o conhecimento deve ser compartilhado, preconceito aqui não!

JOSEF SIMAS Jr.

Estes navios sao muito necessarios para o Pre Sal.
A ENGEVIX e’ uma excelente consultora brasileira para projetos complexos. Seguramente pode ajudar muito a MB.
Boa escolha dos alemaes.

Fábio Mayer

Vejam bem a situação: Parceria de longo prazo no Brasil significa que não vai dar certo. Se for verdade o boato sobre o comentário de FHC em relação aos subs, teremos o mesmo quadro que já vivenciamos várias vezes no passado: a) O acordo nuclear Brasil-Alemanha previa de 6 a 9 usinas nucleares. Construiu uma e o Brasil quebrou o contrato e caiu fora. b) O acordo de construção das Inhaúra previa até 15 corvetas. Construiu 4 e levou a 5a em banho maria por 14 anos até que não existiu mais interesse e o Brasil, quebrou o contrato novamente;… Read more »

MO

Oi Aldo, não é o nicacio não Zorann, ai não conta pois ai é zoação é cara, como vc mesmo falou ha os que sao e os que nao sabem exatamente pq estao os que sao FX em assuntos navais e os que pensao em programas de F´s Quanto a conhecimento deve ser compartilhado preconceito aqui nao e afins,, … claro isso é o que vc acha … Ah e nao ache que fico bravo nao, isso ja nao eh novidade aqui (desde os primordios ate o que é hoje) há 13 anos …. Outa coisa, com naval, sempre fui… Read more »

Yasser

Cade as armas? Isso ta parecendo um Yatch de luxo para os Almirantes….

MO

Mas Mauricio

que armamento vc sente falta para um NPaOc paa um TO Atlantico em um pais continental como o Brasil ?

Salvo, salvo, se vc estiver associando ops ultramar, mas se fosse o caso, aparntemente não é intenção nem doutrina nossa operar nsta maneira

Caso contrario, creio estar armado até demais para enfrentar ameaças em sua estimada area operacional

JOSEF SIMAS Jr.

Yasser,

Esta Meko pode levar um Heli Linx ou mesmo um Sikorsky S-70. Com seu canhao Oerlikon e uma duas 12.5 mm esta de bom tamanho para a funcao.
E’ um navio Patrulha, deve operar apoiada por aviacao naval de ataque.

Parabens MB !

ALDO GHISOLFI

Salve MO! Acho que não pode haver é falta de comunicação e liberdade de expressão; no mais, os mogangos sempre se acomodam no tranco da carroça.
Abraço a todos.

Zorann

Gostaria de fazer uma pergunta aos mais entendidos: Não seria interessante escolher um mesmo projeto para os futuros NPOc e para uma nova classe de Corvetas, apenas modificando o necessário, os sistemas e armamentos embarcados? Não teríamos assim a possibilidade de construirmnos mais unidades da mesma classe, barateando a produção, operação e manutenção? Será que não é este o caminho a ser seguido? ———————————- Fábio Mayer disse: 25 de outubro de 2010 às 16:01 Também penso assim. somente no caso do FX (desculpe aí MO) que penso diferente. Como temos agora a terceira maior fabricante de aviões do mundo, acredito… Read more »

Eduardo dos Anjos

Exatamente MO e o problema é seu, vou arrumar um gato pra vc cuidar, assim vc cuida da sua vida e de mais sete, assim vc sossega de cuidar da vida dos outros e nao se preocupe tb nao estou bravo com vc apenas sinto pena de vc… segue o barco…
Concordo com o Eabio Mayer, o Brasi nao tem tradiçao em seguir projetos a longo prazo, vai ser dureza!

Um abraço

ALDO GHISOLFI

O navio oferecido, baseado na MEKO 100, carrega excelentes baterias de mísseis, SAM e ASM (ASPIDE, EXOCET, HARPOON, OTOMAT, RIMM e não sei mais quantos outros) que não foram referidos, exatamente por causa da derivação do projeto. É uma bela embarcação e muito bem armada. Evidentemente que a quantidade de míssies deve ser compatível com o vetor e a função. Não é nenhum encoraçado, mas muito melhor do que o que navega por aí. Os mais entendidos que me corrijam, mesmo porque não tenho certeza quantos aos mísseis.

Apollo2010BR

Os patrulhas oceanicos terao algum armamento anti-aereo ( caso sim seria o canhão de 57 mm, ele é automatico como o trinity 40mm?)

Eles apresentaram algum armamneto contra navios como uma pequena bateria de exocet’s e ou similar??

abraços a todos e obrigado desde já…

MO

ai que ta eduardo vc sentir pena ou nao o que altera a asneira que vc falou ?, nada … . pena ou nao continua nao sendo sua praia e este é o problema ! Es isso ta escrito por vc mesmo no seu coment inicial pena é serm que nao acrescenta nada, isso sim, o jeito que vc apareceu, daqui um tempo vc some ou pior talves seja um daqueles que falem coisas afins e qdo necessitamos os caras olham pra gente e pensam la vem mais um perdido alias vc nao é o primeiro e claro, nao sera… Read more »

Fabio

O engraçado é que só mostraram desenho do NAPOc, e as demais?

Qual seria a Fragatae o Apoio?

Tenho uma pequena dúvida: se levarmos o projeto da MB ao pé da letra, fala-se em 02 NAe´s, e a Alemanha não produz nenhum modelo.

Aliás de todos que ofereceram proposta, é o único que não tem NAe. Correto?

aviaozinhum

MO, voce e um babaca!!!

MO

Olha aviaozinhum – eduardocons45@yahoo.com. 200.2.133.186

nao precisa elogiar, obrigado ! nem plajear o avioazinhum

Claro que sou um babaca e um monte de outras coisas ruins e bobas, mas isso aqui nao me importa

importa que na area tecnica vc continua sem acrescentar ou ainda nao teve um argumento compativel ao assunto…

e oia que coisa, nao adiantou se esconder …. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk oia vc la em cima ….

ALDO GHISOLFI

Fábio, não me lembro de propostas com NAe’s. Acho que gouve uma conversa de post em relção à parceria com a China, onde haveria a possibilidadade de ser construído um NAe em parceria. Seria muito bom a MB com mais vetores, mais subs e NAE’s! O Japão vai pular para 22 subs -se bem que tem um problemão do lado dele!- O que é que quisestes dizer com ‘APOIO’?

MVMB

Noticia meio antiga. É apenas uma das propostas feitas para o pseudo-projeto de construção de Napaoc de 1800 ton ( como a BAe, a THALES, os sul koreanos, etc…)

Por sinal, este projeto de navios de 1800 ton já foi pro brejo há muito por falta de dinheiro/aprovação do MD

Eduardo dos Anjos

MO apenas prove que fui eu que postei, qualquer um poderia muito bem se passar por mim, compare os IP’s e veja se são da mesma região, aposto que das duas uma, vc se doeu e resolveu se passar por mim para reforçar seus argumentos e tentar que meu login seja banido e olha: Olha da onde é o IP: http://whois.domaintools.com/200.2.133.186 De certo vc usou um proxy, para tentar me atingir fazendo com que banissem meu login… se doeu né, a carapuça serviu! isso aew ja seria trabalho para o admin, sinta-se a vontade e o que vc deixa de… Read more »

Bruno

Já que estão todos mencionando o armamento, acho que gostariam da proposta sul-coreana: ele ofereceram uma fragata de pequeno porte.Embora eu não conheça o armamento a fundo, ela possui um canhão de 76mm, dois de 30mm , mísseis anti-superfície, anti-aéreos de curto alcance e lançadores de chaff/flares, além de ser capaz de operar helicópteros e lançar lanchas de interceptação.O modelo do navio é o DH 2000H.

ALDO GHISOLFI

Bruno, a questão é o armamento do NPO em discussão; eu também gostaria de saber do armamento dele que, seguramente, será bem inferior à qualquer fragata, mesmo de pequeno porte.

Fabio

Olá Aldo, sei que nenhuma proposta apresenta NAe, disse isso pois os prjetos da MB preveem 02 NAe´s. Apoio, quiz dizer Navio de Apoio Logístico.

Mas o que tá me incafifando mesmo é: quais seriam as FRAGATAS desta oferta??????

MO

cara, ta doido Aonde falei qe é vc citei a pessoa/dados justamente para nao achar que é vc Foi em relação ao o contexto principal, a pessoa me elogiou, que falei sobre anda nao ter acrescentado nada quanto ao adm sys … de onde vc imagina que veio nome e ip Mas tocando o barco Não deve haver procura nacional em comprar Náe ou Naes, não ha ainda e creio nem tão cedo estrutura para isso, seja financeira, seja humana, seja tecnica. Seria necessario açterar totalmente a estrutura atual da Marinha para uma eventual aquisição de um Nae de grade… Read more »

ALDO GHISOLFI

FÁBIO: acho que assunto ‘fragata’ é para muito mais adiante; não esuqece que o dinheiro está contingenciuado. Mas, creio que seria algo do tipo F-123, de cujo modelo a BRANDENBURG estabeleceu classe dentro da Kriegsmarine. Aliás, fragatão!

ALDO GHISOLFI

FÁBIO: a própria MEKO seria ideal, pois é a base do NPO.

Fabio

Vlw Aldo.

Insisti nas Fragatas pois a França, Itália e Inglaterraofereceram, FREMM e Type 26 respectivamente.

Vou buscar informações sobre as duas alemãs que vc citou.

Obrigado.

Colt

PoWWW !!
De novo uma barco (sic) sem míssil de defesa aérea de área!!
É brincadeira né?
Um barco (sic) desse tamanho e os caras não põe nem um Umkhonto!
Outro dia aee apareceu aki a entrega de um navio de ataque rápido grego Gringopoulos, ou coisa que o valha. Tinha lá um RAM pra defesa aérea.
Quando é que o pessoal vai começar a pensar mais alto um pouco?
Põe aí um Umkhonto ou algo parecido que eu chamo de navio. rs
É muito grana empatada num casco, motor, tripulação, eletrônica, tudo pra deixar a defesa aérea com 40mm.

Eduardo dos Anjos

Agora sim MO, me supreendeu, eu até ia trocar de nick para vc não me incomodar mais, visto que não sou de briga, alias vc que se dirigiu a mim, eu apenas respondi na mesma moeda… Ta vendo como não doeu? custou responder civilizadamente? É assim que funciona uma comunidade, para o crescimento coletivo em prol de algo maior, ou seja, trazer a informação e talvez um dia mudar o cenario de descaso que o brasileiro da a suas forças armadas… Vamos continuar conversando, colocamos um ponto final nessa briga. Na minha opinião, acredito que tamanho não é documento, deveriamos… Read more »

MO

Mas ai que ta Colt

Te pergunto: Defesa aerea para um NaPaOc, sem perpectiva de ops em aguas distantes (ultramar) não seria tbm mto dinheiro pra ficar de enfeite ?

lembrar que pensar neles em defesa, siguinifica ja uma boa perda de territorio e com forçças de combate proximas daqui (se o raciocinio for a utilização local)

que no caso eh bem dif da tarefa ventual do Gregopoulus,

Eduardo dos Anjos

Pesquisando por aew, encontrei a seguinte informação, sobre os paises que foram contactados pela marinha, por enquanto serão estes projetos em andamentos, fora os dos subs e tudo mais : Dez estaleiros internacionais para aconstrução de cinco (três unidades firmes com duas opções adicionais) NaPaOcs. Sete deles responderam. Dois alemães, Thyssen e Fassmer; um britânico, BAe; um chileno, ASMAR; um coreano, Daewoo; um espanhol, Navantia; um francês, DCNS; e um italiano, Fincantieri. A Fassmer e a Asmar vão trabalhar em conjunto. Ofereceram uma versão atualizada do OPV-80. Duas unidades operam na Marinha do Chile, onde é conhecida como classe Piloto… Read more »

MO

sem treta não sou a la mto inteligente, mas nao squento com ninguem, por incrivel que pareça Bom eu acho que se vc se refere estilo FPB´s , pros chilecos la eles tem uma excelente utilização dado o litoral, geografia e seus problemas com os vizinhos Mas aqui, nossa situação é bem difernt, principalmente geograficamente Eu prfiro uma marinha equilibrada, baseada em uma boa (rasoavel) força de escoltas e subs, proporcional ao territorio, suposta projeçao de poder, relações exteriores e geografia local, mas … como tudo aqui é para durar 60 anos (força de expressão) eu prefiriria investimentos em navios… Read more »

ALDO GHISOLFI

MO: NPO não é para águas de ultra mar. É para agir nas as águas jurisdicionais -patrulha oceânica- em franca conexão com apoio de terra ou da esquadra, sempre pensando nas asas fixas da MB.

MO

Não necessariamente Aldo Me referi ao emprego na Marinha Francelica, por exemplo, dos A 69 em guadalupoe, Mayotte, Djibouti, Reunion, Territorios Austrais, Caledonia ou os inglesicos, como operaram por exemplo, seus ex classe Castlem ou alguns 35 anos atrás os portugueses com suas J Coutinho na Africa A Patrulha ultramar era neste sentido, mas não é nosso caso, citei se esta no caso, fosse a necessidade, apenas a caso deeventualidade Mas piora ainda exagerar no armamento em nossas águas, foi neste sebntido que quiz dizer, vc adiciopna um grande custo ao navio com equipaments literalmente de enfeite Mas se vc… Read more »

Gilberto Rezende

SEM chance para os alemães…

1) as “atropeladas” da própria ThyssenKrupp Marine Systems no processo dos submarinos Scorpène criaram sequelas;

2) Tratado ANTIGO. A Alemanha não tem parceria em tratado na nova forma que o governo vem assinando com vários países;

3) O governo da Alemanha tem uma posição ambígua (não confiável) em relação ao Brasil, por exemplo a negativa da venda dos chassis Mercedes Benz que QUASE frustrou a venda do Astros II para a Malásia…

Eduardo

As T23 são uma otima pedida, realmente tomara que a marinha não perca tempo em adquirir dos ingleses, talvez o HMS Ocean tb seria bom, vc disse sobre projeção de poder, provavelmente pelo entorno de ilhas britanicas no meio do atlantico e resposta caso algum pais distante ouse nos atacar, pela sua experiencia, o que vc acha desse entorno de ilhas e da reativação da quarta frota americana no atlantico sul?

MO

As T 23, asim, desde que completas, sem rstrição de peças, equipamentos e sensores, caso contrario muda tudo o Ocean é uma situação delicada, ele é uma platafoprma de pouso com limitadissima capacidade anfibia (transporte). seu uso apenas em conjunto com um LHD/LPH, salvo penar como porta helos No caso ingles, principalmente o RFA supre esta defeciencia melhor dizendo completa com seus navios Alias sobre a utilização do RFA, (elhor ainda como opera o MSC americano) ou algum meio termo entre eles e o que se poderia se fazer aqui seria de muito bom util pratico e pra nao dizer… Read more »

marujo

MO tem coisas que você diz que tem que ser levadas em consideração. Uma esquadra equibilibrada e de tamanho compatível com o do Brasil, ainda que com uma razoavel ênfase na guerra ASW, é uma delas. A outra é que talvez a Aquitaine (Freem) seja uma plataforma além de nossas capacidades e necessidades.

Aldo Ghisolfi

MO: quando me referi ao apoio de terra e às asas fixas da MB estava exatamente me referindo aos ‘enfeites’ que poderiam ser reduzidos.

Concordo com o Marujo e lembro a época do A11, onde a doutrina conduzia à ASW com o emprego das asas rotativas, como se dizia.

Joaca

Senhores, entendo mesmo é de LOCOMOTIVAS, mas gostaria de opinar sobre o NAPAOC. Estes navios serão onde os novinhos treinarão para os navios maiores da armada. Pelo que li, a muito tempo atrás, deverão ter sistemas simples de ECM, ECCM e um SICOTA simplificado.
Serão muito úteis para patrulha, apoio a flotilha de Gururus e Macucus que estamos operando.
Armamento, senhores, pensem e avaliem a missão destes, o que vc coocaria para operar como guarda costeira, uma trapizonga de 5 polegadas ou um 40mm?
Marcelão, ignora os caras, nunca leram um livro!
Joaca

valdemiro luz

Boa tarde !

Sabemos que muitas empresas irão se apresentar com todo o tipo de propostas e as mesmas irão fazer acordo com empresas brasileiras, mas neste quesito não podemos esquecer das grandes empresas como Odebrechr, que tenho certeza hoje é a mais capacitada neste tipo de projeto gerenciamento e construção,não desmerecendo as outras,mas poucas empresa tem como se gerir sozinhas só que tem know how no assunto como a Odebrecht, camargo correia, andrade guitierrez.

MO

Valdemiro

Gntileza uma duvida, qual o know how destas empresas citadas em construção naval e mais ainda, se tratando de navios militares ?

MO

Aldo and Marujo A nossa Marinha desde 1942 sempre teve enfase na guera asw. Isto começou a ser mudado ara caracteristicas mais GP no inicio dos anos 90 Particularmente eu NÃO GOSTO das Aquitaine, e nao acredito no conceito “isto ou aquilo ser alem das necessidades ou o popular não prcisamos disto”, pois em caso de um reves o tempo demandado para utilização é incomparavel e eh principalmente lamentavel comparado ao estrago supostamente provocado e pos isso vc não consegue o equipamento esnobado (principalmente por nunca se poder prever quando ocorrerá uma intecorrencia e com quem será e a que… Read more »