ANDRÉ MAGNABOSCO – Agencia Estado

SÃO PAULO – A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) acaba de informar que a descoberta de petróleo realizada no pré-sal, no poço 2 – ANP – 2 A – RJS, em área pertencente à União, tem capacidade de 3,7 a 15 bilhões de barris de petróleo recuperável, considerando o volume recuperável da União. Ontem a Agência Estado antecipou que em até 48 horas a ANP iria anunciar essa descoberta.

Ainda de acordo com a ANP, a estimativa mais provável de reservas no local é de 7,9 bilhões de barris, de acordo com avaliação da certificadora Gaffney, Cline & Associates. “É importante destacar que somente este prospecto de Libra pode vir a ter um volume de óleo recuperável superior às atuais reservas provadas brasileiras, próximas de 14 bilhões de barris de petróleo”, destacou em nota a agência.

O poço situa-se a 183 km da costa do Rio de Janeiro, em lâmina d”água de 1.964 metros e até o momento a profundidade atingida é de 5.410 metros, com 22 metros perfurados no pré-sal. A profundidade final prevista, de cerca de 6.500 metros, deverá ser alcançada somente no início de dezembro. “O poço 2 – ANP – 1 – RJS, no prospecto de Franco, e 2 – ANP – 2A – RJS, em Libra, foram perfurados em área da União com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre o potencial petrolífero do pré-sal brasileiro”, destaca a ANP, para que a descoberta “valoriza enormemente o patrimônio da União”, aponta o comunicado.

FONTE: Estadão / GRÁFICOS: G1

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ricardo

Nada como lançar uma noticia dessas na tarde que antecede o debate na Rede Globo…

Nunca antes na historia desse Pais um governo substimou tanto a inteligencia de seu povo…

Segue o jogo…

Imperador

Flick

Independente do contexto político da notícia, se é que há mesmo, temos que seguir o exemplo do Chile.
DINHEIRO CARIMBADO DO PRÉ-SAL para as FFAA´s realizarem suas atualizações e manutenções.

Fora disso vamos viver à mingua, e, em se confirmando mais esse poço, já está provado que temos muito a proteger mas só com F-5 não dá!!

Fabio ASC

De pleno acordo Ricardo.

Mas tomara que se confirme mesmo e que consigam recuperar.

Joca

A espectativa continua, pois eu tenho quase certeza que de nada , modificará para as FFAAs, pois metade de tanto lucro será desviado, 25% estraviado para contas bancarias,15% investidos de forma erronea, 9% desapareceram e finalmente 0,5 e olhe lá para as Forças. os outros 0,5 seram de fato roubado. É só olhar para trás , nada mudou pessoal . É o caos, total. Mas tá bom, vamos continuar positivos.

defourt

Como disse um conhecido empresário brasileiro recentemente:
“O Brasil é virgem!”

Concordo com a observação do colega acima sobre a coincidência do momento político.

Mas apesar disso é preciso reconhecer que o Brasil está sendo “descoberto” agora. Uma linda ironia Histórica?

Cuidado Brasil, agora todos querem “posar ao seu lado para a foto…”
Abra o teu olho Brasil!

E que não te vendam ao estrangeiro!

Paulo

Ontem foi dito que o anúncio seria hoje. Hoje já se fala em outra data. E a expectativa da capacidade ficar entre 3,7 bi e 15 bi, daí é piada. É o mesmo que eu pedir um orçamento e o técnico dizer que vai custar entre cem reais e mil reais.
Vocês não imaginam como os engenheiros da Petrobrás “adoram” quando antecipam estas especulações com fins escusos. Serve até mesmo pra jogar pra cima ou pra baixo o preço das ações na bolsa.

Fabio ASC

Poderiam esperar passar uns 3 dias antes do anuncio né.

Athos

Não Paulo, é de 9 a 15 bilhões e este valor não é especulação. Esta valor foi o apurado pela empresa especializada internacional contratada pela Aneel. É o valor apurado e não o que se especula. Esse já vai direto pras reservas. Como vc deveria saber,o valor estimado de um poço nunca deixa de ser uma estimativa. Essa estimativa é apresentada como um intervalo e é assim em todas as reservas do mundo.

O valor atual de reservas também não é o citado. Recentemente foram reavaliadas e as reservas comprovadas estavam em 22bi.

Athos

Aposto que os paulistas ficaram empolgados com a descoberta na bacia de Santos. uhauhauhahauh

Mais $$$ pro meu Rio de Janeiro.

Fabio ASC

Lamentável seu comentário Athos.

SP “gera” riqueza, não fica dependendo de São Longuinho.

Paulo

Athos Eu espero que sejam 30 bi e não só 15. Mas conforme a notícia, a ANP está estimando entre 3,7 e 15. Veja o texto e veja o gráfico. Ainda segundo a ANP, a consultoria está estimando as reservas em 7,9 bilhões de barris. Independente disto, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) deveria tirar as ações da Petrobrás temporariamente do pregão, porque isto que a ANP está fazendo é irregular, ilegal e imoral. Com que objetivo isto está sendo feito e a mando de quem? Segundo o noticiário econômico de ontem, as ações da Petrobrás, depois do aumento de… Read more »

Athos

Tem razão Paulo. A mídia noticiou mais cedo 8bi, porque este é o valor provável.

Magnum44BR

Pelo que li da notícia existe uma empresa/instituição certificadora … Uma tal Gaffney, Cline & Associates … Será que não cabe a esta certificadora dar credibilidade às descobertas, feitas por empresas petrolíferas, ao resto do mundo?!? … Já que uma descoberta de riqueza desse porte influencia diretamente no rank dos países mais ricos/desenvolvidos, e por sua vez, em questões que envolvem posicionamentos comerciais, financeiros, políticos, etc., entre nações. (?!?!)

André

Joca, sua observação da riqueza petrolífera é real e até otimista. Primeiro que nem se fala de forças armadas em campanhas políticas e em geral, apenas no pré-sal e sempre os mesmos bla bla blas. Exaltam o petróleo mas não como protegê-lo. Segundo que o egoísmo político e social não permitirá que as ditas destinações de fato cheguem para todos os brasileiros. Digo social me referindo ao que diz o Athos. É POR MENTES EGOÍSTAS QUE A DESIGUALDADE DO BRASIL SEMPRE EXISTIU ATHOS! Nada contra o Rio de Janeiro mas vamos ser mais humanos e altruístas! Desculpem mas é revoltante… Read more »

o patriota

ótima notícia,não só para o civil mais tbm para os militares,agora se faz mais necessário ainda a reestruturação das forças armadas,e se for levado ao pé da letra como se tem anunciado a respeito da industria de defesa,com certeza teremos desenvolvimento em defesa e o melhor postos de trabalho e desenvolvimento maior para todos os setores!!!
-assim espero!!!!

J. Claro

Eu vejo um novo começo de era.
a prosperidade está se agigantando.

Baschera

KKKkk esta patriotada do chamado “pré-sal”…. isto é mais velho que o tigrão da kelog’s.

As coisas não são bem assim….. puro marketing, enquanto isto, o valor das ações da Petrobrás vão caindo, caindo….

Sds.

@wagner

Nao deixa de ser uma boa noticia…

marcelo l.

O problema de anunciar ou não vai mas que o momento político, a Petrobrás não precisa disso, mas sim por que estava havendo na bolsa de valores mudanças repentinas que poderia ser indício de vazamento de notícias. Quanto aos valores serem uma diferença grande, é que agora passa para nova fase de estudos, por isso dá-se a estimativa extremamente conservadora e outra no teto.

Agora se a Petrobrás não faz isso iriam dizer que estava havendo manipulação e a Petrobrás agiu errado.