Jobim ataca EUA durante Conferência de Segurança Internacional

54


J D Carneiro

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, criticou duramente os Estados Unidos durante a Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana, no Rio.

Na palestra de abertura do evento, na quarta-feira, o ministro afirmou que os EUA só falam em “soberanias compartilhadas” quando não se trata de compartilhar a própria.

Jobim condenou a proposta de acadêmicos americanos para a criação de uma Bacia do Atlântico, que unificaria o oceano ao eliminar a linha divisória que separa Atlântico Sul e Norte.

“Os Estados Unidos não ratificaram a Convenção do Mar da ONU”, disse, referindo-se à Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, que estabelece os princípios da exploração dos recursos naturais do mar – como o petróleo do pré-sal.

“Como poderemos conversar sobre o Atlântico Sul com um país que não reconhece os títulos referidos pela ONU, não reconhece, portanto, o status jurídico de países como o Brasil?”

O ministro fez ainda críticas ao embargo americano a Cuba. “Vamos falar claro. Qual foi o resultado do embargo americano sobre Cuba? Produziu um país com um povo orgulhoso, um país pobre e um ódio brutal dos EUA”, disse.

UE e Otan

Na conferência, voltada para o diálogo entre Europa e América do Sul sobre o tema da segurança internacional, Jobim condenou a expansão de fronteiras de atuação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

“Desaparecida a União Soviética, começa a estudar uma forma que legitime a Otan a operar em qualquer teatro de operações do mundo para proteger os interesses dos países-membros da aliança”, disse.

“Nenhuma nação sul-americana é parte de uma aliança regional defensiva que se arvora poder intervir em qualquer parte do mundo com base nos mais variados pretextos.”

O ministro afirmou ainda não acreditar que a Europa se liberte “de sua dependência em relação aos Estados Unidos” no médio prazo. Ele enumerou alguns dos principais problemas enfrentados pelo continente, como dificuldades econômicas, processos migratórios, xenofobismo.

“Tudo isso leva a crer que a União Europeia não se tornará um ator geopolítico à altura de seu softpower nos próximos 30 anos”, disse.

O ministro da Defesa brasileiro falou na mesa composta pelo ministro de Defesa do Chile, Jaime Ravinet, e o general e ex-diretor do comitê militar da Otan, o alemão Klaus Naumann.

Ravinet, à sua esquerda, ressaltou os bons exemplos que a América do Sul herdara da Europa. Naumann falou sobre os desafios enfrentados pela Europa historicamente e contextualizou as dificuldades que justificariam a proximidade com os EUA no novo contexto global.

Opinião própria

O ministro Jobim salientou que emitia suas opiniões em nome próprio.

Antes da palestra, ele desconversou perguntas sobre a transição para o governo da presidente eleita Dilma Rousseff, afirmando não saber “de nada” sobre o que ocorrerá no próximo governo nem sobre se continuará no ministério.

“Vou continuar o trabalho que tenho que fazer. No futuro, sei lá o que vai acontecer.”

Também foi lacônico em relação à compra dos caças de guerra pelo Brasil, confirmando apenas que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer resolver ainda em seu mandato a qual fornecedor caberá o contrato bilionário.

“Vai depender da conversa que o presidente tiver com a nova presidenta Dilma”, disse. “Mas temos que lembrar que nós não estamos comprando aviões, e sim tecnologia para capacitação nacional.”

Antes de encerrar a palestra, Jobim lembrou que o processo de aparelhamento e capacitação militar do Brasil já conta com fortes parcerias com países europeus, e que as possibilidades de cooperação futuras são enormes.

Porém, disse que “estas possibilidades serão tanto maiores quanto menor for o apoio da Europa a esquemas diplomáticos militares que venham a se entender como tentativas de reduzir a margem de autonomia do Brasil”.

FONTE: BBC Brasil

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

54 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wilson Figueiredo

Não existe essa de Ministro de Estado falar que é sua opinião própria. Ainda mais em uma reunião desse calibre. Das duas, uma ou outra: é o que pensa o atual governo ou Jobim mais uma vez falou pelos cutuvelos. É preciso levar mais a sério o nome do Brasil.

Aldo Ghisolfi

SMJ,

1) “O ministro Jobim salientou que emitia suas opiniões em nome próprio”. Um Ministro de Estado, numa reunião do naipe da que aconteceu não pode falar em nome próprio. Amadorismo prepotente.

2) “Vou continuar o trabalho que tenho que fazer. No futuro, sei lá o que vai acontecer.”Demonstrou em público e em nível internacional que existe uma burral incompetência, que o governo que sai não está afinado com o que entre e que ele está com muita dor de cotovelo.

Diplomacia pior do que a do MAG Topotop; geopolítica explícita nota zero.

@wagner

Nao entendi o que ele tentou dizer…
Vamos entrar em guerra com os EUA ???

Fernando Gasparini

Afff esse Jobim viu,sinceramente acho que ele foi um bom ministro deu muitos ganhos ao nosso pais…Mais quando abre a boca meu deus…
Como assim opiniao propria?cabe a um ministro falar a opiniao propria?
Nao nao cabe sr Jobim um ministro fala em nome de seu pais,oq o senhor diz automaticamente vai ser ligado ao nosso pais o sr e um grande homen e muito inteligente mais sabe sei la diabos aconteceu que o sr derrepente perdeu qualquer bom senso que tinha e esta jogando fora a admiração de muitas pessoas(incluo a min mesmo)que te admirava.

João Gabriel

Ridícula essa atitude simplesmente… Cuba está como está por culpa deles mesmos,naturalmente os EUA não iriam ficar ajudando um país cujo a ideologia política e economica é contrária a deles…Seria certo se o seu ministro aí criticasse o regime ditatorial e opressor instituído em Cuba desde 1959,que como de praxe em todo regime comunista(eles tentam abrandar dizendo que é socialismo,mas é comunista mesmo) oprimem,torturam,prendem e perseguem quem é contrário a essa ideologia ridícula que só favorece os que estão no poder…. Lógico que não há países sul americanos na OTAN,pois a organização e de países do atlântico norte e se… Read more »

Juliano

Ele tem razão, os americanos não são confiáveis pois já nos demonstraram isso. Mas nosso ministro não pode abrir o BOCÃO desse jeito, concordo com Aldo “amadorismo” e arrogância, não se pode falar isso em publico.

@wagner

Comunismo: Total ausencia de propriedade privada. Tudo é de todos. Exemplos : tribos indigenas. para alguns, império Inca. Igualdade absoluta. ( o problema é que tal igualdade absoluta não existia nos Incas, o que torna a classificação questionavel…)

Socialismo: Propriedade estatal de meios de produção. Relativa igualdade. Em teoria o socialismo é um passo em direção ao comunismo, mas não é obrigatório.

Paises comunistas atuais: NENHUM. Os unicos comunistas que existem são tribos isoladas.

Paises socialistas: Cuba, Coréia do Norte, algum outro…

@wagner

“”oprimem,torturam, prendem e perseguem quem é contrário a essa ideologia ridícula que só favorece os que estão no poder….””

AAHHH VC QUIS DIZER WASHINGTON TAMBEM !!! AAHH entendiii….

nassif

Nosso ministro da defesa esta querendo o que como esta declaração???
Jobim, coloca seu pijama e via ver Tv a cabo..
Os Estados Unidos e uma potencia naval ..e como muita historia para contar e com grandes experiencia em guerra .

Bruno

Embora essa ele tenha dito que fala em nome de si mesmo, o que ele disse é verdade.Os EUA não são dignos de confiança, e essa idéia de Bacia do Atlântico é inaceitável.Quanto a Cuba, eu acho que os EUA ainda não perceberam que a Guerra Fria acabou e que não há mais mísseis em Cuba.Esse embargo é estúpido e sem sentido e só destruiu a economia de um já pobre país.

eduardo

Definição de capitalismo: sistema econômico baseado na exploração do homem pelo homem.

Definição de comunismo: justamente o contrário.

SABRE

O grande problema é o comunismo real, que é ou obedece ou morrer, e cala a boca que vamos te fuzilar e tua família vai ter que pagar a bala!Nem um país conseguiu aplicar o comunismo utópico, mataram todos os opositores (e não foram poucos) e montaram ditaduras!

paulomaffi

@wagner disse:
23 de novembro de 2010 às 10:18
“”oprimem,torturam, prendem e perseguem quem é contrário a essa ideologia ridícula que só favorece os que estão no poder….””

AAHHH VC QUIS DIZER WASHINGTON TAMBEM !!! AAHH entendiii….”

Nossa vc sabe mesmo sobre comunismo e socialismo ehim! E o que acontece de ruim no capitalismo? Não é bem pior? A grande midia não é tendenciosa e os pobres tem direito a tudo? Reflita

Ricardo

Levanto uma questão:

Todos falam – inclusive o nosso Governo – que Cuba sofre imensamente com o boicote economico imposto pelos EUA.

Quando todos irão começar a falar para que a Russia volte a amparar Cuba??? Desde que os Russos os deixaram com o “pires na mão” Cuba nunca mais foi a mesma.

Podem falar a vontade dos EUA… mas não se esqueçam que a Russia também deixou Cuba a “boiar” nas aguas do Caribe… mais ou menos como as “coisas” lá em casa que teimam em boiar no vaso sanitário.

Imperador
“Sempre olhando os dois lados da questão”.

Rodolfo

O Jobim só fala besteira, gosta de atacar os americanos mas resolver os problemas das Forças Armadas não… sai logo desse governo… quando esse país vai ter um Ministro da Defesa que tenha conhecimento nessa área?

Andre Bacha

Muita conversinha e pouca ação:

Vamos à lista básica:

Sistema de defesa anti-aéreo de médio/longo alcance para o Exército.
Aquisição de um caça de 4ª geração ++ associado a um programa internacional para um caça de 5ª geração.
Aquisição de mais belonaves para a marinha e se possível, criação imediata de uma segunda frota.

Enfim, estes são alguns dos deveres de casa que nosso (os) teóricos deveriam estar preocupados em CONCRETIZAR. Menos discurso senhor Jobim e mais ação.

MVMB

Não creio que esse anti-americanismo explícito vá produzir algum benefício para o Brasil. Na hora do pega quem vai nos dar suporte? Namibia? India? Africa do Sul? Os EUA estão vendo sua influencia global diminuida e questionada. Porém, – “Cobra que não se move, não engole sapo” – , eles estão sempre reafirmando sua supremacia – principalmente na AS, quintal histórico dos mesmos. Muita gente no GF acha que temos o mesmo porte dos EUA. façam-me o favor !!!! Não defendo subserviencia. Mas não acredito que afrontar abertamente os EUA irão produzir resultados positivos ao Brasi, em especial as forças… Read more »

CMG

Depois que o Jobolha devolver o sino da UFRGS que ele e seus cumpanheros roubaram aí, sim, eu posso dar um mínimo de credibilidade ao que ele fala. A conferir em http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u484734.shtml

Dener

MIMIMIMI.

Se Cuba é avessa aos EUA por que eles querem vender para eles? me respondam ae? por que? e o embargo é unilateral!

Já cansei dessa mania de tudo ser culpa “dusamericano”!

Marine

E preocupante ver que o Brasil parou no tempo! Ninguem no mundo hoje ainda discute as vantagens de comunismo e socialismo, o assunto ja morreu ha decadas pessoal e com obvio vitorioso!! Gente, lendo certos comentarios na trilogia parece ate o filme “De Volta Para o Futuro”! Voce parece ate que ainda esta nos anos 80 em plena administracao Reagan e Gorbachev! Nao e possivel que o Brasil anda tao atrasado intelectualmente assim… Ja o MinDef parece mais ministro buscando sarra pra se cocar, nunca vi o Brasil tao abertamente e cegamente discursando contra os EUA! Que ideologia cega e… Read more »

Ademar

O Jobim está mais que certo !

Tem que falar mesmo .

E não é declaração de guerra não , é opinião de muitos que não tem coragem de abrir a boca .

Vejo que tem muita gente puxa saco dos EUA por aqui , infelizmente !

André Luis

Marine disse:
23 de novembro de 2010 às 13:19

Sabe aquele ditado que diz que “cão que late, não morde”?
Nunca se aplicou tão bem.

Nick

Sr Jobin, Ministro da Defesa mais fanfarrão da história.

[]’s

Fabio

Nunca comentei nada nos blogs da trilogia, e pelo que percebi posso expressar minha opinião. Não vou dizer que o Ministro está errado, eu acho que ele está certo sim, os EUA, OTAN e CS da ONU não são confiáveis (e não é coisa de conspiração, eles não são mesmo), mas acho que como o MARINE disse pra você falar grosso precisa preencher a lacuna vazia, mas também discordo do MARINE (nada contra a pessoa dele) quando ele diz que existe um declínio de respeito por parte da diplomacia. Acho que as pessoas devem falar o que acham… e acho… Read more »

AURIVERDE

…por acaso o Ministro Jobim disse alguma mentira?…

Capitain Kirk

Concordo com a opinião do Ademar. O Ministro Jobim está coberto de razão. Pode falar grosso mesmo, porque hoje o Brasil não deve nada para os EUA. Aliás , os EUA , representam hoje, sòmente 12% – 13% do nosso comércio exterior e, pela situação econômica deles, logo vão representar ainda menos. Não é à toa que o Obama já convidou a presidente eleita para visitar os EUA.

Galileu

O Lobbyn tá me ouvindo??

Tá com medo né!!! ahahahahah

Vai embora cara, a frança é bonita também!! vai someeeee…

LuizPaulo

Capitain Kirk disse: 23 de novembro de 2010 às 16:33 Amigo eu sei que vc quer muito mas muito mesmo a derrota do grande-satã do norte, mas por favor, saia da sua enterprise e fique na terra. O mundo não é assim como vc sonha. ”Brasil não deve nada para os EUA” Inveja pouca é bobagem rsrsrs. É uma vontade de mandar no mundo e fazer igualzinho ou pior que eles que não dá pra imaginar, rs. Quase que to vendo novamente o Chico Buarque falando no comicio desse ano: ”Nós seremos os EUA do Sul!!!”…. rsrs. A titulo de… Read more »

General

Pra mim este senhor não tem moral suficiente pra falar desse jeito

Guilherme

Otan , nos deveriamos criar uma coisa parecida com os brics =)
ja penso Brasil Russia aew agitando a galera kkkkkkkk

GUPPY

Olha, como funcionário público federal, quero o PSDB longe do governo mais em matéria de política externa o PSDB é muito, muito melhor. Essas declarações, esses apoios aos Irãs, Chaves, Cocaleros da vida, sei não…

Abs

paulomaffi

GUPPY disse: 23 de novembro de 2010 às 18:24 “Olha, como funcionário público federal, quero o PSDB longe do governo mais em matéria de política externa o PSDB é muito, muito melhor. Essas declarações, esses apoios aos Irãs, Chaves, Cocaleros da vida, sei não… Abs” Nada contra vc parceiro, mas dizer que na época FHC a diplomacia brasileira era melhor? É quase um crime afirmar isso, haja visto que essa mesma diplomacia que vc diz ser melhor se sujeitou aos delírios e desmandos dos EUA na questão da ALCA (se não fosse o bloqueio da oposição o Brasil tinha ido… Read more »

Mahan

hahahahahahaha , recuem ou morrerãoaoaoaaaoa, hahahhahaahahah,

claudio (R J)

Ademar disse:
23 de novembro de 2010 às 13:57
O Jobim está mais que certo !

Tem que falar mesmo .

E não é declaração de guerra não , é opinião de muitos que não tem coragem de abrir a boca .

Vejo que tem muita gente puxa saco dos EUA por aqui , infelizmente !

E para respaldar o falatório o que temos a oferecer?

Bravatas, bravatas e mais bravatas, falta comida, fardamento e combustivel de viaturas (não é QAV não) nos quartéis.

Galileu

Quando eu falo que o Brasil vai para Marte em 2030 ninguem acredita…

Grave o que eu digo!! Br 2030 rumo ao planeta vermelho!

Wilson Giordani de Souza

Tentando garantir o emprego, Jobin? Pede para sair! Pede para sair!

Robert - PR.

Acho que a ressalva do ministro (falar em nome próprio) não tem a menor importância para nos atermos a essse detalhe. O que importa foi a sua mensagem, no geral, o que ele falou. A ressalva que ele fez pode ser deletada. Mera tática para um recado, pois o país não ficará inerte diante das ameaças.
Tenho plena convicção de que o Ministro Jobin falou em nome do governo, sim. Aliás, falou em nome de uma nação.

Vader

Como diria Romário, o Jobim de boca fechada é um poeta… Vai jogar dama na praça, seu truão! “Quando eu falo que o Brasil vai para Marte em 2030 ninguem acredita… Grave o que eu digo!! Br 2030 rumo ao planeta vermelho!” Ahahahaha… Galileu… De fato, é como o Marine disse: parece o “de volta para o futuro”. Isso tudo aí é só o começo prezado Marine. Daqui a 10 anos se vc não tiver dado baixa, capaz de estar de volta por estas bandas… Eles não irão parar até conseguir a sua Bomba Atômica, para poder trollar o Tio… Read more »

marcelo

esse jobim ta velho mais nao ta bobo……disse tudo…a pura verdade……….mais podem ficar tranquilos que contra essa doenca chamada OTAN ja possuimos a VACINA …..a BOMBA ATOMICA

Wellington Góes

Pergunta: o título da matéria foi mesmo esse? Se foi, eu isento o Blog, mas que foi um título mais sensacionalista isso foi, isso porque foi dito aquilo que todo mundo já sabe e nem por isso é um “ataque”, mas vamos lá.

Até mais!!!

Bandeira

Foi um ataque, mas de histeria anti- americana, que se pergurtarem, nem êle mesmo sabe a razão, nossos Ministros definitivamente não sabem se comportar!

Biel

O engraçado é que apesar das criticas, os países da OTAN continuam sendo nossos principais parceiros estratégicos, ou seja, estamos criticando
os principais colaboradores da END.

Ao invés de ficar dando chilique , deveríamos acelerar a compra das novas escoltas e navios patrulha , para termos meios para defender nossa soberania .

Acelera Brasil

paulomaffi

Fornecimento e distribuição de energia são preocupação central do plano da Otan para os próximos 10 anos, apresentado há pouco em Lisboa. A segurança cooperativa é um dos três pontos do plano, que prevê parcerias com países de fora do bloco e aborda a necessidade de agir além das fronteiras. Portugal, que simbolicamente abriga o evento, tenta apontar os holofotes o Atlântico Sul, movimento rechaçado pelo ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim. Os outros dois pontos centrais são defesa conjunta e gerenciamento de conflitos. O plano apoia a não proliferação de armas nucleares, mas mantém o arsenal da organização… Read more »

Edu Nicácio

“podem ficar tranquilos que contra essa doenca chamada OTAN ja possuimos a VACINA”

+1

Osama

Tremendo retardado!

paulomaffi

O infinito provincianismo do PiG (*) não consegue perceber o tamanho do Brasil. Três países do mundo têm, ao mesmo tempo, urânio e capacidade de enriquecer urânio: o Brasil, os Estados Unidos e a Rússia. Breve, cessará a hegemonia do petróleo e o mundo vai rodar à base de energia nuclear, muito mais limpa. (Lamentavelmente, a Bláblárina, que é contra Darwin e a pesquisa com célula-tronco, ainda não entendeu o alcance de energia nuclear.) Além do mais, o Brasil tem o pré-sal. Nos últimos trinta anos, o pré-sal é, no mundo, a maior descoberta de petróleo – feita durante o… Read more »

Itamar

Parabéns Jobim, você também é o cara. Verdade seja dita, os EUA precisam escutar umas verdades. Eles vem subjugando o mundo desde a segunda guerra. Invadem países e provocam guerras a custa de mentiras, levando consigo seus capachos europeus. Agora estão arrastando a OTAN para atuarem juntos em qualquer parte do mundo. Querem porque querem ser a policia do mundo. Amanha dirão ao Brasil, quem sabe, “esse pré-sal é nosso, não reconhecemos sua soberania”.
Pobre do nosso país que assinou o TNP, e agora esta a merce dos donos do mundo.

Osama

Itamar, tah na hora de vc mudar a medicação pois vc deve estar delirando…

Nuno Castelo-Branco

Pelos vistos, os votinhos ainda agora saídos da urna e bem “quentinhos”, já fazem Sua Excelência dizer asneiras tamanhas que apenas são comparáveis às do camarada Chávez. Se o Sr. Jobim (este também canta?) tivesse dois dedos de testa e fizesse uma ou outra leitura didáctica, compreenderia o papel histórico da OTAN-NATO. Impediu guerras entre as principais potências europeias, acabou com “anexações” à força, libertou-nos do temor da invasão soviética. É pouco? Talvez, mas para nós, portugueses, é essencial. Somos um país pequeno, com pouca gente, sem riquezas naturais, a não ser a nossa situação geográfica, o património histórico que… Read more »

fernando

Eu moro nos EUA e não aguento mais piadinhas sobre nós sermos “vermelhos” (comunistas). Podem ir a qualquer lugar, eles acham que o brasil é mais ameaça que parceiro. Trabalho em san diego e alguns amigos me dizem que não é só aqui esse pensamento e ate pior em outros lugares. No geral brincam muito, mas acham que o Brasil “criou asinha” com a historia do IRA na ONU…Porque nao sermos aliados? E melhor ser aliado do Ira ou da China do que dos EUA/ Eu nao entendo, isso nao dara identidade ao brasil, nao eh esse o caminho people…