Com um mês de antecedência, a DCNS começou no dia 18 de abril, os primeiros testes de mar da Aquitaine, o primeiro navio construído no âmbito do programa de fragatas multimissão FREMM. A campanha ocorre fora da península da Bretanha e deve durar várias semanas, até a entrega do navio à Marinha francesa, que está prevista para 2012.

A equipe conjunta, formada pelo pessoal da Marinha francesa e da DCNS, irão testar as qualidades náuticas do navio, bem como o desempenho do seu sistema de propulsão e de navegação.

“Esses estudos representam os esforços combinados de muitas pessoas que trabalham para atingir objetivos comuns, que inclui desde as equipes da DCNS, seus parceiros e fornecedores, até as equipes de ensaios e representantes do cliente”, comentou o gerente do programa FREMM Vincent Martinot-Lagarde.

Os próximos três dias são conhecidos como a fase de familiarização. Durante este período, a tripulação da Marine Nationale e os especialistas da DCNS, vão testar os sistemas de segurança da embarcação, incluindo o de combate a incêndio, controle de avarias e os sistemas de resposta de emergência e procedimentos de evacuação, bem como a sua navegabilidade.

A próxima fase é focada no sistema de propulsão do sistema híbrido  de alta performance CODLOG (COmbined Diesel eLectric Or Gas), que combina uma turbina a gás de alta velocidade de propulsão mecânica e motores elétricos alimentados por quatro conjuntos de geradores a diesel, para propulsão de baixa velocidade.

O sistema será testado em todas as configurações de baixa velocidade, no modo silencioso com propulsão totalmente elétrica, à de alta velocidade, incluindo corridas de velocidade máxima.

Os ensaios também testarão de forma extensiva, o sistema de navegação do navio, as plataformas inerciais (para posicionamento) entre outros sistemas básicos.

A estreita cooperação entre a tripulação da Marinha francesa e os especialistas da DCNS e seus parceiros, visam garantir que todos os sistemas básicos sejam exaustivamente testados.

Ao completar esses estudos preliminares, a fragata FREMM Aquitaine retornará ao estaleiro da DCNS, em Lorient, para várias semanas de avaliação.

Em junho, o navio vai voltar ao mar para uma segunda campanha de ensaios, desta vez, focando o sistema de combate.

O projeto FREMM é um importante programa de DCNS, no qual serão construídos 12 navios, sendo 11 para a Marine Nationale e um para a Marinha Real Marroquina.

As fragatas FREMM estão entre os navios mais avançados tecnologicamente e com custos competitivos no mercado mundial.

Estes navios de guerra, fortemente armados, estão sendo construídos pela DCNS (prime contractorship) para transportar sistemas de armas no estado-da-arte, incluindo o radar multifunção Herakles, mísseis de cruzeiro, mísseis anti-aéreos Aster, mísseis anti-navio Exocet MM40 e torpedos MU90.

As fragatas multifunção FREMM são projetados para responder a todos os tipos de ameaças, com uma flexibilidade sem precedentes.

Como demonstrado pelo contrato de exportação com a Marinha Real Marroquina, estes navios também são projetados para atender as necessidades e expectativas de outras marinhas, que são potenciais clientes internacionais.

Dados técnicos da FREMM :

• Comprimento: 142 m
• Boca: 20 m
• Deslocamento (aprox.): 6.000 toneladas
• Velocidade Max.: 27 nós
• tripulação: 108 homens (incluindo o Destacamento Aéreo Embarcado)
• Acomodação: 145 homens
• Alcance: 6.000 nm a 15 nós

FONTE: DCNS

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments