Navios da UNITAS em Rio Grande próximo dia 8

1

O Porto do Rio Grande recebe no próximo domingo, 8, a partir das 10h, 11 navios da Marinha do Brasil e Marinhas estrangeiras que estão participando da Operação Unitas LII-2011. Da Brasileira, são as fragatas “Niterói”, “Independência” e “Bosísio”, mais o navio-tanque “Almirante Gastão Motta” e o Submarino “Tikuna”. Os estrangeiros são o navio argentino ARA “Almirante Brown”, os norte-americanos USS “Nitze”, USS “Boone”, USS “Thach” e USCGC “Escanaba”, e o mexicano ARM “Baja California”. As fragatas brasileiras, que atracarão no Porto Novo, estarão abertas à visitação pública nos dias 10, 11 e 12 deste mês, das 14h às 17h.

Essa 52ª edição da Operação Unitas LII-2011, conduzida pela Marinha do Brasil, teve início em 19 de abril e tem encerramento previsto para segunda-feira, 9, em Rio Grande. Ocorre na Amazônia Azul brasileira. Em sua primeira fase, de 19 a 26 de abril, transcorreu na área marítima entre Salvador e Rio de Janeiro. Já nesta segunda fase, iniciada no último dia 2, o exercício é entre o Rio de Janeiro e Rio Grande. Segundo o Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN), trata-se da operação multinacional mais antiga do mundo. Este ano, tem a participação das Marinhas do Brasil, Estados Unidos, México e Argentina, além de observadores do Chile, Colômbia, Peru e Portugal.

A Unitas 2011 tem o propósito de incrementar a interação operacional entre as Marinhas das Américas e contribuir para a manutenção das boas relações diplomáticas existentes, estreitando laços de confiança e solidariedade nos hemisférios. A operação envolve, ao todo, em torno de 2.300 militares, sendo aproximadamente 1.200 brasileiros e 1.100 estrangeiros. Seu desenvolvimento inclui exercícios de guerra antissubmarino, de superfície e de defesa aeroespacial, tiro real com canhões e lançamento de mísseis.

Na programação em Rio Grande, está prevista para segunda-feira, às 9h, uma aposição floral no Panteão Tamandaré, com a participação de representações brasileiras e estrangeiras. Localizado em um dos recantos ajardinados da sede do Com5ºDN, o Panteão é um monumento arquitetônico que homenageia e abriga, desde 1994, os restos mortais do patrono da Marinha e rio-grandino Almirante Tamandaré. Às 10h do mesmo dia, será realizada uma conferência de imprensa no salão nobre do Comando do 5º DN.

Carmem Ziebell

FONTE: Jornal Agora

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
MO

Apareceu tbm a Parker, mas para segunda feira