25 anos de Top Gun – Ases Indomáveis

14

“I feel the need…the need for speed!”

No dia 14 de maio de 1986 estreava o filme “Top Gun”, talvez o mais influente filme sobre aviação de combate da história. Produzido por Tony Scott e Jerry Bruckenheimer, o filme catapultou a carreira de Tom Cruise, faturou US$ 353 milhões em todo o mundo e foi responsável pelo aumento de 500% no alistamento de candidatos a piloto na Aviação Naval dos EUA.

O produtor de Top Gun, John Davis, disse uma vez que “Top Gun é um filme de recrutamento para a Marinha. Ele realmente ajudou nesse sentido”. As pessoas viram o filme e disseram, “Uau! Eu quero ser um piloto.”

O filme começa mostrando o Aviador Naval da Marinha dos EUA LT Pete “Maverick” Mitchell (Tom Cruise) e seu Radar Intercept Officer (RIO) LTJG Nick “Goose” Bradshaw (Anthony Edwards) voam o F-14A Tomcat a bordo do porta-aviões USS Enterprise (CVN-65). Eles, com wingman “Cougar” (John Stockwell) e seu RIO “Merlin” (Tim Robbins), interceptam caças MiG-28s (na verdade, F-5s) sobre o Oceano Índico.

Depois de um dos mísseis dos MiGs travarem em Cougar durante o “dogfight”, ele está muito abalado e com pouco combustível. Maverick desafia as ordens e auxilia Cougar no pouso, apesar de também estar com pouco combustível. Depois do pouso, Cougar desiste de suas Asas Douradas, citando que ele quer estar com seu filho recém-nascido que ele nunca viu. Apesar de não gostar da violação de regras de Maverick, o CAG “Stinger” (James Tolkan) envia ele e Goose para cursar a escola Top Gun na NAS Miramar.

O restante da história, 25 anos depois, ainda continua presente no imaginário de forma impressionante, incluindo sua trilha sonora.

Abaixo, o trailer de relançamento do filme em comemoração ao Jubileu de Prata.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa

Ahhh… minha adolescência… Realmente marcou época em todo o mundo, e aqui no Brasil, bem, não tínhamos (e ainda não temos) uma força aeronaval que nos atraísse a ponto de nos acharmos “ases indomáveis” da MB…, e assim o concurso para a AFA ficou bem mais concorrido por aqueles tempos… É interessante ver o “que fim levou” dos principais atores desse filme, que apesar de não ser um primor da sétima arte – apenas para os aficcionados por “aviãozinhu” – tinha aquela música maravilhosa “Take My Breath Away” (melhor que o filme…), cuja impactante introdução acelerava junto com o Tom… Read more »

Jaguar

Um classico do Cinema

Vassili

Meu celular me acorda lá pelas 04:00 da matina com o som do Joe Satriani (ou Van Halen)??????

Este filme é um dos raros que comprei originais na locadora, ao lado do Resgate do Soldado Ryan, Falcão Negro em Perigo e tb do Memphis Belle – A Fortaleza Voadora.

O resto é tudo “alternativo”…………….. rsrsrsrs…….. e olha que tenho cerca de 500 filmes.

Baschera

Vassili,

É Joe Satriani mesmo…se estiver se referindo a música do início do filme e se chama Top Gun Theme.
Mas, na minha opinião a melhor é Take My Breath Away do grupo Berlin… sei porque foi trilha sonora do meu casamento….em 1998….rsss.

Há…quase esqueci…tem também a agitada Danger Zone do Kenny Loggins….

Mas já fazem 25 anos ???? Putz….. lembro como se fosse ontem …e na época até comprei e tenho ainda hoje, um Revell do F-14 com asas móveis….mas nunca pintei o mesmo…sou péssimo de pintura !!

Sds.

Groo

Faltou o melhor video de todos:

Clésio Luiz

Não é Joe Satriani não. A composição é do Harold Faltermeyer e quem toca a guitarra é Steve Stevens.

Esse filme é responsável por eu ser um aficcionado em aviação militar e pelo F-14 ser meu avião preferido.

Clésio Luiz

Goo, para corroborar o vídeo que você postou, veja o que o maluco faz nesse vídeo abaixo, lembrando que não é fake, no filme é assim mesmo:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=m7HHpEt3K50#t=5m20s&w=425&h=349%5D

Wagner

Eu dava cada viajada na maionese com esse filme…

Como todos, sonhei em ser piloto da FAB…

depois descobri que era péssimo em matematica…

🙂

GUPPY

Há pouco tempo, ouvi rumores de que a linda atriz tornou-se lésbica.
Tomara que não seja verdade.

Ribeiro

O Guppy, tu é divertido mesmo…
“tomara que não seja verdade”….

hahahah e se for… é uma lésbica velhona….
se não for, bom aí é so velhona….

Bom aí as nossas chances aumentam muito…

hehehe

Abraços do calcanhar do Brasil…

GUPPY

Caro Ribeiro

Confesso que já assisti ao filme só para reve-la.
É linda demais.

Abraços

Observador

Senhores:

Garanto que não foram só vocês que desejaram se tornar pilotos depois do filme.

Garanto que quase muitos dos pilotos iranianos de F-14 (e de F-5)decidiram entrar para a força aérea dequele país depois de verem cópias piratas do filme.

Assim, o filme auxiliou ao recrutamento de um dos regimes mais hostis aos EUA.

giordani1974

Bah…tô ficando velho… O filme é uma droga! Mas de todos os filmes, é o menos pior…de antes e de tudo que veio depois…antes, aquele filme fiasco com o F-16(que não merecia) Águia de Aço, verdadeira porcaria! E depois, Cavaleiros do Ar, belíssimas tomadas aéreas, mas enredo zero…isso fora os clássicos dos Anos 50(do tipo Raposa do Espaço)… Mas absurdo(dos tantos, como a besteira mor, do F-14 ficar em cima do F-5/MiG-28 à poucos centímetros da cockpit) mesmo foi o Maverick fazer a seleção dos mísseis para canhão e o colimador, no HUD, continuar acompanhando o A-4 Agressor…hhahaahha…os canos do… Read more »

jacubao

Esse filme mostra claramente a diferênça de manobrabilidade do F-5/A-4 em comparação ao F-14. Os pilotos da FAB ja tiraram muito proveito disso em exercícios de combate com os Toncat da USN durante a passagem de porta-aviões americanos no Brasil.