Home Marinha do Brasil Navios da Marinha do Brasil participam da Comissão “Caribex- 2011”

Navios da Marinha do Brasil participam da Comissão “Caribex- 2011”

472
3

O Rebocador de Alto-Mar Triunfo e o Navio-Patrulha Grajaú, subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, participaram, até o dia 11 de maio, do Grupo de Adestramento “Caribe”, acompanhados dos Navios-Patrulha Bracuí e Guanabara.

A primeira atividade da Comissão “Caribex-2011” foi a execução de exercícios operativos com o Navio-Patrulha francês La Capricieuse que, além de contribuírem para o aumento do nível de adestramento dos meios e a interoperabilidade entre as forças, estreitam, ainda mais, os laços da Marinha do Brasil com a Marinha francesa.

Os navios fizeram visitas operativas a diversos portos da costa das Américas Latina e Central. De 14 a 16 de abril, eles estiveram no porto de Georgetown, na Guiana, onde receberam as visitas do Chefe de Estado-Maior das Forças de Defesa da Guiana, Comodoro Gary Anthony Rodwell Best, e do Comandante da Guarda Costeira, Coronel Jullian Brewster Lovell, além de 233 alunos da rede escolar da cidade.

Ainda nesse porto, dois militares da Guarda Costeira embarcaram no Rebocador de Alto-Mar Triunfo, com o propósito de participar da comissão até Paramaribo, no Suriname.

De 21 a 25 de abril, os navios atracaram no porto de San Juan, em Porto Rico. Durante a estadia na cidade, os militares dos navios brasileiros visitaram a base da Guarda Costeira dos Estados Unidos, no intuito de ampliarem os conhecimentos sobre as tarefas executadas por aquela Força, já que suas atividades se assemelham às desempenhadas pelos navios distritais da Marinha do Brasil.

Na noite de 26 de abril, quando atracaram no porto de St. John’s, os navios participantes da Comissão “Caribex-2011” se tornaram as primeiras embarcações da Marinha do Brasil a visitarem a nação caribenha de Antígua e Barbuda.

Os navios foram recebidos pelo embaixador brasileiro no País, Brian Michael Fraser Neele, que promoveu diversos eventos para a tripulação.

Em retribuição à acolhida, o Rebocador de Alto-Mar Triunfo ofereceu um almoço às autoridades militares antiguanas e o Navio-Patrulha Grajaú recebeu a visita do Primeiro-Ministro de Antígua e Barbuda, Sr. Baldwin Spencer.

A Comissão “Caribex-2011” visitou, ainda, os portos de Fort-de-France, em Martinica, e Paramaribo, no Suriname, e realizou vários exercícios operativos no mar.

Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Azevedo
Azevedo
9 anos atrás

Em Fort-de-France, as fragatas Ventose, lá sediada, e Germinal se encontravam atracadas.

daltonl
daltonl
9 anos atrás

Classe Floreal…excelentes e versáteis navios da marinha francesa !

Azevedo
Azevedo
9 anos atrás

Os militares da GC da Guiana embarcaram também no Bracuí, uma vez que eles possuem um classe RIVER, o Essequibo.