Iniciada no dia 23 de maio, a Operação Amazônia 2011 envolve meios e militares da Marinha, Exército e Aeronáutica em um importante exercício de simulação de guerra na Amazônia, que visa manter a capacidade operativa das tropas na região, além de prestar apoio às comunidades ribeirinhas, por meio de ações cívico-sociais, a ser realizada até o dia 3 de junho, o exercício envolve aproximadamente 4.500 militares.

Este é o nono exercício desse porte realizado na Região Amazônica desde 2002, com o propósito de aprimorar o adestramento das três Forças para atuar, de forma coordenada e eficaz, em conflitos convencionais no ambiente de selva.

Este ano, a operação conjunta será desenvolvida em uma área de aproximadamente 800 mil quilômetros quadrados, abrangendo os municípios de Manaus, São Gabriel da Cachoeira, Tefé, Coari, Japurá, Fonte Boa, Jutaí e Yauaretê.

Estima-se que pelo menos 2 mil pessoas serão atendidas nas ações cívico-sociais promovidas, que levarão atendimento médico e odontológico à população de localidades isoladas como Fonte Boa, Japurá e Yauaretê.

Nessas ações, serão empregados Navios de Assistência Hospitalar da Marinha, além de militares dos Corpos de Saúde das três Forças, que atuarão utilizando a estrutura de saúde dos municípios envolvidos.

De acordo com o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, órgão encarregado de planejar o emprego conjunto das Forças, as atividades relacionadas à Operação “Amazônia” começaram oito meses antes do início do deslocamento das tropas. Esse planejamento envolve o desenho de cenários de guerra e conflitos na Região Amazônica, bem como o emprego eficaz das Forças em forma integrada com outros órgãos federais e estaduais que atuam na região.

Além da Operação “Amazônia”, o Estado-Maior Conjunto planeja exercícios em outras regiões do país.

Estão programadas para acontecer, até dezembro de 2011, operações conjuntas de intensificação da área de fronteira nas regiões Norte, Sul e Centro-Oeste.

Participação da Marinha:

  • Navio-Patrulha Fluvial Pedro Teixeira (P20)
  • Navio-Patrulha Fluvial Rondônia (P31)
  • Navio-Patrulha Fluvial Amapá (P32)
  • Navio-Patrulha Pampeiro (P12)
  • Navio-Patrulha Bocaina (P62)
  • Navio Auxiliar Pará (U15)
  • Navio de Assistância Hospitalar Oswaldo Cruz (U18)
  • 02 Helicópteros UH-12 Esquilo do 3º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-3)

Aproximadamente 400 militares formam o Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, composto por militares do Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra (com sede no Rio de Janeiro), do Grupamento de Fuzileiros Navais de Belém e do Batalhão de Operações Ribeirinhas (com sede em Manaus).

NOTA do EDITOR: Acompanhe as notícias sobre a Operação Amazônia 2011 no ForTe.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments