Algumas fotos raras do NAeL (Navio-Aeródromo Ligeiro) Minas Gerais, no início de sua carreira na Marinha do Brasil, após modernização na Holanda. O navio foi o pivô da disputa com a FAB pela posse das aeronaves de asa-fixa que operariam a bordo.
A disputa foi equacionada em 1965, quando o Presidente Castelo Branco decretou que os aviões seriam operados pela FAB e os helicópteros pela Marinha. Somente em 1997 a Marinha voltou a operar seus próprios aviões.

O Minas operou quase toda a sua vida no Brasil como porta-aviões antissubmarino, com aviões S-2 Tracker da FAB e helicópteros SH-3 Sea King da MB.

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giordani1974

Pergunta de inocente: O A-11 teve uma carreira sub-utilizada na MB?

MO

Sim, sua função (Principal) na MB foi AS a vida toda

daltonl

Diria que de 1961 a 1976 o Minas fez bem, atuando como NAe antisubmarino em uma época que a maioria dos submarinos eram barulhentos.

No inicio dos anos 80 quando ele emergiu de uma grande reforma,
cresceram as expectativas de que um esquadrão de jatos de ataque
seria adicionado, algo como os argentinos estavam fazendo com o
Veintcinco de Mayo…mas…infelizmente não ocorreu.

Ozawa

Realmente, ainda que subutilizado, ele fazia, e bem, alguma função. Como escreveu o Cmt Lynch, no “Vôo do Falcão Cinza”, o Minas dessa época 66/76, estava na ponta dos cascos, e mesmo com a simbiose que existia entre a FAB(Cardeais)/MB(Minas).

Antonio M

E em reportagens que lia na década de 80, diziam que era o mais moderno do mundo em sua classe, a de PA anti-submarino.

Porém, parece que era o único PA AS na ativa no mundo, pois outros paíse já utilizavam/designavam esse tipo de missão para Porta-helicópteros!

Não sei se era uma verdade um uma maldade para com o Minas Gerais! rsrssrs!

MO

sim Antonio ..

realmente era o melhor .. era o unico neta epoca como NAe ASW

os outros da classe ESsex, que eram os unicos outros ASW (os CVS) ja tinha dado baixa so tinha Essex de Ataque CVA nos anos 80

isso era fato, perder pra ele mesmo seria dificil …0

Ozawa

Lembro-me da única vez que o visitei, durante a semana do marinheiro, em algum dia de dezembro de 1982… Para os meus olhos infantis eu parecia estar a bordo do Nimitz… Mas o velho “Mingão” já iniciava seu ocaso…

daltonl

MO…

acho que a memoria o traiu…pois nos anos 80 não havia mais nenhum Essex em serviço…o último, o USS Hancock deu baixa em 1976 e nem
mesmo foi para a reserva.

Bem, ficou o USS Lexington, mas na função de treinamento apenas, coisa que ele já exercia desde 1969 e assim permaneceu até 1991.

abraços

Mauricio R.

Interessante que nem a indústria naval do tempo do “milagre”, e nem depois conseguiram reproduzi-lo.
Ainda que o original, fosse construído de acordo c/ padrões de Marinha Mercante, da mesma forma que a RN criou a classe “Invincible”.

Neilson

Me emociono ao ver meu velho barco que não mais existe materialmente, o “MINAS GERAIS” vive em minha alma. “Meu navio, minha alma” , nove anos da minha vida vivi a emoção de operar e cuidar dessa belonave, me entristeceu quando vi fotos de seu esqueleto na Índia, o fim desse navio poderia ter sido outro que orgulhasse quem viveu a alma daquele vaso de guerra não só no Brasil, mas ma Áustria e também Inglaterra.

GUPPY

Prezado Neilson, você é o amigo Oscarino Neilson Carneiro que me aceitou no Grupo fechado “TURMA OSCAR EAMPE 1975/76” ? Pergunto porque o seu comment neste post foi logo após eu ter compartilhado no Grupo. Sou o Tavares do 3 Grupo, o mesmo do Gaudêncio. Aqui sou o GUPPY. Abraços.

Iväny Junior

Os A-4 chegaram a operar nele? Temos ibagens?

Fernando "Nunão" De Martini

Sim:

http://www.naval.com.br/blog/2011/01/18/10-anos-do-1º-pouso-do-a-4-a-bordo-do-nael-minas-gerais-pilotado-por-oficial-brasileiro/

O campo busca do blog funciona, pode usar sem medo.

Alias, outro dia voce tambem escreveu que nao conseguiu achar nada em pesquisa sobre problemas com submarino tipo 214 da Grecia, mas acho que faltou voce pesquisar no proprio Poder Naval. Tem ate materia sobre outras publicadas:

http://www.naval.com.br/blog/2009/09/01/artigos-sobre-os-defeitos-do-ikl-214-grego/

Iväny Junior

Nunão

Achei depois, nas matérias relacionadas. A matéria sobre os defeitos do U-214 é interessante. Não tinha visto os relatórios em nenhum outro lugar, parabéns aos editores. Porém, quem compra o lixospene (vi num forum chileno scorpênis e quase morri de rir), só o faz uma vez e não compra mais.

O U-214 apresentou problemas devidamente sanados e que resultaram em mais encomendas da Coréia. Os gregos estão falidos e não podem comprar nem jangada, quanto mais submarino avançado e top de linha… estes mesmos U-214 tem uma lista de serviço perfeita e são orgulho da marinha portuguesa.

Saudações.