Home Marinha do Brasil 3º DN recebe Aviso de Patrulha ‘Anequim’

3º DN recebe Aviso de Patrulha ‘Anequim’

396
0

Em cerimônia presidida pelo Diretor-Geral de Material da Marinha, Almirante-de-Esquadra ARTHUR PIRES RAMOS, e com a presença do Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante AIRTON TEIXEIRA PINHO FILHO, além de outras autoridades militares e civis, foi realizado, na tarde do dia 26 de maio, no píer do Marina Park Hotel, em Fortaleza-CE, o Recebimento, o Batismo e a Transferência para o Setor Operativo da Marinha do Aviso de Patrulha “Anequim”, que, a partir de agora, fica subordinado diretamente ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNE), uma das Organizações Militares operativas do Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN).

O AviPa “Anequim” é o quinto Aviso de Patrulha produzido por meio de contrato entre a Marinha do Brasil, representada pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), e a Indústria Naval do Ceará (INACE). A embarcação ostenta esse nome por causa do tubarãoanequim, predador por excelência, encontrado em todo o litoral brasileiro, conhecido por sua rapidez e versatilidade.

Desenvolvido para atender às atividades subsidiárias da Marinha do Brasil, o AviPa “Anequim” executará ações de Inspeção Naval e fiscalização do tráfego aquaviário em águas costeiras e oceânicas, além de ser empregado em ações de Busca e Salvamento (SAR) ao longo do litoral sob jurisdição do Com3ºDN.

A embarcação foi lançada ao mar em 11 de março, tem casco e superestrutura de alumínio e possui modernos sistemas de propulsão e geração de energia, com deslocamento padrão de 45 toneladas. O AviPa “Anequim” possui tripulação formada por 5 Praças e seu Encarregado, o Primeiro-Tenente RAFAEL FIGUEIREDO DE BARCELOS.

FONTE:
MB

NOTA: esta é a segunda unidade da Classe Marlin que se junta aos meios operativos do 3º Distrito Naval.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of