China suspende contato com Japão após disputa em fronteira marítima

19

Prisão de capitão de barco chinês pelos japoneses motivou a disputa. China prometeu medidas de retaliação, caso o capitão não seja libertado

A China suspendeu os intercâmbios de alto nível com o Japão neste domingo (19) e prometeu duras medidas defensivas após um tribunal japonês estender a detenção de um capitão de um barco chinês que colidiu com dois navios da guarda costeira japonesa.

A disputa entre as duas maiores economias da Ásia se aprofundou desde o Japão prendeu o capitão, acusando-o de deliberadamente atingir um navio patrulha e obstruir a aproximação de funcionários públicos japoneses a ilhotas desabitadas no Mar da China Oriental, reivindicada pelos dois lados.

A China exigiu “que o Japão liberte imediatamente o capitão, sem quaisquer condições prévias”, disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, repetindo que a China viu a detenção como ilegal e inválido. “Se o Japão age deliberadamente e insiste em repetir o erro, o lado chinês vai tomar contramedidas fortes, e todas as consequências devem ser suportadas pelo lado japonês”, disse Ma.

A decisão do Japão “prejudicou seriamente as relações sino-Japonesas”, acrescentou a televisão estatal. A China suspendeu as relações de nível ministerial e provincial com o Japão.

A agência de notícias japonesa Kyodo informou que a detenção do capitão tinha sido prorrogada até 29 de setembro. O governo japonês não divulgou nenhuma resposta oficial.

FONTE: G1 / Reuters

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
pp_muscimol

I isto so por prender um capitaozinho….. imaginar se ouver um acidente com um navio de guerra!! …bum! …. o proximo derrame de ketchupe a nivel mundial vai vir daqueles lados!!

Invincible

So testando os nervos um do outro.

Vader

Brigam e se invadem mutuamente há 5.000 anos… nada de novo…

robert

esses chineses e japoneses tem que abrir o olho.

aeoihoaeiheaiohoiaehoaeiheaiohaeo

Ricardo

Algo me diz q um capitão vai ser torturado quando chegar na china =S

Sabre

Vamos lá enquete! Mano a mano, que venceria uma disputa naval, China ou Japão, sem ajudinha americana para os japas nem russa para os sinos?Apesar da frota japonesa ser em moderna eu apostaria na China! Espero que tudo termine em paz,isso é rescurite do lado japonês!

Galileu

carinho entre amigos lol ahah

Humberto

Caro Sabre…. Creio que a Marinha japonesa seja muito superior a da China, já a força aerea não sei bem, mas creio que os japoneses ainda estejam a frente, no mais a China não iria deslocar todos os seus meios para “enfrentar” o Japão e deixar os outros pontos frágeis. Agora o exercito, sem dúvida alguma a China dá de dez a zero (isto levando em conta o número de soldados rsrsrs).. O Japão fez barbaries principalmente na China e Coreia antes da segunda guerra mundial, ainda existe muito ressentimento entre as partes. O Japão vira e mexe cutuca tanto… Read more »

Excel

Vader, a história japonesa não é tão antiga assim, sendo “apenas” de uns 2.000 anos.
A China vive criando conflitos maritimos com os seus vizinhos só para dar uma de fodão na região, logo o desfecho deste episódio poderá perpetuar a soberba chinesa ou criar um precedente que abrirá um novo episódio na relação dos demais países asiáticos com a China.
Vai ser uma evento muitissimo interessante de se observar.

Mahan

Ninguém vai reclamar da arrogância dos “cumpanhero xinezes”???

Clésio Luiz

Para gerar tamanha reação, eu acho que esse sujeito preso seja mais do que um reles capitão. Quem garante que o pesqueiro na verdade não seja um barco de pesquisa fuçando a costa japonesa?

julio

É uma disputa territorial. Evidente que o navio chines não estava lá a passeio. Ou foram lá para testar a marinha japonesa ou apenas para criar uma crise diplomática. Tudo irá se resolver e talvez sobre apenas para o capitao chines.

massa

Gozado, o Japão incorporou o arquipélago em 1895 ( chamado de Senkaku no Japão e de Diaoyu na China ), e somente na década de 70 que os chineses começaram a questionar a soberania nipônica, sendo que, até 1992 as ilhas nem constavam nos mapas oficiais chineses ! Quando o Japão foi obrigado pelos Aliados a devolverem todos os territórios conquistados militarmente, os chineses não pediram as ilhas de volta e segundo os japoneses, a China nunca manifestou qualquer objeção ao estatuto das Ilhas quando estava sob a administração dos Estados Unidos. Segundo consta, no tratado de Paz em São… Read more »

Fabio

Que se matem.

Asimov

THE GUIDELINES FOR JAPAN-U.S. DEFENSE COOPERATION
http://www.mofa.go.jp/region/n-america/us/security/guideline2.html

(…)
IV. ACTIONS IN RESPONSE TO AN ARMED ATTACK AGAINST JAPAN
Bilateral actions in response to an armed attack against Japan remain a core aspect of U.S.-Japan defense cooperation.

When an armed attack against Japan is imminent, the two Governments will take steps to prevent further deterioration of the situation and make preparations necessary for the defense of Japan. When an armed attack against Japan takes place the two Governments will conduct appropriate bilateral actions to repel it at the earliest possible stage.
(…)

ditongo

A velha tática do choque de embarcações da proveniente
da idade antiga, volta a ser aplicada.

Lembrei do Filme Ben-Hur que retratou como eram as batalhas
navais do império romana envolvendo galeras.

SABRE

Humberto, a China ia logo mandar os sub nucleares, fora isso china tem armas nucleares, na verdade acho se o papai EUA, não estiver vigiando a china papa fácil o Japão!

@wagner

O mundo super-estima a capacidade chinesa. Eles não vão manter esse ritmo por tanto tempo…
Dentre os Brics acredito muito mais na Índia e na ( obviamente…) Russia…
O Brasil eu nem conto mais…

[…] Alguns incidentes diplomaticos tem comprometido a imagem do premier japones, dentre eles um acidente envolvendo um barco chines e a visita do presidente russo a uma regiao que a Russia considera sua e […]